A importância do Tempo de Resposta em Vendas

Tempo de Resposta em Vendas

Quanto tempo você gasta para responder um lead?

Você sabia que o tempo de resposta pode ser um fator determinante de satisfação?

Responder com agilidade às solicitações de um lead é fundamental para um atendimento de qualidade.

Porque quanto mais ágil for o retorno maior a CHANCE DE VENDA e melhor será a percepção dele sobre a marca.

No entanto, muitas empresas ainda subestimam essa importante métrica e ignoram que o tempo de resposta ou RESPONSE TIME, é uma forma essencial para avaliar o sucesso do seu processo de vendas.

Nesse artigo, vou explicar melhor o que é e como funciona.

Response Time ou tempo de resposta

É a métrica que determina o tempo médio de resposta do time de vendas, ou seja, ela designa o tempo que um vendedor demora para responder a um lead que “levantou a mão” e pediu um contato comercial.

A ideia é conseguir falar com o lead enquanto ele tem interesse e está com a compra em mente.

Mas por que é tão importante falar com um lead rapidamente?

Existe uma relação clara, comprovada por diversas pesquisas, entre conversão de leads e tempo levado para entrar em contato.

Podemos dizer que a “porta da oportunidade” é aquele período em que o lead está aberto para conversar, interessado na oferta e/ou disponível para iniciar uma negociação.

Quanto mais tempo o vendedor demora para ligar para um lead, menores as chances de conexão e qualificação.

Responda rápido = ganhe vendas

Pesquisa realizada pela Read Response Management Survey e do The Ultimate Contact Strategy, comprova como a velocidade de contato com um cliente em potencial pode otimizar os resultados:

  • Há 21 vezes mais chances de um lead se qualificar, ou mesmo entrar no processo de vendas, se ele for contatado dentro de 5 minutos, do que 30 minutos depois do contato.
  • De 5 para 10 minutos, a chance de qualificar um lead na primeira chamada é 4 vezes menor.
  • Falar com um lead no primeiro minuto após a levantada de mão pode aumentar em quase 400% a chance de conversão.
  • Já nas empresas brasileiras, segundo a Inside Sales Benchmark 2017, somente 58% dos respondentes abordavam um lead inbound em até uma hora da levantada de mão e 13% demoravam mais de 24 horas para fazer a ligação.

Assim como acontece com outras métricas, o tempo de resposta, ou response time, serve como um termômetro da sua operação.

Através dele, você saberá:

  1. Se sua operação está aproveitando ao máximo as oportunidades que chegam via inbound;
  2. Quantos deles são deixados na mesa por falta ou tentativa de contato por parte do vendedor;
  3. Como está a sua taxa de conexão (e se poderia estar melhor);
  4. O que pode ser melhorado na sua operação de Inside Sales.

Conclusão

A conclusão é que vendedores “lentos” (e processos que não priorizam levantadas de mão) perdem oportunidades de vendas.

Aproveitar o momento exato em que o lead está interessado em seu produto é uma excelente oportunidade para seu time de vendas engajar-se com leads que já estão prontos para a compra, antes de seus concorrentes.

Por isso, o interesse de um potencial cliente deve ser sua prioridade.

O timing para que um vendedor entre na jornada do comprador faz toda a diferença no resultado.

Agora que você já sabe que o tempo de resposta é uma métrica essencial para o sucesso de Vendas, que tal colocar as mãos na massa hoje mesmo?

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