O que é ABF?

Em todos os setores da economia, instituições e indivíduos unem forças em prol de maior representatividade e liberdade de ação.

No ramo das franquias não é diferente, como podemos comprovar pelo papel desempenhado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) ao longo dos anos.

Você sabe, contudo, o que é ABF?

É natural que empreendedores iniciantes no setor tenham suas dúvidas a respeito da organização.

A Associação Brasileira de Franchising é uma entidade que não possui fins lucrativos.

Seu objetivo é promover o desenvolvimento dos sistemas de franquias, além de divulgá-los.

Tanto nos seus aspectos técnicos, quanto institucionais.

Para entender melhor a história desta instituição e sua atuação no mercado brasileiro preparamos este texto.

Continue a leitura e entenda o que é ABF a seguir.

História da ABF

Presente no país há mais de 30 anos, a entidade foi criada para regularizar e profissionalizar o setor de franquias.

Quando iniciou suas atividades, havia apenas 11 marcas operando dentro de um sistema franqueado no Brasil.

Foi assim que em 1987 um grupo de empreendedores e consultores fundaram a ABF.

Os impactos da Associação Brasileira de Franquias foram rapidamente sentidos no mercado.

Já em 1991, quatro anos após a sua criação, o número de franqueadoras subiu para mais de 350 empresas.

Mesmo no clima economicamente hostil que assolava o país na década de 90, a entidade manteve papel ativo.

Com o tempo, o setor de franquias firmou-se para chegar naquilo que hoje conhecemos.

O que é ABF na prática: atividades promovidas pela instituição

A ABF promove cursos, simpósios, conferências, seminários, palestras e também encontros para formação técnica em franchising.

Estas atividades visam beneficiar os associados e estimular a expansão das franquias no país.

Para isso a associação reúne em seus eventos franqueados, franqueadores, consultores e prestadores de serviço do setor.

Vale lembrar que ela criou também o primeiro curso de MBA sobre franquias da América Latina.

Este foi o fruto de uma parceria com a FIA/PROVAR.

A atuação da ABF junto ao governo brasileiro também é relevante.

Afinal, sem uma política nacional para o setor, muito do trabalho da instituição estaria perdido.

O Brasil é, inclusive, um dos países seletos que possuem uma lei dedicada exclusivamente ao franchising.

No setor financeiro, a entidade firmou acordos com bancos nacionais para melhorar o relacionamento de fraqueados e franqueadores.

Além disso, mantém convênio com a Apex-Brasil a fim de fomentar a exportação de franquias brasileiras.

Impacto Internacional

É pelas razões acima expostas que a ABF se destacou internacionalmente como uma entidade de natureza empreendedora.

A associação fundou o World Franchise Council, ou WFC, uma congregação com importantes associações de todo o mundo.

Além de fazer parte da Associação Internacional de Franquias, a ABF é membro da Federação Européia de Franchising.

Assim como integra a Federación Iberoamericana de Franquicias, a FIAF.

O intercâmbio com estas entidades do exterior permite trazer para o país muitos elementos que contribuem para o nosso crescimento.

São atualizações com o que há de melhor em práticas, informações e experiências do mercado de franquias internacional.

Levar nossas marcas para o exterior é outro objetivo alcançado nestas relações.

Não à toa, o número de empresas brasileiras com operações em outros países só aumentou nas últimas décadas.

As franquias no Brasil

Conhecendo o que é ABF, você se inteira também dos resultados da atuação desta entidade no nosso país.

Nestes mais de 30 anos muitos foram os benefícios agregados.

Nosso franchising encarou crescimento de 14% ao ano durante a crise econômica, superando a taxa de crescimento do PIB brasileiro.

A Associação Brasileira de Franchising certamente teve grande contribuição para o êxito do setor.

É por isso que atualmente o Brasil se encontra entre os países com maior número de redes de franquias segundo a WFC.

A tendência para este mercado é continuar crescendo nos anos vindouros.

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.