Crescimento de franquias: veja como foi o primeiro trimestre de 2019

Começar uma marca do zero e entrar no mundo dos negócios é uma tarefa muito desafiadora. É preciso ter bastante conhecimento do assunto, suporte e segurança para se manter vivo em um mercado competitivo. Porém, existe uma maneira mais simples de agir: você pode aproveitar o crescimento das franquias e investir nisso.

Ao analisar os dados sobre o assunto vai saber que esse investimento é uma escolha realmente inteligente. Afinal, desde 2018 o crescimento de franquias está em alta e de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), só no segundo trimestre do ano passado o setor movimenta 44,4 bilhões. A previsão para 2019 é que haja um crescimento de 7% em unidades e redes.

O setor ainda apresenta entre 5% e 6% de estimativa para o aumenta na renda e do número de empregos. Você já percebeu que há inúmeros benefícios em aproveitar o crescimento das franquias e investir nelas, certo?

Sentiu curiosidade e quer saber mais sobre esse setor? Continue a leitura e descubra!

Faturamento de franquias em 2018

A área de franquias se mostra cada vez mais um investimento lucrado e que só cresce, ano após ano. Esse crescimento pode ser explicado pela retomada gradativa da expansão econômica brasileira, a inflação e os juros básicos da economia, melhores índices de confiança do consumidor e empresariado e o maior investimento em tecnologia e inovação. O resultado pode ser visto nos números de faturamentos do setor: 174,8 bilhões de reais.

O número das redes de franquias também aumentou, mesmo que não tenha apresentado tanta expressividade quanto a receita total. A alta foi de 1,1% e as marcas passaram de 2.845 para 2.877.

A partir do aumento no desenvolvimento de negócios as unidades também aumentaram no ano passado e passaram de 146.134 para 153.704. Isso corresponde a um crescimento de 5,2%. Além disso, mais vagas de trabalho foram abertas tanto temporárias quanto intermitentes: houve uma alta de 8,8% no crescimento de empregos.

Segmentos

No ramo de franquias existem uns segmentos que se sobressaem de outros quando o assunto é mais faturamento. Em 2018 foram a ‘’Alimentação’’, com 45,8 bilhões, ‘’Saúde, Beleza e bem-Estar’’, com 31,9 bilhões e ‘’Serviços e Outros Negócios’’, com 24,9 bilhões.

Casa e Construção

Esse segmento obteve o quarto melhor desempenho em termos de faturamento com uma lata de 8,6% no período. Com a retomada do setor de construção civil, especialmente pequenas reformas, o segmento prossegue em recuperação. Exemplo das principais redes: Astral Saúde Ambiental, Casa do Construtor e Portobello Shop.

Comunicação, Informática e Eletrônicos

Com uma receita 7,5% maior no período pesquisado, esse segmento aparece em quinto lugar em termos de alta no faturamento. Isso pode ser ocasionado devido ao reaquecimento do consumo em datas comemorativas como Natal e Black Friday, que impulsionam a retomada das vendas de produtos eletrônicos e a maior procura por serviços de reparo. Como exemplo de empresas nesse setor temos: as redes Arquivar – Gestão de Documentos, Gigatron e Varejoonline.

Porém, quando o assunto é variação, os principais segmentos da análise que apresentaram alta elevação foram o ‘’Entretenimento e Lazer’’ e ‘’Hotelaria e Turismo’’. O crescimento foi de 12,7% e 12,3% respectivamente.

O bom resultado primeiro setor ocorreu graças a maior procura por jogos virtuais e novos nichos explorados por buffets de festas e eventos com serviços de delivery. Alguns exemplos desse segmento em crescimento são as franquias Escape 60 e Viva Eventos.

O segmento de Hotelaria e Turismo teve como um dos principais motivos para o seu grande faturamento o reaquecimento do turismo no mercado interno. Isso foi bastante intensificado no 4º semestre do ano, principalmente com o uso intenso de canais digitais. Alguns exemplo desse segmento em crescimento: as redes CVC Brasil, Hotel 10 e TAM viagens.

Faturamento de franquias em 2017

Você já percebeu que o setor das franquias é uma área que só cresce, certo? Essa alta nominal de 2018 em relação a 2017 foi de 7,1%. Em outras palavras, a receita total saltou de R$ 163 bilhões para R$ 174 bilhões.

Em relação à geração de empregos, as franquias também mostraram um crescimento e fez com que cerca de 1,3 milhões de trabalhadores pudessem ter empregos diretos nesse setor.

Quando se fala no crescimento de unidades por setor os números também impressionam: houve um crescimento de 5,2% em 2018, segundo apontamento da Revista Franquia & Global Opportunities, o que configura mais do que o dobro da variação registrada entre 2016 e 2017. Isso pode ser validado devido ao desenvolvimento de novos formatos e modelos de negócios, além da expansão para fora das grandes capitais e maior disponibilidade de pontos comerciais.

Faturamento de franquias em 2019

Se no ano anterior os números de faturamento já estavam otimistas, para 2019 eles prometem impressionar ainda mais. O crescimento do faturamento total é de 10% comparado a 2017. Esses números correspondem a um avanço de 3% no número de unidades de franquias e 3% no número de empregos gerados no mercado.

No entanto, segundo dados da ABF, apenas 45% dos municípios brasileiros possuem franquias e ainda há muito o que ser explorado. A expectativa é o que, com as previsões otimistas para o setor, as pessoas invistam ainda mais em franquias e faça o setor ser a principal referência de um consumidor mais empoderado.

Franquias de educação

Por exemplo, um setor que se destaca bastante quando o assunto é investimento é o de Educação. Os serviços educacionais apresentam um ótimo custo/benefícios e apresentaram um desempenho de 3,071 bilhões no terceiro semestre de 2018. Ou seja, em dois anos a variação do crescimento foi de 6,3%.

Então, os dados apresentados comprovam o crescimento de franquias, a consistência desse mercado e as oportunidades de geração de emprego que isso pode ocasionar. Além do mais, conforme mencionado, há segmentos mais oportunos e seguros que outros, como o da educação. Por meio de dados e estudos é possível escolher qual a melhor oportunidade para você entrar nesse tipo de negócio.

Então, gostou do nosso post? Aproveite a visita ao blog e leia também nossas dicas para você saber em que investir!

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.