Quanto custa uma franquia do Boticário?

Quanto custa uma franquia do Boticário?

Lado a lado com o setor de alimentação, beleza e cosmética estão os modelos de franquias mais tradicionais no Brasil.

No último estudo da ABF sobre as 50 maiores marcas por unidades uma rede deste setor teve grande destaque: franquia O Boticário.

Como líder do setor, foram registradas 3.762 lojas em território nacional.

Destas, 3.534 são apenas de franqueados!

 

Interessado em saber quanto custa uma franquia do Boticário?

 

E se dissermos que a empresa marca presença também no exterior?

Ou que ela se situa em um setor promissor para investimentos?

Sabemos que o Brasil é quarto do mundo em consumo de itens para higiene pessoal e beleza.

O faturamento anual do segmento chega aos 30 bilhões de dólares segundo o Euromonitor.

Claro que em um mercado tão rentável é natural haver grande competitividade.

Justamente o contexto onde investir em uma marca de renome faz toda a diferença.

Se você está planejando empreender no caminho descrito, trataremos sobre o investimento neste artigo.

Todo o custo necessário para entrar na rede de cosméticos e perfumaria será descrito nos tópicos seguintes.

Antes, vamos entender o histórico da marca em questão.

 

História do Boticário

 

A história do Boticário começou no ano de 1977.

Fundada por Miguel Krigsner, em Curitiba, era a princípio uma farmácia de manipulação.

Entre as maiores varejistas do país atualmente, a marca foi pioneira ao adotar o sistema de franchising.

A primeira franquia chegou ao mercado já em 1980.

Um ano antes, havia sido aberta a primeira loja exclusiva da empresa.

Isto foi possível devido ao fato de que Krigsner passou a fabricar suas próprias criações ao invés de manipulações.

A expansão internacional aconteceu em 1986, quando as primeiras unidades foram abertas em Portugal.

Atualmente a franquia O Boticário possui cerca de 600 pontos de venda espalhados pelo mundo.

Ademais, a própria empresa é responsável por toda a cadeia que vai da concepção à distribuição nos pontos de venda.

Ou seja, a companhia exerce função de pesquisa, laboratório, fábrica, logística, varejo e marketing.

Além disso, novas marcas foram derivadas a partir do Boticário ao longo do tempo.

São elas Eudora, Make B, Quem Disse Berenice?, The Beauty Box, Nativa Spa e Skingen.

Ao total o grupo produz 300 milhões de produtos anualmente.

Veja a seguir quais os modelos disponíveis para abertura de uma unidade da marca.

 

Modelos de franquias O Boticário

 

Os dois modelos de franquias oferecidos pelo Boticário são a loja e o quiosque.

O último é quase sempre instalado em grandes Shoppings, enquanto o primeiro pode localizar-se na rua.

Os valores e detalhes para cada opção de acordo com dados divulgados pela ABF são:

 

Modelo de loja O Boticário

  • Investimento total: a partir de 510 mil reais;
  • Taxa de franquia: não é cobrada;
  • Taxa de Royalties: Percentual sobre as compras – O valor exato não é informado;
  • Faturamento médio mensal: por volta de 70 mil reais;

 

Modelo de quiosque O Boticário

  • Investimento total: entre 105 mil e 220 mil reais;
  • Taxa de franquia: não é cobrada;
  • Taxa de Royalties: Percentual de 38% sobre as compras;
  • Faturamento médio mensal: por volta de 70 mil reais;

 

Embora não seja considerado franquia, a empresa oferece ainda o modelo de venda direta.

O famoso atendimento de porta em porta é tradicional no ramo de cosméticos.

Neste sistema a cada venda efetuada com o cliente um pedido é feito ao fornecedor pelo produto em questão.

 

Retorno do investimento

 

O empreendedor que inicia o seu papel de fraqueado naturalmente quer saber quando conquistará o retorno do seu investimento.

O Boticário informa que o prazo se situa entre 18 e 36 meses.

Quanto ao faturamento médio mensal, sabe-se que para lojas é possível até 70 mil reais, dependendo da localização do ponto.

Lembrando que a área mínima para este modelo é de 45 m².

Já para o quiosque as medidas de instalação são de 4 m².

É também necessário em todos os casos que o ponto comercial seja avaliado pela marca.

Esta averiguação pretende confirmar se o local está de acordo com os padrões da empresa.

No tocante à taxa de lucratividade, esta se encontra entre 8% e 10% do faturamento bruto da unidade.

O valor é considerado um dos melhores do setor.

A média de funcionários para uma loja fica em torno de seis pessoas.

Tudo isto esclarecido, vamos resumir quanto custa uma franquia do Boticário.

 

Quanto custa uma franquia do Boticário?

 

Como visto anteriormente o valor inicial a ser investido pelo franqueado depende do modelo de negócio escolhido.

Portanto, os custos iniciam em R$ 105 mil e se estendem aos R$ 510 mil, para quiosque e loja respectivamente.

Neste montante estão inclusos os custos de montagem e adequação do espaço, assim como o capital de giro necessário.

O Boticário recomenda para os interessados em manter uma unidade que um capital inicial de R$ 50 mil esteja disponível.

Através deste dinheiro poderá ser feita a manutenção nos primeiros meses, assim como se poderá criar o primeiro estoque.

Dentre as regras a serem respeitadas pelo investidor contam o layout da loja e as ações promocionais da marca.

Ademais, a rede demanda uma compra mensal mínima dos seus produtos.

Quanto às exigências para o perfil do franqueado, além da identificação, a principal é a experiência de 12 meses no varejo.

Há ainda de se observar, no que diz respeito à localização, a distância entre as lojas da marca.

Este detalhe pode inviabilizar determinadas áreas desejadas pelo empreendedor.

 

Como abrir uma franquia da marca O Boticário

 

Sabendo quanto custa uma franquia do Boticário e pesando as exigências e benefícios, é hora de fazer o pedido.

Os interessados em entrar para a rede devem acessar o site da marca e preencher o formulário disponibilizado.

Também é possível requerer por telefone.

Uma vez que o pedido tenha sido aceito a empresa entrará em contato.

A partir daí ela dará andamento às etapas seguintes junto ao candidato.

Logo depois o Manual da Franquia será entregue ao administrador da futura unidade.

É neste material que ele poderá se inteirar a respeito de regras e condições da franqueadora.

Você está pronto para investir em um dos setores mais lucrativos do franchising brasileiro?

Quer a segurança de uma marca consolidada e reconhecida no mercado para iniciar este empreendimento?

Então aproveite as informações citadas neste artigo e considere os benefícios de ser um franqueado do Boticário.

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