Perguntas frequentes sobre Ponto Comercial para franquias

ponto comercial para franquias

*Leia também: Como escolher o ponto comercial ideal para a sua franquia.

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Mais do que entrar para o mundo dos negócios, para muitos, abrir um comércio franqueado é a realização de um sonho.

E optar pelo ponto comercial para franquias ideal pode ser algo decisivo no sucesso dos negócios.

Nesse momento é que surgem muitas dúvidas.

Terei a parceria da franqueadora nessa escolha?

O que devo observar antes de locar um imóvel?

Confira mais dúvidas frequentes, suas respostas, além de dicas que o ajudarão na decisão pelo melhor ponto comercial na instalação de uma empresa franqueada.

 

Dúvidas sobre ponto comercial para franquias

 

  1. O que tem a ver a escolha do ponto com o público-alvo?
  2. O que são soluções de geomarketing? Como elas auxiliam na escolha de um ponto comercial?
  3. Como a franqueadora pode auxiliar na decisão pelo melhor ponto?
  4. Qual local garante maior visibilidade ao comércio?
  5. O melhor ponto é próximo ou distante do concorrente?
  6. Por que se deve observar a conservação do local antes da locação?
  7. Quanto tempo em média leva para encontrar o ponto?
  8. Quais documentos/comprovações são necessários para alugar o ponto?
  9. Como encontrar um ponto comercial?
  10. Qual o melhor ponto, num shopping ou na rua? Confira vantagens e desvantagens.
  11. O que observar referente ao custo do ponto comercial?
  12. O que mais olhar para escolher o ponto?
  13. O que são e para que servem as luvas de um ponto comercial?

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1- O que tem a ver a escolha do ponto com o público-alvo?

Tem tudo a ver.

Deve-se observar se aquele local poderá ser frequentado por pessoas nas quais poderão se tornar um cliente em potencial.

Para isso é necessário avaliar os hábitos de consumo das pessoas que moram na redondeza ou frequentam a localidade, as facilidades para acesso naquela região e o segmento das lojas próximas.

2- O que são soluções de geomarketing? Como elas auxiliam na escolha de um ponto comercial?

São consultorias que ajudam a levantar dados mais profundos, de análise de mercado, como por exemplo, o comportamento dos moradores da região, estabelecimentos por bairros e etc.

Com esses dados obtidos é possível descobrir o local mais indicado para a abertura da franquia.

3- Como a franqueadora pode auxiliar na decisão pelo melhor ponto?

As franqueadoras costumam oferecer um suporte na escolha do ponto comercial e elas utilizam ferramentas de geomarketing para mapear a melhor região para o negócio.

4- Qual local garante maior visibilidade ao comércio?

Além da preferência por ruas movimentadas, lojas que ficam situadas em esquinas chamam mais atenção, pois é foco de atenção de pedestres e motoristas que esperam no semáforo fechado.

Outro detalhe é avaliar se existe poluição visual nos comércios próximos, com muitas faixas e banners de ofertas, pois podem ofuscar o material de divulgação da franquia.

Uma boa iluminação noturna dará destaque na empresa mesmo que de noite.

5- O melhor ponto é próximo ou distante do concorrente?

Por mais incrível que pareça estar próximo da concorrência pode ajudar.

Estar perto de uma loja do mesmo segmento significa que aquele local já é frequentado pelo público alvo.

Quando o ramo é alimentício, por exemplo, a concentração de empresas semelhantes é melhor ainda, desde que estas possuam linhas de produtos diferentes.

A concentração não é indicada, em geral, quando existem marcas de produtos muito semelhantes.

6- Por que se deve observar a conservação do local antes da locação?

Esse é um item necessário quando se trata de locação de um imóvel.

A fim de não gastar muito com reformas, cabe verificar todas as instalações internas.

Detalhes sobre iluminação solar e possíveis projetos da prefeitura na via e redondezas do local também devem ser vistos.

7- Quanto tempo em média leva para encontrar um ponto?

É bastante relativo, tem franqueados que encontram em 30 dias, como outros que excedem seis meses.

Depende muito do potencial da região.

O prazo em geral é de 90 dias.

8- Quais documentos/comprovações são necessários para alugar um ponto?

Os documentos variam conforme o tipo de contrato como pessoa física ou jurídica.

Além disso, são necessários os dados do fiador.

9- Como encontrar um ponto comercial?

Fazendo uma visitação pessoal, pesquisando na internet e com a ajuda de corretores especializados.

Neste último caso é preferível corretores que são funcionários de imobiliárias para intermediar a negociação.

Se o negócio for fechado, a imobiliária repassa uma comissão ao corretor.

10- Qual o melhor ponto, num shopping ou na rua? Confira vantagens e desvantagens

Um shopping pode proporcionar segurança, um bom fluxo de pessoas, horários mais extensos visto que seu funcionamento é em média de 12 horas ao dia.

Em contrapartida, os custos com a locação e manutenção são maiores e a liberdade de atuação é limitada, pois o empreendedor paga para folhetear.

Tem limitações em promover promoções, precisa ter um mix de produtos e uma vitrine padrão.

No negócio na rua, a segurança não é garantida (a não ser que se pague por um vigilante), o fluxo de pessoas dependerá muito do local escolhido e o horário deve ser o comercial, de 8 horas diárias.

Porém, os custos são menores em relação a um ponto num shopping e a liberdade de atuação é maior.

11- O que observar referente ao custo do ponto comercial?

É importante verificar se o custo cabe dentro do faturamento do projeto, às vezes o barato sai caro, mudar de ponto se não der certo pode custar muito em multas e outras burocracias.

12- O que mais olhar ao escolher o ponto?

Deve-se observar o fluxo de pessoas, que inclui perfil e horários de maior trânsito.

É importante verificar a existência de um estacionamento e o fluxo a pé em relação ao produto ou serviço oferecido.

Também cabe analisar o prazo do contrato de aluguel e ficar atento na lei de locação e na cobrança de luvas, quando houver naquele ponto.

13- O que são e para que servem as luvas de um ponto comercial?

É um valor dado pelo inquilino ao locador, além do aluguel mensal, para a assinatura do contrato de locação.

Acontece normalmente quando o ponto é muito visado e valorizado comercialmente.

Essa prática deve seguir as normas da Lei de Locações, nos artigos 45 e 51 que estabelecem um prazo de locação igual ou superior a cinco anos, ou uma soma de contratos firmados que alcancem cinco anos.

Na renovação não se paga outra luva.

 

Enfim, para conseguir o melhor ponto comercial para franquias que atenda todas as necessidades, o empreendedor pode dispor também de um checklist com anotações para não esquecer nenhuma dica.

Também é importante lembrar que a franqueadora é uma grande aliada nesse momento de escolha do melhor local.

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