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As 7 melhores franquias de lanchonete

*Veja também nosso post “Franquia de Hamburgueria: Como investir nesse segmento

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Abrir uma franquia de lanchonete é uma excelente opção para quem deseja empreender mas se sente inseguro em começar um negócio do zero.

Contudo, ao decidir investir seu capital em uma franquia, existe uma série de decisões que você precisa tomar.

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Neste contexto, uma das decisões mais importantes que você terá que tomar é qual modelo de franquia escolher.

Dentre as diversas opções que o mercado oferece, as franquias de lanchonete são algumas das que mais oferecem vantagens.

 

Porque investir em uma franquia de lanchonete?

 

Primeiramente, segurança.

O mercado de food service, ou alimentação fora do lar, movimentou aproximadamente R$ 170 bilhões ao ano na última década.

Neste escopo, a alimentação em lanchonetes ou redes de fast-food é a segunda preferência nacional, perdendo apenas para os restaurantes que cobram por peso.

Com este crescimento do mercado de alimentação, investir em uma franquia de lanchonete oferece menos riscos que outros modelos de franquias.

Para aumentar ainda mais a segurança de prosperar neste mercado, você pode optar por uma das grandes e reconhecidas marcas de alimentação, que já estão bem estabelecidas e possuem clientes fidelizados.

No entanto, as franquias de lanchonete de grandes redes geralmente exigem um investimento de capital maior.

Mas isso não significa que apenas empreendedores com muitos recursos podem desfrutar dos benefícios deste modelo de negócios.

Existem franquias de lanchonete de menor porte, que requerem investimentos menores.

Mesmo que estas franquias (ainda) não sejam top of mind no quesito alimentação, elas já começam a despontar nos rankings e oferecem a chance de um empreendimento com fluxo de trabalho bem estruturado, pronto pra você iniciar.

 

Qual franquia de lanchonete escolher?

 

Existem diversas franquias de lanchonete no mercado brasileiro.

No momento de escolher uma dentre elas, você deve avaliar uma série de quesitos, como o valor do investimento, período de retorno, modo de operação, quantidade de funcionários requeridos, diferenciais competitivos, fornecimento de insumos, etc.

Assim, são muitos detalhes que você precisa considerar.

Por isso, é fundamental pesquisar bastante antes de escolher a marca ideal para você empreender.

Neste momento, tenha em mente que 56% da população brasileira busca os serviços de food service e que, neste grupo, a idade dos consumidores varia entre 18 e 49 anos.

Ou seja, ficar de olho nas tendências em alimentação e recursos tecnológicos é fundamental para se destacar no mercado!

Contudo, é importante avaliar com cautela as tendências e procurar investir em segmentos que apresentam consistência.

Com todos estes aspectos a serem pesados, eu vou te ajudar a selecionar uma franquia no segmento de alimentação.

Para isso, eu selecionei as 7 melhores franquias de lanchonete, que você vai ver a seguir!

 

1. Franquia YouBurger

 

 

A YouBurger é uma franquia de lanchonete que se destaca no mercado devido à sua forma de servir, que atende às preferências do mercado por tecnologias, qualidade e rapidez.

A marca uniu dois modelos de alimentação queridos dos brasileiros em um só:

A possibilidade de montar sua refeição do jeitinho que você quiser, com o hambúrguer, alimento que está recebendo cada vez mais atenção, com abordagens que vão do casual ao gourmet.

Nas lojas da rede, o cliente escolhe todos os ingredientes do seu sanduíche em um painel touchscreen.

Este modelo surgiu da identificação de três problemas principais no mercado de hamburguerias no Brasil: cardápios engessados, alta taxa de erros nos pedidos e baixo uso de recursos tecnológicos.

A ideia fez sucesso e atualmente a franquia YouBurger já ocupa uma fatia do mercado em 8 estados e no Distrito Federal, com um faturamento que atingiu a marca dos 9,5 milhões de reais em 2017.

Ao abrir uma franquia da YouBurger, você conta com uma rede de fornecedores exclusivos e assistência durante todas as fases de implantação do negócio, além de auditorias para manter a rentabilidade do negócio.

