Marketing Local: o que é e como usá-lo?

Aprenda como usar o Marketing Local e venda mais!

Todas as empresas, independentemente do seu porte, estrutura de negócio ou ramo de atuação, precisam lidar com os desafios diários do mercado, driblando a concorrência e buscando estratégias para melhorar os resultados de suas vendas.

O marketing local é uma das medidas que pode ajudar a atrair a atenção de novos clientes, contribuindo para melhorar o posicionamento da uma marca no mercado.

Porém, será que você sabe o que é marketing local e em que consiste tal estratégia? Elaboramos este guia com o propósito de apresentar aos leitores uma visão geral sobre o assunto.

Além de entender o conceito, você vai aprender como ele funciona, quando é recomendado, qual é a sua importância, seus benefícios e terá acesso a dicas de como criar uma campanha, ferramentas mais indicadas e outras informações relevantes a respeito do tema.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais!

 

O que é marketing local?

O marketing local, como o próprio nome sugere, é uma linha de atuação do marketing voltada para o desenvolvimento de ações que tenham o propósito de atingir um público localizado em uma região específica.

De forma simplista, podemos dizer que o marketing local, atua por meio da criação de ações e promoções de uma marca com foco na segmentação geográfica de um determinado público-alvo.

Você deve estar se perguntando se uma estratégia de marketing, de forma geral, já não leva em consideração a localização do público-alvo? A resposta é sim!

Entretanto, quando falamos em marketing local, estamos tratando de ações que priorizam as iniciativas voltadas para a atração de clientes em potencial que estejam geograficamente próximos do seu negócio.

Vale destacar que essa estratégia inclui também ações de marketing online. Hoje, com as inúmeras ferramentas e possibilidades que a internet oferece para as empresas, a tecnologia se torna uma aliada imprescindível na potencialização das ações desse tipo de planejamento.

 

Para que serve o marketing local e como ele funciona?

Assim como qualquer outra estratégia de marketing, o seu propósito está em criar um ambiente favorável para que as empresas se comuniquem com os seus clientes em potencial de forma eficiente.

Com o uso de ações de marketing local, fica muito mais fácil para a empresa se conectar com possíveis consumidores que estejam precisando do produto ou serviço oferecido por ela.

Isso acontece porque um dos objetivos do marketing local é que o anúncio não seja visto pelo cliente como uma propaganda, mas sim como uma oportunidade de resolver um determinado problema que ele esteja enfrentando.

Nesse contexto, o marketing local funciona porque a empresa sabe exatamente as necessidades daqueles consumidores, enviando a eles a mensagem que eles esperam receber. Essa comunicação deve estar alinhada com os desejos, hábitos, características culturais e econômicas do ambiente no qual esse consumidor vive.

 

Qual é a sua importância?

O marketing local ajuda as empresas a conquistarem o seu espaço e clientes no seu mercado de atuação. Isso inclui, naturalmente, os clientes que estão próximos ao seu ponto de referência, mas também abrange clientes mais distantes.

Com a adoção das melhores estratégias de marketing, a marca tem a oportunidade de ser descoberta com mais facilidade, o que se traduzirá no crescimento da carteira de clientes e, consequentemente, dos lucros.

É aí que voltamos para uma questão já citada: a relação entre o marketing local e o digital. A tecnologia é uma aliada nas estratégias de expansão e reconhecimento de marcas, possibilitando uma rápida expansão do negócio.

Assim, o marketing local — aliado ao digital — consegue atingir a diversos públicos, localizados em uma determinada região e em um curto espaço de tempo. Com a adoção de boas práticas, a empresa pode posicionar sua marca no mercado, direcionando sua publicidade e estabelecendo uma relação de confiança e proximidade com os seus clientes.

 

Quais são os benefícios do marketing local?

Existe uma série de benefícios que podem ser observados pelos empresários que apostam no marketing local. Entenda a seguir quais vantagens são essas e descubra como elas podem impactar nos resultados obtidos pelo seu negócio.

 

Aproxima a marca do público

O marketing local é responsável por promover uma aproximação entre o público e a empresa. Isso acontece pois ele está focado em explorar questões muito específicas do cliente em potencial, como o seu comportamento, valores e aspectos culturais.

 

Contribui para que o buzz marketing aconteça

O buzz marketing é uma espécie de disseminação de informações a respeito de uma marca por meio de uma cadeia de consumidores. Na linguagem popular, é o conhecido marketing boca a boca.

