ponto de venda

Como o ponto de venda influencia no sucesso do seu negócio próprio?

A escolha de um ponto de venda é um dos está diretamente ligado ao sucesso de um estabelecimento físico. O e-commerce está em constante expansão e oferece ao consumidor uma nova maneira de fazer compras, muitas vezes, através de um clique. O conforto e o poder de persuasão presentes no ambiente digital se tornaram grandes concorrentes para quem investe em lojas físicas.

Além disso, a decisão do local está ligada não apenas ao lucro obtido pela marca devido ao tráfego de clientes, mas reflete também a identidade visual e a filosofia divulgadas pela empresa.

Se você está na dúvida sobre qual ponto de venda é ideal para seu negócio, com certeza este artigo irá te ajudar. Continue a leitura e veja como aproveitar a melhor oportunidade!

Como começar a procurar um ponto de venda?

Antes de sair em busca de um local é de suma importância ter em mente que a intuição não serve como referência para decisões como essa. Para saber onde investir para abrir um estabelecimento físico é preciso foco, planejamento e estudo sobre a região.

Para quem é pequeno empreendedor e não se sente seguro de fazer tudo isso sozinho, existem empresas de consultoria sempre à disposição para auxiliar nesse tipo de decisão. Para quem quer abrir uma franquia, a empresa franqueadora, muitas vezes, oferece esse tipo de suporte através do plano de expansão. Mas é fundamental que o dono do local tenha algumas ideias na manga para tentar surpreender os consumidores e inovar na maneira de expor seu negócio, caso seja possível.

Durante o processo de análise, vale a pena estar atento aos seguintes fatores:

Estrutura do local

  • segurança que a região oferece;
  • fluxo de carro e pessoas, principalmente durante o horário comercial;
  • acesso. Nesse caso, estar perto de avenidas e estações podem ser um fator relevante ;
  • reformas a serem feitas;
  • documentação e quitação de contas.

Tendências

  • número de empreendimentos na região;
  • como os moradores e pessoas que frequentam o local consomem;
  • nível de vida de quem frequenta o entorno.

Com todos esses pontos esclarecidos e bem norteados, é possível começar a elaborar um plano de ação para que melhorias necessárias sejam colocadas em prática. E seguir para o próximo passo.

O que faz o local se tornar atraente?

Quando for decidido o local de atuação, é hora de pensar nos diferenciais que serão apresentados aos clientes. É aí que entra a filosofia da marca. Nessas horas, fazer mais do mesmo pode fazer com que todo o investimento não renda os lucros esperados no futuro e, por isso, é fundamental “pensar fora da caixa”.

Para os donos do próprio negócio, é fundamental entender que o cliente, ao entrar no estabelecimento, está em busca de uma experiência única, seja na qualidade do atendimento, nos produtos que a empresa oferece, nos preços etc. O ideal é que todos os serviços prestados ofereçam um diferencial.

No caso das franquias, este processo acaba sendo facilitado pela parceria com a empresa franqueada, pois muitas vezes existe um plano de negócios preestabelecido. No entanto, o dono do novo estabelecimento deve estar a par de sugestões inovadoras para impulsionar as vendas.

Como usar o atendimento como diferencial?

Ter um bom atendimento é um requisito básico para chamar a atenção de novos clientes, mas a fidelização do público vai muito além disso. É necessário conhecer o público-alvo que tende a frequentar o estabelecimento e entender quais são os objetivos de estarem em busca de determinados produtos.

Quando existe uma base de dados e estratégias para orientar o treinamento da equipe que irá fazer o atendimento, fica mais fácil criar uma relação mais próxima com as pessoas. Além disso, quase todos os consumidores se sentem satisfeitos quando recebem algum tipo de desconto e, percebendo isso, muitas lojas oferecem pontos a cada compra feita no local.

Cada vez que a pessoa retorna e leva algo, ela paga menos e acumula mais pontos para o futuro. É uma ação simples, mas capaz de gerar muito impacto.

Como o caso das Havaianas é inspirador?

Referência de chinelos no Brasil e no mundo, a Havaianas é um case de muito sucesso e que mostra como pontos de venda bem localizados e com atendimento personalizado são capazes de fidelizar o público.

Além de produzir peças de qualidade, as lojas da marca dão ao consumidor a sensação de relaxamento. Para isso, cores, iluminação e músicas no ambiente são utilizadas como forma de aflorarem o sentimento de bem-estar.

Mas a marca também atua fortemente com seus quiosques, que estão sempre estrategicamente bem localizados. No caso de shoppings, há uma preocupação de optar por um lugar próximo às escadas rolantes, e o balcão é elaborado com uma estrutura moderna e com cores chamativas. Além disso, o consumidor também é estimulado pelo aroma que é colocado em produtos do quiosque.

Esse é um claro exemplo de que, independente do espaço interno do ponto de venda, a maneira como a identidade visual será colocada ao dispor do consumidor e como será estimulado são os principais desafios a serem superados pelos donos dos estabelecimentos. Afinal, é através de uma experiência marcante que a pessoa que está consumindo se sentirá incentivada a continuar comprando.

Como colocar a mão na massa?

Agora que você já sabe quais são os principais fatores a serem levados em consideração na hora de definir um local, é hora de partir para ação. Para tanto, tenha sempre em mãos o seu plano de negócios e analise todos os pontos a serem melhorados na tentativa de deixá-lo impecável para ser executado. Depois disso, é hora de pensar no espaço físico e ir em busca da materialização desse sonho.

O importante é ter sempre em mente que o cliente é o alvo de toda a ação e que quanto melhor for a experiência vivenciada, melhores serão as chances de sucesso do ponto de venda. Comece agora mesmo a organizar todos os detalhes e não perca a chance de ser dono de um negócio de sucesso!

Para que isso tudo se torne real, é fundamental ter o local certo para o seu empreendimento. Então, aproveite e saiba, agora, como definir o ponto ideal para a sua franquia!

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