5 dicas para gerenciar sua rede de franquias

Uma estratégia para expansão de uma empresa é o Franchising. Veja 5 dicas para você gerenciar uma rede de franquias com qualidade.

Uma boa estratégia para expansão de uma empresa pode ser através do Franchising ou franquias, ou seja, um sistema de licença no qual o dono da marca (franqueador) oferece para que esta possa ser explorada pelo empreendedor interessado (franqueado).

Esse sistema está bastante em alta no país devido à grande quantidade de pessoas interessadas em abrir o próprio negócio aliada às empresas que desejam expandir e desenvolver a sua marca.

No entanto, este deve ser um processo cuidadoso e muito bem pensado, afinal de contas é a sua marca que está em jogo. Por isso, listaremos neste artigo 5 dicas essenciais para você gerenciar sua rede de franquias, mantendo a qualidade e o bom uso da sua rede de lojas.

1. Ter um plano de marketing

Um bom plano de marketing é que vai atrair o franqueado e convencê-lo do poder real da marca, que vai fazer com que ele acredite que deve seguir o caminho sugerido pelo franqueador.

O franqueado deve ser o primeiro cliente a ser conquistado pela franquia. E dele depende o engajamento necessário para que o que é apresentado nas propagandas seja realmente reproduzido na empresa, com os consumidores.

2. Replicar a qualidade do produto

É essencial para fortalecer a marca e continuar gerando lucros, afinal foi por isso que o franqueado escolheu aquela franquia.

Para isso, é preciso pensar em alguns cuidados que envolvem processos de negócio, logística, qualidade da matéria prima, bom relacionamento interpessoal entre equipe e gestor e entre franqueado e franqueador.

3. Manter um sistema de gestão para franquias

Um sistema sólido e eficiente é garantia de satisfação para ambas as partes interessadas, franqueado e franqueador, uma vez que é possível fazer todo o controle financeiro do negócio, mantendo o padrão necessário à empresa.

Esse sistema de gestão faz o controle de compra e venda de produtos, orçamentos, receitas e despesas, estoque, e todas as outras tarefas inerentes a este setor, além da integração entre os demais setores que dependem um do outro para funcionar.

4. Cuide da logística

A logística pode inviabilizar ou não um processo de franquia. Por isso, merece foco e dedicação do franqueador e também do franqueado, que depende da pontualidade e da qualidade dos produtos para receber a satisfação do consumidor como retorno.

A logística de distribuição de produtos pode variar muito de uma franquia para a outra, mas nunca deve pecar pela ineficiência e sempre deve focar na satisfação do cliente.

5. Boa relação com o franqueado

Toda relação, seja ela pessoal ou profissional, envolve riscos e conflitos. Com as franquias não é diferente.

Investir em capacitação de equipe, bom relacionamento interpessoal, um bom sistema de gestão para cuidar dos recursos financeiros é uma medida que facilita o processo de gestão de pessoas e colabora ainda para manter o serviço com a qualidade original.

Franqueado X Franqueador

A incompatibilidade de ideias e valores já foram responsáveis pelo fracasso na hora de gerenciar sua rede de franquias. Além de ser um prejuízo financeiro para as partes envolvidas ainda gera uma triste sensação de frustração profissional.

Por isso, um bom relacionamento entre quem cede a licença e quem recebe o direito deve ser cultivado desde o começo da negociação.

O franqueador deve exercer o seu papel de liderança e servir de espelho para o bom desenvolvimento do franqueado. Este por sua vez deve ter em mente que está comprando, além de um negócio, valores, ideias e deve reproduzir a missão da empresa.

Não faz sentido abrir uma franquia se não for para seguir o que está no roteiro apresentado pelo dono da marca.

Claro que sempre deve haver espaço para sugestões e negociações. Além disso, agradar a todos não é uma tarefa muito provável, porém tudo deve ser voltado para a satisfação do cliente e todas as desavenças devem ser eliminadas ou muito bem acompanhadas.

Como pudemos ver, gerenciar franquias é responsabilidade dupla, de franqueado e franqueador. Para facilitar esse processo, várias práticas se fazem necessárias e dentre as que citamos, destacamos a importância de manter um sistema de gestão para franquias como o Gestão Click que facilite o controle e planejamento da sua gestão financeira.

Afinal, sem planejamento e organização o seu negócio não alcançará o sucesso que você tanto deseja e luta para conseguir.

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