O mercado não é uma entidade estática e, portanto, está sempre em movimento.
Especialmente em nosso tempo, marcado pelos avanços tecnológicos.
São novidades que têm o poder de mudar o comportamento dos indivíduos, gerando respostas pontuais nas organizações.
Diante disso, é importante saber como diferenciar uma tendência de mercado de um modismo.
Veja também: Como fazer bons negócios
Em geral, os modismos tendem a gerar lucros em curtos espaços de tempo.
Contudo, eles não oferecem efeitos tão profundos como aqueles observados em uma tendência.
Em cada um dos contextos, o empreendedor precisa de uma boa dose de cuidado.
No primeiro caso, porque investir em negócios da moda sem uma colocação estratégica no mercado é sempre um risco.
Empreendimentos sustentáveis não podem ter prazo de validade.
Já pelo outro lado, os problemas surgem quando a tendência não é identificada, e a empresa não se adapta à nova realidade.
Afinal, como diferenciar uma tendência de mercado de um modismo?
Vamos começar por entender o modismo.
Suas principais características são a imprevisibilidade – o seu surgimento é sempre inesperado – e a curta duração.
Quer um bom exemplo?
Os bastões de selfie.
Geralmente é a busca por lucrar com a moda que gera a saturação do mercado.
Podemos dizer assim que em certa medida é a popularidade do modismo que o condena.
Ele pode estar inserido em tendências maiores – uma das razões para que seja confundido com estas.
Ainda assim, o modismo tende a ser superficial.
Por conta disso, ele é absorvido por uma empresa sem causar grandes impactos.
O último fato que importa dizer é que estas modas não servem para sustentar os negócios em longo prazo.
Assim sendo, a cautela deve ser redobrada.
Como funciona a tendência?
Aqui reside a maior dificuldade para a maioria dos gestores.
Para saber como diferenciar uma tendência de mercado de um modismo é importante deixar claro:
Nem toda novidade é tendência
Esta deve ter impacto cultural.
O que com frequência representa uma guinada no mercado, com repercussões profundas.
Em lugar de simplesmente absorvê-las, as empresas costumam ter de mudar suas estruturas e atividades operacionais.
Tudo isto para que não se tornem obsoletas.
Ainda que surja com caráter disruptivo, ela apresenta um caminho duradouro, definindo como negócios e sociedade se organizarão no futuro.
Com o tempo podem surgir até mesmo as megatendências, que moldam por inteiro as relações sociais e de comércio.
Os smartphones são grande exemplo disso.
Tais eventos são como um terremoto para as empresas.
Sacodem as suas estruturas e tornam necessária a antecipação para evitar prejuízos.
A boa notícia é que tendências são de fato algo previsível.
Como identificar cada um dos eventos?
Para começar, os modismos além de surgirem de modo repentino, alastram-se rapidamente.
Da noite para o dia um produto ou serviço passou a ser muito comentado?
É bem provável que seja uma moda passageira dando as caras.
As tendências, por outro lado, emergem entre certos grupos e perduram por um tempo até iniciarem expansão.
Até que se difundam e estabilizem, elas podem levar décadas, transformando e sendo transformadas, pelo macroambiente.
Muito mais do que produtos ou serviços, as tendências estão ancoradas em comportamentos e ideias.
Daí advém a sua capacidade transformadora e sua maior diferença com relação aos modismos também.
As tendências podem ser identificadas enquanto ainda são incipientes, ou a partir do momento em que se torna clara sua expansão.
É nesta etapa que elas são transportadas de modo efetivo para o universo de consumo.
Duas pontas do fluxo natural de mercado
Sabendo como diferenciar uma tendência de mercado de um modismo você poderá resguardar-se de alguns erros comuns.
Seja por investir demais em algo passageiro, ou por deixar passar transformações profundas e duradouras sem adaptar-se a tempo.
Independentemente disso, cada um destes fenômenos ocupa o seu papel no fluxo de mercado.
Eles estão ligados tanto à renovação, quanto à sobrevivência de empreendimentos em curto e longo prazo.
Desta forma, gestores conscientes saberão como utilizar cada movimento ao seu favor.