Melhores Franquias de Sapatos Femininos

Melhores Franquias de Sapatos Femininos

Se tem um mercado que nunca esteve em baixa é o de calçados. No Brasil, esse segmento vem produzindo com força total e se você deseja investir nessa área, então a dica é escolher uma entre as melhores franquias femininas. Afinal, as mulheres são as principais consumidoras desse tipo de artigo.

O mercado de franquias representa, hoje em dia, uma das formas mais incríveis e rentáveis de empreender com segurança. Sendo assim, você pode fazer um belo investimento para elevar sua renda mensal.

Então, continue lendo esse artigo e descubra tudo sobre as franquias de sapatos femininos e também conheça as melhores opções do segmento que separamos para você. Fique atento e comece a realizar seu sonho de ser dono do próprio negócio! Boa leitura!

Situação atual do mercado de franquias femininas de calçados

A indústria de calçados representa um dos setores da economia que mais tem obtido bons resultados e, ao que tudo indica, as projeções só tendem a melhorar cada vez mais nos próximos anos. Em relação ao mercado de franquias de sapatos femininos, essa realidade não é diferente.

A média de faturamento desse setor sofreu uma elevação de 2% no segundo semestre de 2017 em relação ao ano anterior. Isso representa uma boa estimativa, principalmente para quem deseja investir nesse ramo e abrir a sua própria unidade.

Mas para obter esse sucesso é preciso estar atento a alguns detalhes muito importantes. Acompanhe a seguir.

Perfil do franqueado

Muitas franquias adotam perfis específicos para que o seu franqueado consiga atender bem a demanda desse tipo de negócio e, dessa forma, consiga manter a marca escolhida em alta no mercado. Na franquia de calçados femininos a tendência é a mesma. Cada uma delas tem um detalhe mais marcante com a qual o franqueado se identifica.

No entanto, é fundamental que você seja proativo, conte com ideias criativas e, principalmente, saiba planejar bem o seu negócio. Pois essas são características fundamentais a qualquer tipo de empreendedor.

Localização do ponto comercial

Outro ponto que você deve se preocupar, é com relação ao local onde a loja será instalada. É imprescindível que a localização seja estratégica, ou seja, ela deve ficar em um espaço cujo o fluxo de pessoas seja constante e a acessibilidade seja facilitada. Afinal de contas, para as pessoas comprarem, é preciso proporcionar o máximo de facilidades possíveis.

Portanto, analise bem o tipo de comércio que atua na vizinha e qual é o perfil dos transeuntes. De nada adianta estar em um lugar no qual seu público-alvo não está! Além disso, veja se há a necessidade de vagas de estacionamento, elas podem ser no próprio local ou disponibilizadas por meio de convênios com empresas parceiras.

Investimento na franquia

Ter o capital necessário para começar a sua franquia também é algo que não pode ser deixado de lado. Geralmente o valor médio para começar uma empresa desse tipo é de R$100 mil a R$200 mil. Então, reúna todo esse capital inicial e só coloque a sua ideia de negócio em prática quando já tiver essa quantia em mãos.

Lembre-se de que o valor precisa ser suficiente para cobrir os custos de operação até que o negócio se estabeleça. Portanto, é preciso considerar não só o investimento inicial, mas também todas as taxas e gastos com funcionários, energia elétrica, aluguel e afins para vários meses. Caso as vendas fiquem abaixo do desejado no início, é possível manter o negócio vivo por mais tempo até que as coisas melhorem.

Melhores franquias de sapatos femininos

Agora que você já sabe quais pontos deve pensar antes mesmo de abrir a sua unidade, confira abaixo a lista que preparamos com as melhores franquias de sapatos femininos do mercado atual e veja qual delas combina mais com o seu perfil de empreendedor.

Melissa

A Melissa é uma velha conhecida da população jovem em geral. Sua história teve início no final dos anos 70, quando seu primeiro — e mais famoso modelo — foi lançado. Todos os seus produtos são feitos em plásticos e a variedade de modelos é impressionante.

