Caso Kopenhagen – O que fazer para proteger sua marca

Caso Kopenhagen

Neste mês de julho – em um ano em que a pandemia do COVID-19 já prejudica muitos de nós empresários, tivemos um fato que nos fez refletir sobre os cuidados e alertas que devemos ter com nossas marcas.

A situação acabou expondo a marca, não entrando no mérito da veracidade dos fatos (você pode buscar na mídia – suspeita de lavagem de dinheiro Flavio Bolsonaro envolvendo a marca).

Quando a seleção de um franqueado é feita, além de entendermos se o perfil está adequado com a persona que desenhamos, também devemos olhar para a situação financeira do interessado.

Sinta-se à vontade em pedir uma declaração financeira. Seja do gerente do banco ou até mesmo – em alguns casos – a cópia do Imposto de Renda.

Não existe constrangimento nisso.

Quando você explicar a ele que sua preocupação é focada no sucesso dele, é frisar sobre a necessidade do capital de giro, é entender qual necessidade que ele terá de retiradas de capital da loja, se possui outras rendas, ele perceberá que está entrando em uma rede séria e com interesse que a unidade que ele vai montar, tenha sustentabilidade e longevidade.

A verdade é que a gestão da loja é de competência e fica a cargo do franqueado.

Sendo assim, o que podemos fazer?

Uma sugestão é o acompanhamento mensal da DRE (Demonstrativo de Resultados) da unidade por parte da franqueadora.

Estabeleça com o franqueado a rotina de, até dia 05 do mês seguinte, a DRE ser enviada a você.

Ensine-o a fazer, forneça um modelo (caso o sistema de gestão da rede não possua um modelo).

Através dela, você poderá acompanhar o faturamento, bem como as despesas do mês, dando-lhe uma visão financeira de como está indo o negócio.

E, por último, não menos importante, caso algo ocorra que possa impactar sua rede de franqueados, comunique-os o quanto antes.

Franqueados sentem-se mais seguros com as palavras do franqueador.

Afinal, foi em você, em sua marca, que ele confiou e depositou seu dinheiro, seu tempo e seus sonhos. 

Mas sabemos que algumas  situações são inevitáveis de acontecer, mesmo com todas as etapas cumpridas, nos fogem ao controle. Faz parte do jogo.

Gestão da crise é o grande desafio. O importante é você estar presente e ativo  junto da sua rede sempre que a bomba estiver por estourar.

Sucesso e boa sorte!

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.