Menu
Franquias de Alimentos Naturais

Franquias de Alimentos Naturais

*Leia mais sobre franquias de Orgânicos e Saudáveis

—–

Já pensou em ter uma franquia de alimentos naturais? Nos dias de hoje, a busca por uma alimentação mais saudável é uma tendência que só aumenta. Isso ocorre porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o seu corpo e, principalmente, com a própria saúde.

Além disso, existe também o apelo à preservação do meio ambiente e ao respeito dos direitos dos animais. Afinal, os processos industriais de produção geram resíduos e degradações que causam danos à natureza.

Esses dois pontos já seriam suficientes para justificar o crescimento do setor, mas ainda tem a questão financeira. Trata-se de um nicho bastante rentável e com boas perspectivas para os próximos anos. Logo, além de proporcionar benefícios para a saúde das pessoas e para o meio ambiente, é um negócio financeiramente atrativo.

Quer saber mais detalhes sobre o mercado de produtos e alimentos naturais? Acompanhe este artigo!

 

Como funciona o mercado de alimentos naturais?

 

Vamos começar explicando as principais características de uma franquia de alimentos naturais, confira.

 

Características do público de alimentos naturais

 

A grande maioria da população brasileira entende e almeja os benefícios de ter uma alimentação mais saudável. Entretanto, nem todos estão dispostos a pagar o preço por ela. Não apenas no que diz respeito aos valores financeiros, mas às mudanças necessárias de hábito e de paladar.

Por isso, a tendência de busca por produtos naturais ainda é mais comum em grandes cidades e principalmente por indivíduos das classes A e B. O público de classes C, D e E ainda veem o custo da alimentação saudável como muito elevado, por isso acabam buscando alternativas mais adequadas ao orçamento familiar.

 

Requisitos dos produtos

 

Os alimentos naturais são aqueles que não utilizam aditivos químicos em sua composição. Isso inclui os processos de plantio, conservação e preparação. Sendo assim, eles não contêm agrotóxicos, conservantes e corantes artificiais ou qualquer outro ingrediente que seja prejudicial à saúde humana em longo prazo.

 

Cenário atual do mercado

 

De acordo com a ABF, o segmento é um dos que mais evoluem, tendo apresentado um crescimento de 98% entre os anos de 2009 e 2014. Somente em 2016, mais de R$ 93 bilhões foram movimentados no Brasil apenas pelo setor de alimentos naturais.

E o motivo você já deve imaginar: com a demanda da área, novas empresas, marcas e franquias têm surgido de modo bem expressivo em todo o país. A tendência de fugir dos alimentos cheios de conservantes, agrotóxicos e demais substâncias químicas não está apenas no Brasil — mas sim, em âmbito global.

 

Expectativas para os próximos anos

 

Devido à demanda por produtos orgânicos, naturais ou, até mesmo, alimentos vegetarianos ou veganos as franquias de alimentos naturais vêm ganhando cada vez mais espaço. Isso faz com que o setor seja uma das principais apostas para os próximos anos.

As projeções de resultados do franchising para o ano de 2019, de acordo com uma pesquisa da ABF, são de crescimento tanto no faturamento (7%) quanto no número de unidades por rede (5%). Vale ressaltar que o setor de alimentação, ao qual esse tipo de franquia pertence, apresentou resultados compatíveis com a média geral nas últimas apurações da instituição.

 

Quais são os benefícios de investir nesse mercado?

 

O mercado de franquia de alimentos naturais é bastante atrativo e vantajoso do ponto de vista de investimento. Detalhamos as principais vantagens abaixo.

 

Segmento em expansão

 

Como foi mencionado, o setor de alimentos naturais tem ganhado cada vez mais adeptos. Parte das pessoas estão em busca de maior qualidade nutricional dos alimentos e melhorias estéticas e de saúde (como a perda de peso, redução dos índices de glicose e colesterol no sangue).

Outras, porém, buscam atender demandas mais amplas, como os vegetarianos e veganos. Esse público, que está cada vez mais expressivo, busca o bem-estar de si e dos outros à sua volta, e a tendência é que eles cresçam significativamente nos próximos anos.

 

Diversas opções de modelos de lojas

 

Outro ponto positivo é que existem modelos de lojas diversificados, que atendem diferentes tipos de necessidades. Você pode abrir uma loja na praça de alimentação de um shopping, um quiosque nos corredores ou, ainda, uma loja de rua. Tudo vai depender do valor disponível para investir e as possibilidades da região na qual pretende atuar.

 

Contribuição com a melhoria da saúde da população

 

Por fim, esse é um benefício que faz bem para a saúde mental do empreendedor. Além de ser um negócio rentável e com boas perspectivas, a franquia de alimentos naturais é responsável por proporcionar melhorias na saúde de seus clientes.