Esse aspecto tem um poder muito forte em campanhas de marketing local, já que agrega força para a imagem da empresa, contribuindo para a criação de confiança entre a marca e os seus clientes em potencial.

Comentários positivos e recomendações de clientes satisfeitos são aliados na construção da marca e no seu fortalecimento junto ao seu mercado de atuação e público-alvo.

 

Impacta na concorrência

Com a criação de uma estratégia alinhada, a empresa tem condições de disputar uma fatia maior do mercado, conquistando clientes na sua região e se destacando da concorrência, especialmente daquela que está geograficamente mais distante do seu negócio e dos consumidores finais.

 

Traz destaque para o negócio

Outro aspecto positivo do marketing local é que ele contribui para que a empresa se destaque em sua região, fazendo com que ela seja lembrada pelo público, mesmo por aquelas pessoas que não se tornaram clientes propriamente ditos.

Isso também se reflete na audiência, já que a marca é direcionada para o público correto, ampliando as oportunidades de negócio.

 

Oferece informações relevantes para o público

Além de todos os benefícios já mencionados, ele é responsável por oferecer ao público consumidor, informações fundamentais sobre o seu negócio. Isso ajuda o cliente a perceber a qualidade dos produtos ou serviços e o posicionamento da sua empresa no mercado.

 

Simplifica o processo de fidelização

Fidelizar os clientes é um dos grandes desafios das empresas. Independentemente do porte ou ramo de atuação, as equipes de marketing e de gestão estratégica estão sempre em busca de alternativas para garantir a fidelização dos clientes que já estão na carteira.

Com o marketing local, a empresa tem oportunidade de estabelecer um vínculo mais forte com os seus clientes. Isso acontece pois os clientes estão mais próximos do estabelecimento, o que contribui para que a relação entre os funcionários e consumidores seja fortalecida.

 

O custo é muito mais baixo

Mesmo que o marketing local enseje a adoção de estratégias altamente personalizadas, o custo das ações dentro de uma região específica sempre é inferior ao custo de campanhas mais abrangentes.

Nesse sentido, o investimento da empresa em estratégia de marketing local costuma ser mais flexível e acessível sob a perspectiva financeira.

 

Como saber quando investir em marketing local?

É preciso conhecer a sua empresa, seu público, sua carteira de clientes, o mercado de atuação e as particularidades do produto ou serviço que você oferece para o consumidor.

De forma geral, os pequenos negócios são os principais favorecidos pelo marketing local. Isso ocorre porque as pequenas e médias empresas podem transformar a proximidade com o consumidor como um diferencial oferecido pela sua marca. Além disso, muitos consumidores preferem investir em empresas próximas como forma de incentivar a economia da sua cidade ou estado.

Para identificar se o marketing local é uma boa alternativa para a sua empresa é necessário avaliar todos esses fatores, compreendendo se existe demanda de público na sua região e se há oportunidade de fortalecer a sua empresa no âmbito demográfico no qual ela está inserida.

 

Como criar uma campanha de marketing local?

Agora que você já conhece os principais conceitos, benefícios, funcionamento e a importância do marketing local, é hora de saber como criar uma campanha de sucesso. Vale destacar que existem diversas formas e metodologias que podem ser abordadas de acordo com as características da empresa.

Por exemplo, no caso de uma franquia de sapatos é preciso entender como funciona o mercado de acessórios na região, qual é o número de concorrentes e a demanda daquela área. Também é preciso estar atento ao que diz o contrato de franquia, já que ele precisa ser o ponto de referência para a tomada de qualquer iniciativa ação envolvendo o negócio.

Essa mesma análise deve ser feita em negócios do setor alimentícios. As hamburguerias têm crescido muito nos últimos anos, por isso, vale a pena fazer um levantamento da situação do mercado na região onde o negócio está estabelecido, avaliando o ponto de venda, o público e o engajamento para traçar uma estratégia que esteja alinhada com as particularidades da marca.

Vamos abordar a seguir uma ideia de como aplicar o marketing local no ambiente online e offline. Nesse contexto, é importante destacar que a tecnologia e abordagem de marketing digital tem oferecido às empresas oportunidades de posicionar suas marcas no mercado a um custo muito mais baixo. Descubra como criar a sua campanha a seguir.

 

Conheça e entenda as características do seu público-alvo

A premissa básica da sua estratégia está no conhecimento a respeito das necessidades do seu público. Mesmo sabendo que a localização geográfica é o ponto-chave de suas ações, o segredo para o sucesso está em descobrir o máximo de informações sobre o perfil dos seus clientes em potencial.