Seu pioneirismo alavancou seu crescimento, ela foi a primeira marca a criar coleções colaborativas e a fazer merchandising em novela. Além disso, seu cheirinho característico é uma marca registrada.

Dados sobre a franquia

  • investimento total: de R$ 265 mil a R$ 495 mil;
  • taxa de franquia: R$ 45 mil;
  • prazo de retorno: 24 a 48 meses.

Arezzo

Esta é uma marca especializada na comercialização de produtos e acessórios voltados para o público feminino. Presente no mercado desde 1972, é uma franquia feminina consolidada no mercado e vencedora de diversas premiações, incluindo da Associação Brasileira de Franchising e alguns de votação popular.

Sem dúvidas, é uma opção mais segura e confiável. O nome é bastante conhecido e a rede já conta com mais de 350 unidades espalhadas pelo Brasil.

Dados sobre a franquia

  • investimento total: de R$ 730 mil a R$ 1.510 milhão;
  • taxa de franquia: a partir de R$ 50 mil;
  • prazo de retorno: 36 a 60 meses.

Ana Capri

A franquia Ana Capri surgiu em 2008 e consolidou sua proposta no mercado em 2010. Seu foco são sapatos que proporcionem conforto sem descuidar da beleza e do design modernos e atrativos. Sendo assim, o público alvo da marca são mulheres que buscam praticidade e evitam o uso de salto em seu dia a dia.

Trata-se de uma excelente aposta para empreendedores que se identificam com a vida simples e bonita. Que pretendem entregar um valor diferenciado às clientes e proporcionar melhoria na qualidade de vida delas.

Dados sobre a franquia

  • investimento total: R$ 200 mil;
  • taxa de franquia: a partir de R$ 30 mil;
  • prazo de retorno: 36 a 48 meses.

Quinta Valentina

A marca Quinta Valentina foi criada em 2009 e seu foco são as mulheres clássicas e sofisticadas. Cada produto é feito manualmente e o principal diferencial dela é o formato de venda. Em busca de tornar a experiência de compra ainda melhor, ela eliminou as lojas físicas e hoje conta apenas com franqueadas que vão nas casas das clientes.

Assim, elas entregam mais valor e podem trabalhar com flexibilidade de horários, o que atende a necessidade de muitas mulheres que têm o dia mais corrido. Essa vantagem é boa tanto para a consultora, quanto para as clientes.

Dados sobre a franquia

  • investimento total: R$ 25 mil;
  • taxa de franquia: a partir de R$ 6 mil;
  • prazo de retorno: 3 a 11 meses.

Sapatilha na Sacola

A rede Sapatilha na Sacola é outra franquia feminina voltada para o conforto da mulher. Nesse caso o único produto é a sapatilha, contudo a variedade de modelos é bem alta. Por ter um investimento inicial mais baixo, é uma ótima opção para quem não tem tanto capital inicial, mas quer começar de algum lugar.

Dados sobre a franquia

  • investimento total: R$21.900,00;
  • taxa de franquia: a partir de R$ 5 mil;
  • prazo de retorno: 5 meses.

Capodarte

A Capodarte é uma marca de calçados e acessórios femininos voltados para um público mais exigente. O foco são mulheres sofisticadas e contemporâneas que gostam de exclusividade e prezam pela qualidade dos produtos. Cada uma das lojas é elaborada com base em características regionais, sempre prezando as necessidades das classes sociais mais altas. Por isso, ela é um tipo de franquia mais cara.

Dados sobre a franquia

  • investimento total: R$ 425 mil;
  • taxa de franquia: R$ 45 mil;
  • prazo de retorno: 48 a 60 meses.

Santa Lolla

A Santa Lolla é uma loja de calçados e acessórios femininos que tem como missão “aliar conforto e moda para uma mulher sexy, segura, independente e poderosa”. Suas coleções ajudam a definir tendências de moda no Brasil com mais de 129 unidades espalhadas pelo país além de uma no Paraguai.

Dados sobre a franquia

  • investimento total: R$ 285 mil;
  • taxa de franquia: a taxa de franquia não é informado pela marca;
  • prazo de retorno: 30 a 36 meses.

