Antes de avaliar as franquias lucrativas, na hora de fechar um contrato com uma franqueadora, o investidor precisa analisar uma série de aspectos para saber se o seu investimento terá retorno financeiro dentro do prazo esperado.

Além de analisar questões relacionadas ao suporte técnico da rede, condições de adesão e regras contratuais, é importante saber se a unidade lhe trará lucratividade.

 

Mas como posso saber se uma franquia é lucrativa?

 

O lucro é o dinheiro que sobra da subtração entre os custos e receitas mensais, gerados por um negócio, que pode ser usado pelo investidor.

A lucratividade de uma franquia pode ser calculada fazendo a divisão do lucro líquido (o valor que sobra após o pagamento de todas as despesas) pela receita total de vendas.

Esse valor final deve ser multiplicado por 100 para se achar o percentual de lucratividade.

 

Fique atento aos números do negócio

 

O indicado para evitar prejuízos é que o franqueado tenha uma visão ampla sobre todos os números apresentados pela franquia, a qual pretende investir, assim ele evita surpresas desagradáveis.

Assim, você como investidor não deve ficar preso apenas aos dados fixos apresentados pela franquia como faturamento médio, taxa de franquia, royalties e taxa de publicidade.

É necessário ter uma visão mais ampla sobre toda a estrutura de faturamento.

O correto é detalhar toda a operação da franquia e encontrar outros números que determinam, por exemplo, os gastos com a montagem de toda a estrutura.

Assim fica mais fácil traçar uma ideia sobre lucratividade do negócio.

 

Busque informações relevantes com outros franqueados

 

Além de fazer o levantamento de todos os dados apresentados pela franquia é importante saber se esses dados correspondem à realidade.

E nada melhor para saber disso do que buscando franqueados que já atuam no mercado e já conhecem a dinâmica do negócio.

Essa prática é muito comum, uma vez que, o melhor termômetro para medir se a lucratividade é realmente aquela apresentada em números e gráficos, é indo no chão de loja e conhecendo o negócio de perto.

Sugiro uma conversa franca sobre os custos e o retorno do investimento, que lhe dê subsídios para entender melhor a questão da lucratividade no negócio.

Na hora de escolher qual unidade vai visitar, busque aquela que mais se pareça com o modelo, localização geográfica e parâmetros que você deseja investir.

Assim você vai se aproximar bem mais do que deseja saber.

 

checklist-ponto-comercial-banner

 

Fique atento aos alertas do mercado

 

Fatores como má administração, mudança de processos ou mesmo quando o negócio é sazonal (funciona com prazo certo), podem afetar em cheio os seus investimentos.

Por isso muito cuidado com o tipo de franquia que você deseja fechar negócio.

Essas fragilidades são bem perceptíveis nos segmentos de moda e alimentação, que são muito ligados às tendências de mercado.

Mas que podem mudar em médio prazo, comprometendo a sustentabilidade do investimento.

Por isso, dê preferencia para franquias que sejam mais flexíveis no gerenciamento de crises e que tenham mais chances de lucratividade mesmo em segmentos com flutuações de mercado.

 

Vá além das estratégias da franquia

 

Mesmo com o suporte técnico de franquias com marca solidificada no mercado, o sucesso de uma unidade depende de estratégias e dedicação peculiares.

Afinal, não há nada que seja muito bom que não possa melhorar.

Ao aderir ao contrato de uma franquia, saiba que nem todos os franqueados possuem lucratividade igual.

E que o sucesso da sua unidade vai depender da disponibilidade e das ferramentas que você tem para fazer a gestão do seu negócio.

Sendo assim, sem desrespeitar as regras contratuais da franquia, tenha a perspicácia de um empreendedor.

Seja criativo na gestão dos negócios, pois a lucratividade da sua empresa está em suas mãos.