Como abrir uma franquia da Barato Express? Entenda tudo aqui!

Se você acha que, em meio a uma crise econômica no país, uma empresa não consegue ter sucesso, é preciso conhecer a franquia Barato Express e a criação de seu novo modelo de negócio. Depois de quase fechar as portas por não conseguir vender seus produtos, esse empreendimento reduziu os preços das peças e conquistou um faturamento milionário.

Parece história de ficção, não é? No entanto, isso realmente aconteceu com os administradores Sebastian Raimondi e Alexandre Stamm, em Osasco, São Paulo. O comércio de roupas que eles gerenciavam, mesmo que atraísse o público, não conseguia converter muitas vendas. Afinal, o país estava no auge da crise de 2016, com alta no desemprego e inflação.

Depois de tentarem diversos tipos de intervenções para contornar a situação, os empresários ouviram críticas de uma cliente sobre o alto preço dos produtos e tiveram a ideia de realizar uma queima de estoque por R$ 10. Feito isso, o negócio seria encerrado.

O resto da história você já deve imaginar: em vez de fechar, essa medida adotada se mostrou um caminho para a empresa seguir em frente. Com preços baixos e únicos, houve um aumento no público e, em 3 dias, mais de 30 mil peças foram vendidas. Pouco tempo depois, a empresa abriu franquias com mais 8 lojas e, hoje, fatura milhões anuais.

Fantástico, não é mesmo? Se quiser saber mais sobre esse negócio, continue a leitura e descubra!

Como funciona a franquia Barato Express?

Com o tempo, a demanda pelos produtos da loja aumentou e houve uma readequação dos preços cobrados nos itens para R$ 20. Porém, há, ainda, uma área promocional com produtos vendidos por R$ 12. Atualmente, além de itens de cama, mesa e banho, há roupas. Tudo isso com um preço bem mais acessível do que o consumidor costuma encontrar.

A partir da filosofia de unir preço baixo e qualidade, o empreendimento inaugurou 10 lojas em 2017 e pretendia abrir mais dez novas até o final do ano passado, planejando fechar 2019 com um faturamento de R$ 10 milhões.

Para conseguir isso, o foco foi o estado de São Paulo. Além de essa região apresentar a melhor economia do país, ela oferece diversas oportunidades de crescimento no comércio, como a elevação de mercado do público popular — segundo uma pesquisa, o volume de consumo dessa população cresce cerca de 31% ao ano. O foco nesse tipo de público foi muito comum no Brasil durante o final da década de 1999 e o início dos anos 2000.

Outra razão que influencia na escolha de São Paulo como o centro da franquia Barato Express é a busca por um crescimento do empreendimento de forma inteligente. Afinal, como os donos nasceram nessa região, o contato próximo com os franqueados replica o seu know-how e garante o suporte necessário para que o negócio se desenvolva de forma equilibrada e sustentável.

Atualmente, a Barato Express conta com franquias em diferentes bairros da capital de São Paulo e em cidades do estado, como Carapicuíba, Osasco e Guarulhos.

Quais as vantagens desse modelo de negócios?

A franquia Barato Express conta com um alto suporte e apoio ao franqueado desde a assinatura do contrato. O apoio inclui:

  • treinamento da equipe;
  • diretrizes de projeto da loja;
  • implantação da unidade;
  • pedido de produtos;
  • ajuda na operação e na gestão estratégica de negócio.

O suporte ao franqueado abrange:

  • treinamentos e reciclagens periódicas;
  • manuais de operação para todos os setores que englobam o negócio;
  • assessoria técnica para venda de produtos e prestação de serviços;
  • programas regulares de treinamento;
  • visitas periódicas de um consultor de campo para orientação ao cumprimento das metas.

A Barato Express atinge a marca de 800 mil peças vendidas por ano e foi pioneira em um modelo de negócio que revolucionou o mercado de franquias ao adotar o conceito de preços únicos e baratos e seu crescimento constante.

Tudo isso sem desconsiderar a comunicação visual, que inclui um design sofisticado, digno de lojas de Shopping Centers. Afinal, não é porque o consumidor quer pagar pouco que gostaria de estar em um estabelecimento com um visual desleixado, certo?

Crescimento de mercado de varejo de moda

Além do mais, segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a estimativa é de que, até 2021, o mercado de moda no Brasil tenha um crescimento acumulado de 13%, com média de 3,1% ao ano. Isso levaria a um recorde de produção de 6,68 bilhões de peças. E, ainda, só em 2018, o mercado de varejo de moda movimentou mais de R$ 200 bilhões.

Para quem esse tipo de franquia é indicado?

Além de residirem no estado de São Paulo, é importante que os franqueados gostem e saibam interagir com o público popular para entregar o que ele quer e otimizar a filosofia da franquia de vender produtos baratos e com qualidade.

Como ter sucesso com a franquia?

Escolher um ponto comercial em locais com alta movimentação de passantes do público popular, além de fazer uma boa gestão de estoques e conseguir manter a equipe e os clientes satisfeitos são quesitos essenciais para ajudar sua franquia Barato Express a ter sucesso.

Então, percebeu que nem sempre a crise econômica serve como desculpa para desistir do empreendimento? O sucesso da franquia Barato Express é prova disso. Se você quiser entender mais sobre o assunto, conte com consultorias especializadas — como a da Franquia Z — e alcance números mais positivos no negócio.

Agora que você já aprendeu como funciona a franquia Barato Express, entre em contato conosco, da Franquia Z, e conheça os serviços que podem alavancar seu empreendimento!

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.