Quer saber mais sobre o investimento nesta franquia?

O investimento em uma das menores unidades oferecidas requer um capital inicial na faixa de R$ 350 mil, com capital de giro de R$ 20 mil e taxa de franquia de R$ 50 mil.

A lucratividade pode chegar aos 20%!

 

2. Franquia do Bob´s

 

O Bob´s é uma marca brasileira que reproduz o melhor dos modelos de fast food americanos.

Ativa desde 1952, a rede se tornou bem reconhecida no mercado, agregando grande segurança a este investimento.

Atualmente a rede conta com 1.045 unidades pertencentes a franqueados e 48 lojas próprias, distribuídas por todo o território nacional.

A marca também possui 22 selos de excelência da ABF, comprovando sua qualidade.

Além da forte presença no mercado, a rede Bob´s vem implementando inovações que facilitam o fluxo de trabalho do franqueado e conquistam a preferência dos clientes.

Um exemplo disso é o sistema de pedidos em terminal de autoatendimento, semelhante ao modelo da YouBurger.

Esta tecnologia está sendo iniciada na rede agora e promete agregar uma gestão facilitada para os franqueados.

A marca também já conta com programa de fidelidade para os clientes e um sistema de operação logística nacional que concentra mais de uma centena de fornecedores credenciados pela rede.

Para investir em uma franquia do Bob´s existem duas opções de unidades com investimento total de R$ 779 mil, que oferecem retorno entre 11 e 16%: as unidades de espaço compartilhado e as de praça de alimentação.

O capital de giro para ambas é de 40 mil reais e o prazo médio para retorno é de 32 a 40 meses.

 

3. Franquia Subway

 

O Subway tem uma rede de franquias bem reconhecida globalmente, que já atua no mercado brasileiro desde o ano de 1993, com mais de 900 unidades em todo o país.

Dentre as franquias de lanchonete, o Subway é uma das marcas bem estabelecidas que requer menor investimento inicial, como você verá mais adiante, oferecendo um excelente custo-benefício para empreendedores de variados perfis.

O conceito da franquia Subway é unir uma alimentação saudável, baseada em alimentos frescos, com a rapidez que o cotidiano moderno requer.

A rede encontra-se em constante crescimento, com projeção de possuir 3.000 unidades ativas nos próximos anos.

Com o desejo de aumentar sua cobertura, a rede proporciona boas possibilidades para franqueados que desejem atuar no interior.

O modelo da franquia Subway também se destaca por oferecer muita flexibilidade ao franqueado, que deve dispor de um ponto com área entre 40 e 150m².

O investimento mínimo para abrir uma unidade do Subway é de 447 mil reais, com capital de giro de 29,7 mil.

 

4. Franquia Giraffas

 

O Giraffas é uma rede sediada no Distrito Federal que agrega em um só lugar o melhor da comida brasileira com o conceito de fast food.

No cardápio da marca há opções que agradam a todos os públicos, desde pratos com arroz e feijão, até massas, saladas e combos de hambúrguer com fritas e refrigerante.

O Giraffas está em crescimento, sendo que faturou em 2015 860 milhões de reais em 435 unidades, e tem projeção de faturar 1 bilhão com 500 lojas em 2020.

As unidades da rede podem ser abertas tanto em lojas de rua (área mínima de 200m²) quanto em shoppings (área mínima de 50m²).

O investimento em ambos os modelos de unidade cobrem as taxas de franquia, obras, projetos, uniformes, seleção e treinamento da primeira equipe de funcionários, além de ações de marketing para a inauguração.

O franqueado recebe treinamento e é acompanhado pela rede constantemente, com foco em rentabilidade.

O tempo médio para retorno é de 36 meses e o investimento para abrir uma loja do Giraffas varia entre 550 e 650 mil reais.

 

5. Franquia Big X Picanha

 

Com diversidade de opções no cardápio, que é composto por itens selecionados e de alto padrão de qualidade, a franquia Big X Picanha está presente no mercado desde 2000, oferecendo franquias desde o ano de 2008.

Assim como Giraffas, a rede Big X Picanha também oferece além dos lanches, pratos completos, com arroz, fritas e diversidade de opções em carnes.

