Franqueador: O que você precisa para ter sucesso na expansão de franquias?

Sucesso na expansão de franquias

Abrir de uma rede de franquias com certeza é um dos caminhos mais seguros e eficazes para expandir os negócios.

Porém, crescer de maneira eficiente é uma das principais preocupações dos empresários, uma vez que esse universo de investimento é um tanto imprevisível.

As franquias são opções inteligentes já que o modelo, o nicho e o público do negócio já estão formados, sendo necessário apenas aumentar essa atuação.

Com isso, quase sempre o sucesso na expansão de franquias é garantido.

 

Expansão de franquias

 

Atualmente, esse modelo de negócio é um dos mais rentáveis e positivos para as empresas.

Só no primeiro trimestre deste ano a receita do setor registrou um crescimento de 5,1% em relação ao mesmo período de 2017, segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Tal dado só demonstra que os empresários e investidores têm tomado o mesmo rumo para crescerem e que as franquias são uma tendência para os próximos anos.

Tanto para a franqueadora em potencial como para o franqueado que investirá, essa expansão é uma porta de entrada para um empreendedorismo mais profissional e rentável.

Nos detalhes referentes à abertura de franquias, como a escolha do empresário adequado ao perfil do negócio ou aos locais que serão abertas as novas unidades.

O estudo de público de cada local e como atingi-los, entre outros, devem ser tomados com a maior cautela possível para que dê certo.

Muitas pessoas, quando decidem expandir sua empresa com o lançamento de franquias – ou já expandiram e querem aumentar ainda mais as unidades – entram em êxtase, o que acaba prejudicando a análise de mercado necessária.

Por isso, separamos algumas dicas para que você tenha sucesso na expansão de franquias.

 

Escolha bem os franqueados

 

Antes de pensar em onde instalar suas novas unidades e em toda a parte operacional da mesma, é preciso achar franqueados que queiram investir na sua franquia.

Sem eles, nada é possível.

Para isso, é preciso atraí-los e despertar nos mesmos o interesse pela sua empresa.

Muitas já estão consolidadas no mercado de atuação, já nem precisam mais passar por essa fase de atração de franqueados, já que o interesse de empreendedores é grande.

Ao conseguir atraí-los, o momento da seleção é muito importante.

Você não pode escolher qualquer pessoa para levar o nome da sua empresa.

É preciso analisar o perfil, o histórico profissional, o lado pessoal do candidato, os interesses, entre outros detalhes que irão lhe dizer se aquela é ou não a pessoa certa para expandir seu negócio.

Quem nunca atuou no nicho ou nunca foi empresário, por exemplo, já não é qualificado o bastante para essa tarefa.

Com isso, os chamados “leads qualificados” terão muito mais chances de fazer o seu negócio lucrar e prosperar ainda mais.

Uma vez que já possuem os conhecimentos necessários sobre o ramo e sobre a atividade em questão.

 

Pense no local

 

O primeiro passo e um dos mais relevantes para o sucesso do novo empreendimento é a pesquisa do local em que o mesmo será instalado.

Isso engloba dados tanto geográficos, como de interesse do público local.

Mapear a área de atuação é de extrema importância, pois só assim, você poderá entender quem são e o comportamento dos seus futuros clientes da região, os concorrentes no entorno, a movimentação da rua ou avenida, os horários de mais movimento, entre outros detalhes.

Uma das formas mais eficazes de definir o local é se basear no escopo usado para a abertura das primeiras unidades do negócio.

Como locais mais simples ou mais sofisticados, de fácil acesso ao transporte público, para um público mais segmentado, locais mais baratos ou não etc.

Claro que as coisas podem mudar após a instalação da unidade, como a remoção de algum ponto de ônibus.

Ou o aparecimento de um concorrente novo nas proximidades, uma mudança de padrão econômico do local, entre outras.

Porém, esse estudo se faz totalmente necessário para o começo do negócio.

 

Orientado ao consumidor

 

É importante ressaltar que essa escolha não deve obedecer e se adequar às vontades do franqueador ou do franqueado, mas sim do cliente.

O mesmo deve se sentir bem e se encaixar no ambiente escolhido, independentemente do nicho do negócio.

Outro detalhe relevante é a padronização do espaço, após escolhida a localização da expansão.

Fachada, cores internas, mobílias, atendimento, uniformes, sistemas, entre outros detalhes permitirão uma melhor identificação por parte dos clientes sobre o seu negócio.

Além claro de ser mais fácil para expandir sem alterações.

 

Dê suporte para o seu franqueado

 

Após instalada, a importância agora está com as operações da nova unidade.

Para isso, é preciso que a franqueadora oferece um suporte técnico e administrativo para o franqueado, mesmo este sendo o responsável pelo negócio.

Além disso, invista em treinamentos tanto para o franqueado, como para os novos funcionários.

Isso é de suma importância para que estes entendam as metas, objetivos, missão e valores da empresa e trabalhem do mesmo modo que o seu negócio.

Dar esse suporte também é uma forma de supervisionar as atividades, o atendimento e rendimento da equipe.

Assim, fica mais fácil identificar falhas ou pontos positivos das operações.

 

Invista de marketing digital

 

Após instalada a franquia e pronta para atuar, é importante investir em técnicas para atrair clientes, por mais que a marca já seja reconhecida.

Afinal, empresa sem cliente, não lucra.

Atualmente, uma das formas mais eficazes de atingir o público desejado, de maneira segmentada, é investindo em marketing digital.

Assim, esse setor publicará conteúdos relevantes e se comunicará com os seus futuros clientes mais rapidamente, em diferentes meios de comunicação, como redes sociais, blog e site da empresa.

Além disso, aplicar as técnicas do CRM – Customer Relationship Management, também é uma forma de melhorar a relação da empresa com o cliente e atrair mais deles para o negócio.

O CRM é o responsável pelo gerenciamento de todas as relações com o cliente atual e em potencial, a fim de manter um contato próximo com o mesmo e garantir oportunidades de venda.

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