Franquia de idiomas: confira 6 motivos para você investir

franquia-de-idiomas-6-motivos

Já pensou em investir em franquia de idiomas? Confira nossos motivos e entenda suas vantagens.

Em momentos de crise econômica a procura por qualificação torna-se ainda mais indispensável para alguém se destacar no mercado. Por razões como essas, investir na franquia de idiomas é algo extremamente lucrativo. Afinal, o domínio de mais de uma língua é requisito básico para profissionais de muitas áreas e isso incrementa o currículo.

Inclusive, segundo pesquisas realizadas pela Catho, em 2016, aqueles profissionais que falam inglês ganharam 60% a mais. Ou seja, é extremamente vantajoso ter no currículo o domínio de uma língua estrangeira. Então, a franquia de idiomas tem um alto potencial no mercado. Somente no Brasil, 5% da população sabe falar outra língua e menos de 3% possui o domínio do inglês.

Por isso, que tal investir nesse tipo de franquias e garantir um maior conhecimento de idiomas estrangeiros? Continue a leitura e conheça mais alguns motivos para você investir nesse modelo de negócio!

 

1. Alta procura

Conforme mencionado, os índices econômicos não estão satisfatórios e a procura por um bom lugar no mercado de trabalho se torna ainda mais intensa para quem ainda não encontrou uma vaga. Por isso, as pessoas procuram as escolas de idiomas com mais frequências para aprimorarem seus currículos.

Prova disso é que, de acordo com a Associação Brasileira de Franquias, esse segmento tem crescido entre 15% e 10% nos últimos anos. Então, quando você possibilita oferecer esse tipo de solução ao público de forma acessível e confiável, garante os bons resultados.

 

2. Investimento seguro

Nem todo investimento ao abrir um negócio garante um retorno financeiro, por isso, é normal que muitos possuam o dobro de cuidado ao tomar as decisões sobre em que investir. Felizmente, a franquia de idiomas se mostra com o mercado aquecido e garante segurança de investimento aos franqueados.

Afinal, a educação é um segmento fundamental na vida das pessoas e é um dos que menos caem durante crises econômicas. Isso ocorre não só pela maior capacitação profissional, mas também pela possibilidade de comunicação com outras pessoas, no caso das escolas de idiomas.

Então, para que o investidor tenha ainda mais segurança, é fundamental encontrar redes com diferencial de mercado e suporte. Essas características garantem que o setor cresça até nos cenários de crise econômica.

Uma forma de avaliar o retorno do investimento é avaliar quando isso acontecerá e o dinheiro começara a voltar. Para as franquias de idiomas a média é um retorno de 12 a 48 meses depois dos investimentos, segundo a Associação Brasileira de Franquias.

 

3. Alta rentabilidade

Investir em franquias de modo geral pode ser um negócio altamente rentável por exigir um investimento inicial baixo. Afinal, já existe um nome estabelecido e respeitado pelo público. Isso torna mais fácil a fidelização e atração de novos clientes.

Além do mais, ao investir em franquias de idiomas, saiba que a fidelização do cliente é praticamente regra. Afinal de contas, aprender uma nova língua não ocorre em pouco tempo.

Então, se um aluno de identifica com a marca e metodologia utilizada para ensino ele se mantém vinculado a empresa por meses\anos. Esse tempo dependerá dos objetivos individuais e de como são oferecidas soluções para as necessidades dos clientes.

Nesse ponto, seu principal gasto com investimento fica por conta de uma equipe de professores e funcionários de excelência, motivada e capacitada. E ainda, é importante garantir que os espaços tenham infraestrutura de qualidade, material didático, boa localização etc.

 

4. Retorno do investimento

Você já percebeu que investir em franquias é algo extremamente vantajoso e o setor de idiomas especificamente, demanda uma alta procura e é um investimento seguro, certo? Na maioria dos casos, esse retorno financeiro ultrapassa os 25% de faturamento bruto.

Isso ocorre mesmo que haja uma lista enorme de marcas que trabalhem o ensino de língua estrangeira. É o caso do CAA, CNA, Fisk, KNN Idiomas, Jumper, PBF, Rockfeller, Wizard, Maple Bear, Red Ballon etc.

O fato de existir uma lista com diferentes marcas que atuam no mesmo segmento não é motivo para afirmar que as franquias de idiomas não garantem retorno. Ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas nesse negócio.

A dica é investir em línguas menos exploradas. Por exemplo, o número de negócios entre chineses e brasileiros tem aumentado, então, a demanda pela língua chinesa cresceu nos últimos anos. Por que não investir no mandarim?

 

5. Possibilidade de pegar períodos de férias

Algumas franquias além de exigirem um número mais alto de investimento ainda demandam muita dedicação do empreendedor e exaustivas horas diárias de foco.

Contudo, outra vantagem das franquias de idiomas é tirar férias anualmente ou ter intervalos nos sábados e domingos, por exemplo. Ou seja, você pode flexibilizar o seu negócio e oferecer pacotes que se adéquem às soluções de cada cliente em potencial para ajudá-lo a ampliar seu conhecimento.

No entanto, é comum que no início todo novo negócio exija um maior empenho do franqueado, até que ele se acostume com a gestão do tempo. Com o tempo, já é possível conduzir o negócio e aproveitar os lucros sem comprometer a vida pessoal e os momentos de lazer.

 

6. Função transformadora

Você já ouviu falar que a educação é capaz de mudar vidas? Apesar do clichê, a frase não é exagerada. Ajudar outras pessoas a terem um maior contato com outras línguas contribui para aproximar elas dos seus sonhos. Então, o investimento em franquias de idiomas proporciona uma transformação na vida das pessoas.

Afinal, não é muito difícil encontrar alguém que queira uma vaga no exterior, conquiste uma vaga de emprego ― cujo diferencial é saber mais de um idioma ― ou simplesmente domine a língua estrangeira.

Viu só como investir em franquia de idiomas pode ser um bom negócio em todos os sentidos? Além do retorno financeiro, você consegue garantir isso e, ainda, ter tempo para o lazer, sem contar que pode lucrar enquanto ajuda a realizar sonhos de milhares de pessoas.

Para chegar até lá também é necessário muita dedicação e amor pelo negócio para fazê-lo progredir.

Então, gostou do nosso post? Que tal assinar a nossa newsletter e receber nossas atualizações de conteúdo para se aprofundar no assunto?

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.