Você está pronto para abrir uma franquia?

Você está pronto para abrir uma franquia?

Desejo de empreender

São muitas as razões que têm feito o interesse pelas franquias crescer cada vez mais no Brasil.

O desejo de empreender, a vontade de se livrar do chefe e a busca por alternativas diante da crise estão entre os principais fatores de atração para o segmento, mas não garantem por si só o sucesso da empreitada.

Franquia x Negócio Independente

Abrir uma franquia é de fato uma opção mais segura do que um negócio independente – especialmente em uma época de tantas incertezas no cenário político-econômico nacional

Mas é fundamental que o empreendedor entenda o seu papel na rede de franqueados.

Uma série de regras e padrões precisará ser seguida à risca para que o negócio dê resultado e para que a franqueadora tenha interesse em mantê-lo na rede.

E isso quer dizer que, apesar de não ter que lidar com a tradicional figura do chefe, o investidor não terá total autonomia sobre o empreendimento.

O interessado também precisa ter bastante tempo disponível para a administração do negócio.

Em muitos segmentos, certamente não valerá a pena implantar a unidade e deixar a operação por conta de um gerente, pois, como diz o ditado, “é o olho do dono que engorda o gado”.

Retorno do Investimento em Franquias

É essencial que o candidato a franqueado tenha condições financeiras suficientes não apenas para abrir o negócio como também para se manter no início da operação.

Nem sempre o retorno do investimento se dá no primeiro mês.

E aí vale a pena destacar que os valores de investimento divulgados pelas franqueadoras geralmente incluem apenas a taxa de franquia – que costuma girar em torno de R$ 20 mil a R$ 40 mil –, o mobiliário e os equipamentos indispensáveis à operação.

Assim, deve-se levar em conta outros itens importantes que pesarão no bolso nesse primeiro momento.

Tais como as despesas com abertura de firma, aluguel e “luva”, que é uma taxa de cessão de direito de uso do espaço requerida principalmente em shopping centers, mas também em algumas ruas de comércio.

A partir do início da operação da franquia, é preciso considerar também os gastos com a aquisição dos primeiros produtos a serem disponibilizados aos clientes, a taxa de propaganda, a folha de pagamento, a taxa de condomínio (se houver) e os royalties – parte da receita que deve ser destinada mensalmente ao franqueador.

Perfil do Candidato

Ter tino comercial e se sentir preparado para gerenciar uma equipe são características muito úteis para quem almeja ter uma franquia, mas o investidor não precisa necessariamente já ter essa “bagagem”.

Isso porque grande parte das marcas garante aos franqueados e seus funcionários todos os treinamentos que a operação do negócio requer.

Na maioria das empresas, há ainda um consultor de campo, que é um profissional que acompanha mais de perto o dia a dia de cada unidade da marca, proporcionando suporte aos franqueados à medida que surgem novas demandas e oportunidades de melhoria.

É importante destacar, no entanto, que o sucesso do negócio não pode depender exclusivamente dos recursos fornecidos pelo franqueador.

Mas principalmente do empenho e da dedicação do franqueado.

E, para isso acontecer, é fundamental que ele esteja atuando em uma área de seu interesse e que trabalhe com uma marca que realmente admire.

Afinal, quando se tem satisfação profissional e pessoal, tudo fica mais fácil!

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.