O que está incluso no investimento inicial de uma franquia?

Investimento Inicial em Franquiasc

Quando pesquisamos por oportunidades de negócios no mundo das franquias, logo queremos saber informações como “Qual a lucratividade do negócio?”, “Qual o prazo de retorno do investimento?” e claro, queremos saber o preço: “Qual o valor do investimento inicial?”.

É importante o candidato ter consciência de tudo que está previsto no investimento inicial da franquia e o que será necessário de capital à parte para complementar.

O valor divulgado pode conter algumas “pegadinhas”. Confira o que normalmente está previsto no investimento inicial:

 

Taxa de franquia

O pagamento da taxa de franquia é feito normalmente no momento da assinatura do pré-contrato de franquia. É uma taxa inicial que o franqueado paga à empresa franqueadora para tornar-se um franqueado da rede.

 

Direito de uso da marca

O franqueado terá o direito de usar e comercializar em nome da marca. Valor incluso na Taxa de Franquia.

 

Apoio na implantação da franquia

Qualquer que seja o modelo de negócio da franquia, o franqueado receberá apoio da franqueadora para montar a estrutura de sua unidade.

 

Treinamento e desenvolvimento do negócio

Todo o conhecimento para ter sucesso no negócio, será repassado do franqueador para o franqueado. Sua nova unidade deverá replicar os processos e padrões de qualidade.

 

Obra civil

O valor da reforma do ponto comercial pode estar (ou não) incluso no valor de investimento inicial previsto. É importante conversar e entender se a reforma está inclusa e qual é esse valor.

 

Mobiliário e Projeto arquitetônico

O mobiliário – no caso de loja física, normalmente está previsto no investimento inicial. Toda a loja será padronizada de acordo com projeto arquitetônico padrão da franquia.

 

Equipamentos e acessórios

Toda a estrutura para operação da franquia está inclusa no investimento inicial. Podemos considerar equipamentos como freezers, equipamentos de cozinha, etc.

 

Estoque inicial, matéria-prima

O estoque mínimo e matéria-prima para iniciar o negócio, normalmente também está incluso no investimento inicial. Confirme essa informação na franquia que está pesquisando.

 

Abertura da empresa

Os gastos com a abertura de empresa da sua unidade também estão previstos no investimento inicial.

 

Marketing de Inauguração

Toda loja nova necessita de uma divulgação inicial. Confirme se o plano de divulgação de lançamento da loja está incluso.

 

Capital de giro

Toda empresa precisa de um capital de giro para se manter nos primeiros meses de operação. Esse valor já é estimado e incluído no valor de investimento inicial.

 

Software de gestão

Cada franqueadora trabalha com sistemas de gestão diferentes. O novo franqueado deverá utilizar a ferramenta homologada para a rede e seguir as rotinas administrativas que serão passadas durante o treinamento. A licença de uso dessas ferramentas está incluída no valor de investimento inicial.

 

Após fechar negócio e inaugurar sua unidade, você terá outros gastos, veja nesse artigo os gastos após comprar uma franquia.

Fique atento e não caia em ciladas!

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

3.5 2 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.