Ter acesso a essas informações ajuda a estabelecer como é a rotina, quais são as dores do consumidor e de que forma a sua empresa pode entrar na vida do cliente para resolver os problemas que ele tem vivenciado.

Na abordagem digital, será criada uma figura chamada de persona, que nada mais é do que um personagem ideal, que tem todas as características do consumidor que é atendido pelo seu negócio.

 

Defina os seus objetivos

É imprescindível que o empresário saiba onde sua empresa está e onde ela quer chegar. Por isso é essencial estabelecer seus objetivos e traçar as metas a serem cumpridas para alcançar o resultado almejado.

Além disso, é interessante que você compartilhe o seu objetivo com os colaboradores e profissionais envolvidos na estratégia de marketing, com o estabelecimento de prazos predeterminados para o cumprimento das metas.

 

Defina quais serão as ferramentas utilizadas

Se você estiver pensando em ações offline de marketing local, é possível considerar o uso de ferramentas organização de eventos no ponto de venda, promoções locais e inclusão da sua marca em lojas parceiras, localizadas próximo do seu ponto comercial.

Por outro lado, se você quiser focar em ações online, pode considerar a contratação de um digital influencer que mora na sua cidade, apostar em campanhas por SMS com geolocalização, utilizar o Google Meu Negócio e otimizar postagens orgânicas nas redes sociais da sua empresa.

Esses são apenas alguns exemplos de ferramentas eficientes que vão contribuir para que você atinja resultados satisfatórios na sua campanha. Lembre-se que a definição das ferramentas vai depender das particularidades e do contexto cultural no qual o seu negócio está inserido.

 

Ofereça aos seus clientes um atendimento de excelência

O marketing local não conseguirá se sustentar se a empresa não estiver focada em oferecer um atendimento de qualidade para os seus clientes.

Você só vai conquistar os resultados que deseja se estiver ciente da necessidade de oferecer um atendimento personalizado. Para que isso aconteça, é preciso mostrar para os clientes que você está preocupado em oferecer o melhor para ele.

 

Quais são as ferramentas que devem ser utilizadas?

Como citamos no capítulo anterior, as ferramentas vão variar de acordo com a estratégia abordada pelo seu negócio. Confira a seguir uma lista de ferramentas muito utilizadas em abordagens offline:

  • realização de eventos na empresa que são abertos ao público em geral;
  • participação em feiras para o público na sua cidade ou região de atuação;
  • realização de parcerias e eventos em conjunto com empresas localizadas na mesma região.

No âmbito online, existem inúmeras alternativas de ferramentas que podem ser utilizadas. Confira quais são elas:

  • anúncios segmentados;
  • postagens orgânicas otimizadas nas redes sociais;
  • contratação de digital influencer da sua cidade;
  • utilização do Google Meu Negócio;
  • outros recursos de geomarketing.

Quais são as melhores práticas de marketing local utilizadas pelos especialistas?

Você quer saber quais são as melhores práticas de marketing local utilizadas pelos especialistas na área? Então, confira a seguir algumas das estratégias mais eficientes e que contribuem para alcançar bons resultados na área.

 

Investimento em segmentação

Conhecer e reconhecer qual é o público que será impactado pela estratégia é essencial. O grande erro dos empresários inexperientes e que começam uma estratégia por conta própria é não considerar a segmentação.

Lembre-se que bons resultados serão atingidos com mais facilidade se você focar em um público menor, mas qualificado, do que se o seu foco estiver em número maior de pessoas, mas que não representam, necessariamente, futuros clientes do seu produto ou serviço.

Por isso, reúna o máximo de informações sobre o perfil dos seus clientes e mantenha um banco de dados que ajude a compreender o comportamento e os hábitos de consumo dos seus clientes.

 

Saber identificar o perfil de clientes prioritários

Mesmo que o seu produto ou serviço possa ser adquirido por qualquer pessoa, é necessário que o empresário identifique e priorize o público que se enquadra no perfil do negócio, ou seja, aquelas pessoas que têm uma propensão maior de se tornarem clientes efetivos.

Como anteriormente demonstrado, a ideia do marketing local é contribuir para a identificação de clientes de acordo com a sua localização geográfica. Contudo, além disso, é importante levar em consideração os critérios de personalização da estratégia, identificando as principais características dos consumidores como, por exemplo, gênero, idade, classe social e aspectos culturais.