Sendo assim, os ganhos vão muito além da parte financeira e atingem um nível social e ambiental ao promover ações de incentivo à alimentação e práticas mais saudáveis.

 

Quais são os cuidados que o investidor deve ter?

 

Os consumidores estão vendo a alimentação de qualidade de forma cada vez mais significativa, e apostar neste mercado reflete em resultados realmente satisfatórios aos que desejam empreender. E, obviamente, no franchising não seria diferente.

Porém, alguns cuidados específicos devem ser tomados por quem busca entrar nesse nicho de franquia de alimentos naturais. Acompanhe.

 

Escolha do ponto comercial

 

A escolha do ponto comercial deve levar em consideração duas questões principais. O primeiro é a presença dos públicos A e B em sua grande maioria. Como dissemos, essas pessoas estão mais dispostas a adotar a alimentação natural em seu cotidiano e são mais propensas a pagar pelo seu custo.

O segundo ponto é o tamanho da cidade ou região na qual você deseja implantar sua loja. Por se tratar de um tipo de produto mais segmentado, é importante que o local tenha um volume maior de circulação, como bairros mais populosos ou regiões centrais de cidades menores.

 

Adequação do mix de produtos

 

Variedade não é a coisa mais importante quando falamos de franquias de alimentos saudáveis. A preocupação principal deve ser acerca da qualidade dos alimentos. Por isso, é fundamental contar com fornecedores homologados e de confiança, que entreguem produtos realmente naturais e em ótimo estado.

Os consumidores desse tipo de negócio preferem escolher entre três tipos de sanduíches saudáveis do que entre 20 lanches duvidosos. Além do mais, a fiscalização será muito maior em cima de mais opções de produtos, dificultando o controle sanitário.

 

Atendimento aos requisitos legais e sanitários

 

E por falar nos requisitos sanitários, é fundamental conhecer e aplicar rigorosamente as normas da ANVISA. Não é apenas uma questão de conformidade legal e prevenção contra multas e outras penalidades, mas sim de segurança alimentar.

Cada uma das normas busca eliminar os riscos de contaminações e de proliferação de microrganismos e pragas nocivas à saúde. Afinal, do que adianta oferecer alimentos naturais que não seguem normas básicas de higiene?

 

Recursos financeiros suficientes

 

Avalie, antes de tudo, os custos da implantação deste tipo de negócio. É válido salientar que, além dos investimentos com a taxa de franquia, royalties e montagem do estoque inicial, é preciso considerar um período de tempo de adaptação da loja.

Isso significa que, os primeiros meses podem ser um pouco mais fracos na geração de receita e você precisa estar financeiramente preparado para arcar com os custos de operação durante esse tempo.

 

Para quem esse segmento é recomendado?

 

Apesar de todas as vantagens que foram ressaltadas até aqui, esse não é um tipo de negócio que atende a qualquer perfil. É importante que o empreendedor preencha alguns requisitos para obter sucesso nesse segmento. Veja quais são eles.

 

Pessoas que se identificam com a proposta do setor

 

Esse é o fator mais importante de todos. Boa parte das franquias que não conseguem se estabelecer no mercado, fecham por causa disso. O empreendedor precisa gostar do que faz e acreditar na proposta do negócio que está administrando.

Uma analogia muito simples é pensar em alguém que ama churrasco e resolve abrir um restaurante vegano. São duas coisas que não combinam e, por isso, tem muitas chances de dar errado.

Dessa forma, a primeira pergunta que você deve fazer antes de pensar em buscar uma franquia de alimentos saudáveis é: “o quanto eu gosto e estou disposto a ter uma alimentação mais saudável e natural?”. Diante da resposta, você saberá se esse segmento é o ideal para o seu perfil.

 

Investidores que buscam uma boa rentabilidade

 

Se você gosta de alimentos naturais e busca uma forma de fazer o seu dinheiro render mais, esse segmento é perfeito. O setor de alimentação tem a vantagem do alto giro de vendas e da recorrência dos clientes.

Ou seja, todos os dias os mesmos clientes podem voltar a continuar comprando. O que não acontece em segmentos como moda e serviços de beleza, nos quais os clientes até voltam, mas demoram cerca de semanas ou até meses.

Sem falar que a maior parte dos consumidores tem um poder aquisitivo mais alto, o que permite a aplicação de margens de lucro mais confortáveis e atrativas ao investidor.