Franquia Mil e Uma Sapatilhas

A Franquia Mil e Uma Sapatilhas é considerada uma das melhores franquias de sapatos femininos da atualidade. Também não é para menos, pois esta marca conta com uma variedade enorme de produtos que fazem parte das principais tendências de moda do momento, além de oferecer qualidade e um preço que cabe no bolso de qualquer consumidor.

Além disso, na Mil e Uma Sapatilhas, todos os franqueados contam com o suporte de uma equipe capacitada, que tem por objetivo auxiliá-los no momento inicial do negócio. Assim, as chances de sucesso são aumentadas e a estabilização da unidade se dá de forma mais tranquila e rápida.

Outra vantagem importante dessa marca é que ela atende tanto o atacado quanto o varejo, aumentando o leque de oportunidade de faturamento dos franqueados. O tempo de retorno do investimento mais baixo ajuda a amenizar a ansiedade por resultados e a manter o foco na permanência e expansão do negócio.

Dados sobre a franquia

  • investimento total: R$ 91.740 (incluso taxa de franquia, estoque inicial, montagem da loja e treinamento);
  • taxa de franquia: 30 mil reais;
  • prazo de retorno: 14 meses.

Importância de contar com um apoio especializado

Depois de conhecer todas essas opções, fica difícil saber qual é a mais adequada para o seu perfil empreendedor, não é mesmo? Por isso, é fundamental contar com o apoio de uma consultoria especializada em franchising para ter um direcionamento correto do seu investimento. Veja quais são as principais vantagens desse serviço.

Identificação do perfil empreendedor

O primeiro ponto no qual a consultoria vai atuar é na identificação do seu perfil empreendedor. A vontade de ter um negócio e as economias da poupança não são suficientes para definir o tipo de empresa que mais se adequa à pessoa. É preciso fazer uma análise mais completa e aprofundada.

Nela, questões como o histórico e estilo de vida, nível de formação educacional, habilidades e competências são verificados e confrontados. É muito importante acertar nessa etapa, pois ela define o que realmente vai fazer você feliz como empresário. Do contrário, você pode acabar optando por algo que, mais à frente, descobrirá que detesta.

Escolha do segmento ideal

Com base no perfil identificado na etapa anterior, a consultoria vai investigar quais são os segmentos de franquia feminina que melhor se encaixam. Por exemplo, se você é uma pessoa mais criativa, a franquia não pode ser de produtos tradicionais ou atender a um público mais formal. Por outro lado, se você é mais conservador e sofisticado, as melhores opções serão aquelas ligadas a clientes de classes sociais mais altas.

Em meio a essa escolha, os fatores a serem definidos são:

  • tipo de produto ou serviço que será oferecido;
  • nível de apoio do franqueador;
  • tipo de público-alvo da marca;
  • afinidade com a proposta da franquia.

Análise financeira do negócio

Por fim, um ponto muito importante é fazer um planejamento financeiro eficaz. Um erro muito cometido por pessoas que tentam começar uma franquia sem o apoio de uma empresa especializada é não entender corretamente todos os custos envolvidos e ser surpreendido logo que o negócio entra em operação.

A experiência de uma consultoria contribui para que ela já tenham mapeado os principais custos e despesas envolvidas em cada tipo de franquia. Ela consegue montar uma previsão de entradas e saídas até passar o prazo de retorno sobre o investimento de forma a determinar, com segurança, qual é o valor necessário para manter a loja aberta até que comece a gerar lucro.

Sem esse estudo, o empresário corre sérios riscos de não conseguir cobrir os custos depois de alguns meses em operação e ter que fechar e desistir de seu sonho. Você não quer que isso aconteça com você, certo? Então, pense muito bem antes de agir.

Como vimos, existem diversas opções atrativas e interessantes de franquias femininas voltadas para calçados, mas a escolha entre elas não é uma tarefa fácil. Contudo, ela não precisa ser feita sozinha, nada como ter alguém que entenda bem do assunto para guiar seus passos e proporcionar mais segurança em suas decisões.

Ficou interessado em abrir uma franquia? Clique e conheça marcas de sucesso.

Compartilhe o artigo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email
Share on twitter