Menu
empreendedorismofemininosaibaporqueinvestiremfranquias

Empreendedorismo feminino: saiba por que investir em franquias

O empreendedorismo feminino é um assunto que está cada vez mais em alta no mundo dos negócios. As mulheres estão conquistando seu espaço e mostrando suas habilidades na gestão das empresas de diferentes setores da economia. Não seria diferente no universo das franquias!

Esse modelo de negócio proporciona uma série de benefícios para quem pretende ingressar no mercado. É uma importante ferramenta de empoderamento, que viabiliza o fortalecimento feminino no cenário empresarial e garante melhoria para a renda das famílias e independência financeira para as empreendedoras.

Quer entender melhor como as franquias cumprem um papel relevante no crescimento do empreendedorismo feminino? Então, acompanhe este artigo!

Empreendedorismo feminino no Brasil

O empreendedorismo feminino no Brasil vem apresentando números bastante positivos nos últimos anos. De acordo com um estudo do Sebrae, o país teve a 7ª maior proporção de novos negócios abertos por mulheres entre 49 representantes. Elas já são a maioria dos “chefes de família”, são mais jovens e apresentam melhor nível de escolaridade.

Entretanto, os homens ainda são mais persistentes em suas empreitadas, visto que a taxa de empreendedoras que se convertem em donas do negócio é 40% menor, por causa do alto índice de desistências. Fator que pode estar atribuído às diferenças entre os ganhos delas, que são 22% menores e às linhas de crédito menores das oferecidas aos homens.

Benefícios das franquias para as mulheres

A franquia é uma excelente alternativa para que as mulheres consigam minimizar os impactos das dificuldades enfrentadas na sustentação de seus empreendimentos. Veja algumas características que explicam isso melhor.

Modelo de negócio pré-estabelecido

A franquia é um modelo no qual muita coisa já vem pronta para a empreendedora. Nela, o franqueador fornece uma base mais sólida de atuação, com um bom suporte ao negócio e processos estruturados e bem definidos. Isso ajuda a nova empresária a lidar com as questões mais práticas da empresa de forma mais tranquila e segura.

Previsibilidade de custos

Outra questão importante é que esse modelo de negócio exige que o franqueador apresente diversos números da marca que mostram os resultados das demais unidades da rede. Com isso, é possível ter uma noção mais aproximada dos valores necessários para sustentar a empresa nos primeiros meses de operação, até que o valor investido seja totalmente recuperado.

Maiores chances de sucesso

Com processos otimizados e uma boa previsibilidade de custos, as chances do negócio se firmar no mercado são muito maiores do que se compararmos com uma empresa criada do zero. Não existe uma preocupação sobre a definição do produto ou serviço, nem o gasto de recursos e energia em testes para a lapidação da marca. Tudo isso já vem pronto, bastando apenas seguir as orientações do franqueador.

Opções que atendem a diferentes perfis

A diversidade de marcas e nichos de atuação é outro atrativo das franquias. A futura empresária pode escolher o setor com o qual mais se identifica e, dentro dele, a opção que atende às suas características de empreendedora, como a disponibilidade de tempo para se dedicar ao negócio, montante disponível para investimento, nível de conhecimentos em gestão, entre outros pontos.

Critérios para a escolha da franquia ideal

Com tantas opções, a escolha da franquia ideal para o empreendedorismo feminino não é uma tarefa tão simples. Contudo, as recomendações de cuidados são as mesmas para qualquer tipo de pessoa, como veremos a seguir.

Entender o perfil empreendedor da futura empresária

O primeiro passo é entender o perfil empreendedor de quem está pensando em abrir uma franquia. Ele envolve as particularidades da personalidade da pessoa, o ambiente onde ela vive, seus costumes, valores, gostos e outros muitos detalhes. São fatores que ajudam a identificar com qual nicho de mercado ela tem mais afinidade, além de evitar que ela acabe se decepcionando com a escolha feita.

Conhecer os principais nichos de atuação

A escolha do nicho é muito importante pois determina o coração do negócio. Alguns deles se destacam, como o setor de alimentação e serviços, por isso costumam ser investimentos mais certeiros. Mas, de acordo com o perfil da pessoa, outras opções acabam sendo mais viáveis e pode-se aproveitar a menor concorrência como fator vantajoso para se firmar no mercado.

Identificar o montante disponível para o investimento

A abertura de qualquer tipo de empresa demanda um certo investimento, por menor que ele seja. No caso das franquias, a vantagem é que a Circular de Oferta de Franquia já traz bastantes informações antes mesmo da assinatura do contrato. Contudo, é importante ressaltar que é preciso ter um valor em caixa para sustentar os primeiros meses de operação, mesmo que o negócio demore um pouco para “engrenar”. Esse é um dos pontos-chave para o sucesso de muitas empresas.

Verificar os números apresentados pelas marcas

Além da previsão de custos, outros números são interessantes para quem está começando no mundo do empreendedorismo. É preciso saber o desempenho apresentado pelas unidades em operação nos anos anteriores, a tendência de crescimento, as estimativas de faturamento e os planos de expansão da marca. Tudo isso serve para dar mais segurança, principalmente quando pensamos no longo prazo.

A melhor forma de se certificar de que todos os cuidados foram tomados, é contando com a ajuda de uma consultoria especializada no mercado de franquias. Esse tipo de empresa conta com profissionais experientes no assunto, que prestam um auxílio mais completo e aprofundado para quem deseja começar e ainda tem muitas dúvidas e receios.

Se você deseja fazer parte desse movimento de empoderamento da mulher, a franquia é a alternativa mais segura. Com um modelo de negócio pronto e o apoio de um franqueador, o sonho de ser dona do seu negócio ficou ainda mais fácil de ser realizado. Afinal, o empreendedorismo feminino não é algo passageiro, mas sim uma mudança que veio para ficar!

Depois de todas essas informações e dicas, chegou o momento de você dar o primeiro passo em direção ao seu sucesso. Nós, da FranquiaZ, temos a experiência necessária para guiar sua caminhada no rumo certo. Entre em contato e converse com um de nossos consultores!

Compartilhe o artigo

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email
Share on twitter