 

Empreendedores que dispõem de tempo para se dedicarem

 

Por fim, gostar dos produtos e ter a grana para investir não são suficientes para que uma loja de alimentos naturais seja bem-sucedida. É fundamental que o dono tenha disponibilidade para acompanhar a operação no dia a dia.

O setor de alimentação é muito ágil e exige tomadas de decisões importantes a todo momento. Por outro lado, os alimentos naturais têm prazos de validades mais curtos que os industrializados, o que requer uma atenção mais cuidadosa com os estoques.

Além disso, é importante que o empresário veja o comportamento dos clientes dentro da loja, converse com alguns, busque entender suas preferências e capte novas ideias que melhorem o atendimento a necessidades específicas daquele público.

 

Quais são as principais marcas de franquias de alimentos naturais?

 

Agora que você já sabe tudo o que é preciso para ter uma franquia de alimentos naturais, veja algumas marcas que têm se destacado nos últimos anos.

 

Franquia Terra Madre

 

A Terra Madre é uma franquia que surgiu com a necessidade de encontrar produtos verdadeiramente naturais no mercado. Basicamente, ela atua na venda de produtos orgânicos, frescos, livres de lactose e de substâncias químicas de modo geral.

Valorizar o produtor local é o principal objetivo da Terra Madre, que defende a máxima de Hipócrates, que diz que o melhor remédio é o seu alimento. A unidade de franquia da Terra Madre tem investimento a partir de R$ 210 mil. O payback, ou seja, retorno do investimento, ocorre de 24 a 36 meses após o início das atividades.

 

Franquia Substância – Gastronomia Light

 

A Substância Gastronomia Light é pioneira no que se refere a franquias de alimentos saudáveis. Tudo começou com o objetivo de oferecer porções saudáveis, sem conservantes, congeladas e individuais para aqueles que prezam por uma alimentação saudável e pela manutenção do peso.

Hoje a franquia trabalha de modo a supervalorizar a relação entre saúde, peso e longevidade. Com 30 anos no mercado, a franquia Substância conta com três modelos de negócios e 33 unidades franqueadas. O investimento inicial de uma franquia da marca é de R$ 102 mil e o retorno do investimento, ocorre de 24 a 36 meses depois do início das atividades.

 

Franquia Sucão

 

A franquia Sucão trabalha com o conceito de “fast and healthy food”, que nada mais é do que comida rápida e saudável ao mesmo tempo. O portfólio da Sucão conta com produtos de quatro S: saudáveis, sustentáveis, sólidos e extremamente saborosos.

A franquia Sucão conta com quatro modelos de negócios: lojas de shopping, quiosques, lojas de rua e contêineres. O investimento inicial varia com base nisso:

  • loja de shopping, R$ 285 mil;
  • loja de rua, R$ 290 mil;
  • contêiner, R$ 215 mil;
  • quiosque, R$ 150 mil.

Em todos os casos, o prazo médio de retorno do investimento varia de 12 a 30 meses.

 

Franquia Salad Creations

 

A franquia Salad Creations, como o seu nome sugere, é uma franquia de saladas. Seu objetivo é provar que as saladas podem ser muito mais saborosas e variadas do que imaginamos. O investimento inicial gira em torno de R$ 275 mil e o prazo para retorno do investimento varia de 30 a 40 meses.

 

Franquia Seletti Culinária Saudável

 

A franquia Seletti, inaugurada em 2007, visa oferecer cardápios saudáveis completos para todo o Brasil. Atualmente, ela já chegou a oito estados e seu investimento inicial é de R$ 460 mil com retorno variando entre 36 a 40 meses.

 

Franquia DNA Natural

 

A DNA Natural é uma franquia de alimentação saudável que já conta com mais de 60 unidades espalhadas por todo o território brasileiro. Ela atua com a venda de sanduíches, saladas, sobremesas e sucos — todos naturais, saudáveis e muito saborosos.

O investimento inicial na franquia varia de R$ 300 mil a R$ 540 mil (dependendo do modelo de negócio escolhido) e o retorno vem no prazo de 24 a 36 meses.

Como você pôde ver, o investimento em franquia de alimentos saudáveis — além de financeiramente vantajoso — é uma forma de ajudar toda uma região a melhorar seus hábitos alimentares. Se você se identificou com o setor e está em busca de uma forma de empreender, essa pode ser a opção ideal!

Com tantas possibilidades, fica difícil decidir qual delas é a melhor, não é mesmo? Mas você não precisa se preocupar. A FranquiaZ é uma consultoria especializada em ajudar pessoas como você a fazerem os melhores investimentos. Entre em contato conosco e agende uma conversa. Teremos prazer em atendê-lo!

 

checklist-ponto-comercial-banner

Compartilhe o artigo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email
Share on twitter