Entre as opções de sanduíches com carnes filetadas, a lanchonete oferece para os clientes sofisticação na forma de recheios com picanha, camarões, calabresa, frango e opções vegetarianas.

Com mais de 40 unidades em todo o país, as lojas fornecidas são modernas e o franqueado conta com apoio integral da rede, o que confere mais segurança na abertura da unidade.

O investimento mínimo para ser um franqueado da Big X Picanha é de R$ 442 mil, com previsão de retorno em 36 meses.

Para abrir uma loja da rede, é necessário dispor de uma área de 40m².

 

6. Franquia Lanchão & Cia

 

A rede Lanchão & Cia é mais uma opção nacional que se encontra em crescimento.

Com muita versatilidade, a rede aparece nas melhores opções das pesquisas de crescimento de franquias e nos últimos 5 anos abriu mais de 60 lojas em 5 estados, oferecendo 6 modelos de negócios distintos:

  • Quiosque
  • Express
  • Autolanches
  • Loja em shopping
  • Restaurante
  • Food Truck

Deste modo, a rede oferece para o franqueado muita versatilidade de atuação.

Além disso, a Lanchão & Cia fornece apoio na implantação da loja, com suporte jurídico, seleção de ponto, projeto, treinamento e manuais.

Com a loja em desenvolvimento, a rede oferece fornecedores homologados para aquisição dos lanches e sobremesas.

Além de software para gerenciamento do ponto de vendas, campanhas de marketing e avaliação de desempenho periódica.

Oferecendo um dos melhores custos-benefícios do segmento, a unidade da Lanchão & Cia requer investimento inicial variando entre R$ 300 mil e 1 milhão, com retorno entre 18 e 36 meses e lucratividade mensal de 7 a 35 mil reais.

 

7. Franquia Boali

 

Esta sofisticada rede nacional é a evolução da antiga Salad Creations, e atende à demanda do mercado por alimentação saudável com rapidez.

Assim, a operação da empresa se baseia no Ciclo Boali, que une os conceitos de democratização da alimentação saudável com o fast casual.

Este modelo de negócios encontra-se em crescente ascensão no país, onde o mercado de alimentação saudável cresce em média 4,41% ao ano.

E fornece um segmento de franquias de lanchonete que proporciona segurança mediante um investimento relativamente baixo.

A Boali já está presente em mais de 13 estados com diversas unidades já operantes e dezenas em etapa de implantação.

Um aspecto crítico deste tipo de lanchonete é a gestão de alimentos perecíveis, que se não for bem feita, pode resultar em perdas e prejuízos financeiros para o franqueado.

Por isso, a Boali conta com uma rede de operação de logística nacional e uma outra rede composta por fornecedores locais homologados, que propiciam o fornecimento de insumos frescos.

Deste modo, o franqueado consegue atender às expectativas do cliente com o fornecimento de produtos saudáveis e de boa qualidade.

O investimento mínimo para abrir uma franquia Boali é de 300 mil reais para uma loja de shopping com área mínima de 32m², oferecendo um retorno em 30 a 40 meses com faturamento mensal de 130 mil reais, em média.

 

Escolha a sua franquia de lanchonete e mãos à obra!

 

Agora que você já conhece as melhores franquias de lanchonete do Brasil, está pronto para escolher aquela que melhor se encaixa no seu perfil.

Para isso, existe uma série de fatores que devem ser observados, garantindo que a gestão do negócio será rentável e simplificada.

Lembre-se de considerar não apenas o investimento que cada uma requer, mas todo o processo de implantação.

As requisições de ponto, meios de logística e fornecimento de insumos, demanda de funcionários e o processo de requisição de cada uma destas franquias.

Com base nestes fatores, você poderá abrir sua franquia com muito mais segurança.

Além disso, é muito importante considerar o modelo de negócios de cada uma delas, pois para se obter sucesso com uma franquia, é necessário fazer uma administração proativa.

Ou seja, opte por um modelo com o qual você se identifique, pois a sua gestão será crucial para o sucesso da unidade!

Também se certifique de compreender integralmente como se dá o processo de abertura de uma franquia.

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