Entenda de uma vez como funciona uma franquia da Natura

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Você sabia que o setor de cosméticos é um dos poucos setores que estão crescendo em meio à crise financeira no Brasil? Por si só, esse é um fator de escolha para quem estuda abrir uma franquia. Nessa área, sem dúvida alguma, abrir uma franquia Natura é uma ótima opção.

Fundada em 1969, em São Paulo, a Natura é uma das marcas de higiene e beleza mais reconhecidas no mundo todo. Além da própria qualidade da sua diversificada linha de produtos, a marca é engajada na causa ecológica — ela ocupa a 15ª posição na lista das companhias mais sustentáveis do mundo pela Corporate Knights.

Recentemente, houve a aquisição da Avon por parte da Natura, o que fez a empresa brasileira se tornar, globalmente, o quarto maior grupo do ramo, com cerca de 3 mil lojas espalhadas por mais de 100 países, cujo valor de mercado supera 11 bilhões de dólares.

Já pensou no quanto esse momento tão importante para a marca pode significar uma oportunidade e tanto para empreendedores que buscam mais segurança no investimento? Continue a leitura deste artigo para mais detalhes sobre como abrir uma franquia Natura!

 

Funcionamento do modelo de franquia Natura

A Natura aderiu ao franchising há pouco tempo, mais precisamente em 2017, tendo como alvos os consultores que trabalham com revenda dos produtos que já tinham o próprio estabelecimento, visando a estimular o empreendedorismo e, ao mesmo tempo, proporcionar ao consumidor experiências mais atreladas à marca.

O foco em desenvolver estratégias junto aos consultores, por meio do modelo chamado “Aqui Tem Natura”, tem contribuído significativamente para o crescimento das unidades pelo país. Contudo, a companhia também oferece a possibilidade para investidores em geral.

Em ambos os casos, o franqueado recebe cursos e treinamentos que visam a prepará-lo para administrar a loja. Ou seja, a própria Natura se responsabiliza pela capacitação e por orientar o empreendedor acerca de algumas questões, tais como: estratégias de vendas, marketing e recrutamento de pessoal.

Ao fechar parceria com a companhia, o franqueado é incumbido de gerenciar a loja seguindo as diretrizes, metodologias e princípios ligados à marca, a qual tem o seu direito de uso concedido ao estabelecimento. Normalmente, é cobrada uma taxa de Royalties sobre as vendas e, também, uma taxa de franquia.

 

Valor de investimento e gasto médio

Quanto ao investimento mínimo para a abertura de uma franquia Natura, as informações, por questões estratégicas, não são disponibilizadas publicamente pela empresa, que já garantiu, via imprensa, que os valores são bem mais competitivos do que o habitual no mercado.

Contudo, em um formulário de referência, é descrita a natureza das cobranças sobre o franqueado. De acordo com o documento, a companhia cobra do franqueado um montante fixo, no início do contrato, referente a:

  • cursos, treinamentos e consultorias;
  • enxoval (produtos específicos a serem utilizados na loja do franqueado) e inauguração;
  • fundo de propaganda (entrega mensal de vitrines); e
  • direitos de uso da marca “Natura”.

Tratando-se de uma franquia com loja física, o investidor deve considerar, também, o investimento em espaço. Afinal, ao analisar a proposta do franqueado, a Natura leva em conta a localização em que a loja será instalada. Obviamente, o custo de locação/aquisição é proporcional ao potencial de retorno do ponto comercial.

Como não há divulgação oficial do investimento para abrir uma franquia Natura e os demais custos envolvidos variam bastante por região, o que esperar na hora de se reunir com os representantes da companhia? Nesse caso, convém se basear nos valores praticados por outros players do setor.

 

Preços praticados pela concorrência

O Boticário, líder de franquias no ramo (com mais de 3,5 mil unidades no Brasil), requer investimento total de R$ 510 mil, isento de taxa de franquia, mais taxa de Royalties. O faturamento médio mensal gira em torno de R$ 70 mil.

Pelo fato de a Natura ter iniciado há pouco tempo sua expansão de lojas físicas por meio de franquias, a tendência é que o investimento seja menor em relação à sua maior concorrente em território nacional.

 

Processo e requisitos para se tornar franqueado

Assim como em todos os tipos de empreendimento, o processo para assumir uma franquia exige muito estudo e planejamento. A diferença, no entanto, é que a Natura participa diretamente dessa etapa a partir da análise de proposta.

Por exemplo, o time de especialistas da empresa faz levantamentos sobre a região como um todo, tendo em vista medir o potencial de retorno sobre investimento e se há, de fato, viabilidade no projeto. Porém, como veremos a seguir, a avaliação não se resume a isso.

A companhia analisa, por meio de entrevistas, o perfil do candidato a franqueado, considerando os seus objetivos, a experiência (ou não) com vendas de produtos de beleza e higiene, o nível de conhecimento em gestão empresarial, entre outros aspectos relevantes.

 

Oportunidade para consultores e representantes

A Natura tem 1,7 milhão de consultores (1,1 milhão no Brasil e 600 mil na América Latina). Reconhecendo o esforço e o desejo que muitos deles têm em abrir um negócio filiado à empresa, hoje, esse público ganhou a possibilidade exclusiva de abrir uma franquia Aqui Tem Natura.

O primeiro passo para fazer isso acontecer é a inscrição pela página de acesso do consultor. Em seguida, os especialistas da Natura fazem um planejamento de acordo com os objetivos do franqueado e considerando a viabilidade do ponto escolhido para a abertura da loja.

Aprovado o projeto, a própria empresa encaminha um time de arquitetos, o qual transformará o espaço numa loja completamente alinhada com a marca. Antes da inauguração, o empreendedor recebe treinamentos e workshops fundamentais para gerenciar os negócios.

Como vimos ao longo do conteúdo, a visão expansionista da marca, os gastos médios e o balanço positivo do setor, que não se abala com o cenário econômico conturbado, estão entre as maiores razões para os modelos de franquia Natura entrarem no radar do empreendedor.

 

Mesmo diante de tantas informações no blog, os receios e as dúvidas ainda o cercam? Entre em contato com os experts da Franquia Z para receber toda a assessoria e o suporte essenciais à sua tomada de decisão!

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