Lei de Franquias

Lei de Franquias

A lei de franquias (Lei 8.955), é a lei que regulariza o franchising no Brasil.

Vigente desde dezembro de 1994, essa lei é a base que rege os contratos de franquia.

Aconselho a todas as pessoas realmente interessadas em abrir uma franquia a ler essa lei.

Ela é curta e simples de entender.

De forma resumida, a lei define o que é uma franquia e quais as informações o franqueador deve fornecer obrigatoriamente a todo interessado em abrir uma franquia.

Alguns aspectos obrigatórios que a lei exige do franqueador e que você, futuro franqueado, deve saber:

  • Enviar a COF (Circular de Oferta de Franquia) dez dias antes da assinatura do pré-contrato ou contrato de franquias;
  • Fornecer informações sobre o histórico da rede, demonstrações financeiras e discriminar quaisquer pendências judiciais da empresa franqueadora;
  • Descrever o modelo de negócios, orientações sobre fornecedores, qual é o perfil do franqueado procurado e quais são as atividades que o franqueado deverá realizar no dia a dia;
  • Qual é o tipo de suporte oferecido pela franqueadora aos seus franqueados;
  • Valores monetários: obrigatoriedade do franqueador descrever ao futuro franqueado quais são as taxas cobradas pelo franqueador, valores devidos a terceiros e estimativa de investimentos para abrir a franquia;
  • Fornecer a lista de todos os franqueados da rede e inclusive, daqueles que se desligaram da marca nos últimos doze meses, com dados de que contato, para que você possa buscar referências sobre a franqueadora;
  • Qual é o território do franqueado, se ele será livre, terá preferência ou exclusividade e quais as condições de aplicação da regra;  
  • O que acontece ao final do contrato, no que se refere a utilização do know-how adquirido na franquia e não concorrência.

Boa leitura e faça bons negócios!

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.