 

Utilizar estratégias de marketing digital

O avanço da tecnologia e a expansão do uso de smartphones e redes sociais contribui para que as empresas pudessem segmentar suas ações de marketing, usufruindo os benefícios do marketing digital.

As ferramentas digitais ajudam a entender melhor o perfil, comportamento e necessidades dos clientes. Além disso, o uso das redes sociais permite uma aproximação da empresa com os seus consumidores.

 

Como uma agência de marketing local pode ajudá-lo?

O apoio de agências e profissionais especializados vai contribuir para que você crie uma estratégia mais alinhada com as particularidades da sua empresa e do público que você quer alcançar.

Por isso, a contratação de uma agência pode ser uma excelente forma de reduzir o seu custo, garantir maior precisão na estratégia e minimizar o risco de perder tempo e dinheiro com ações pouco efetivas.

Se você gostaria de investir em uma franquia ou já tem uma franquia ativa, considerar o apoio de profissionais especializados também é interessante. Essa dica é importante pois esse modelo de negócio demanda uma série de cuidados, que devem ser tomados pelo franqueado para evitar eventuais conflitos com o seu franqueador.

 

Por que uma franquia deve investir em marketing local?

O Brasil é considerado um dos maiores mercados mundiais de franchising. A expansão do setor continuou ocorrendo mesmo com a recessão da economia e a crise vivida nos anos de 2017 e 2018.

Os interessados em abrir franquias têm acesso a diversas opções de negócio, que atendem a diferentes perfis de franqueado e com capacidade variada para investimento inicial. Ou seja, há disponibilidade de negócios para todo tipo de bolso e interesse.

Um dos aspectos que deve ser considerado pelo investidor na hora de abrir um negócio como esse é a sua capacidade e as regras contratuais com relação ao marketing que poderá ser realizado dentro da sua área de atuação.

Os franqueadores concedem aos franqueados uma série de direitos, que também estão atrelados a obrigações. As regras variam muito de acordo com o negócio, por isso é importante que o franqueado analise as particularidades do contrato antes de firmar uma obrigação com uma empresa.

Enquanto algumas marcas dão a oportunidade para que o franqueado construa um branding local, outros restringem essa divulgação, permitindo apenas ações de marketing executadas pela própria franqueadora.

Uma dica interessante para que o franqueado identifique qual é a melhor situação é a análise da franquia. Geralmente, no caso de franquias maiores, com renome nacional ou internacional, a realização do marketing é responsabilidade da própria franqueadora e isso não costuma ser um problema.

Por outro lado, no caso de marcas de franquias que ainda estão em fase de expansão e ainda não são reconhecidas no mercado, a abordagem de estratégias de marketing local pode contribuir para que se alcancem resultados favoráveis.

Separamos algumas dicas de marketing local para você que tem uma franquia ou está pensando em abrir uma e tem a possibilidade de investir nessa estratégia. Confira:

  • aposte em anúncios que refletem a realidade da sua região;
  • escolha as plataformas e ferramentas corretas. Lembrando que mesclar a abordagem de ações online e offline é uma excelente estratégia;
  • foque nos pontos fortes do seu negócio e apresente um diferencial para o consumidor;
  • veja o que os outros franqueados da mesma marca estão fazendo e se espelhe em cases de marketing de sucesso;
  • use as redes sociais e se comunique com o seu público;
  • faça ofertas especiais para os moradores que estão localizados nas proximidades do seu negócio;
  • invista na contratação de agências especializadas, principalmente aquelas com experiência em assessoria para franquias.

Existem diversas maneiras de atrair a atenção e conquistar novos clientes para a sua franquia. Se a marca não é conhecida, é provável que muitas pessoas sequer saibam que se trata de uma empresa que trabalha nesse modelo.

Ajudar o consumidor a conhecer a marca, seu diferencial e seus serviços e produtos é o primeiro passo para que ele reconheça e lembre da empresa sempre que surgir alguma demanda que possa ser suprida por ela.

Como você pode ver, o marketing local é uma excelente estratégia para qualquer modelo de empresa, seja ela marca própria ou franquia. Conhecer o seu mercado, o público-alvo e as melhores estratégias vai garantir o reconhecimento e a expansão da sua marca.

Em um mercado cada vez mais competitivo, saber utilizar as estratégias certas é o diferencial que vai agregar valor e garantir o crescimento e reconhecimento do negócio pelo seu público consumidor.

Você quer melhorar o desempenho do seu negócio colocando uma estratégia de marketing local em prática? Então, entre em contato com a Franquia Z e descubra como podemos ajudar a sua empresa!

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