Venda de Franquias – Muito além das capitais

Franquais muito além das capitais

Nos últimos três anos, o mercado de franquias tem visto um movimento forte de redes expandindo suas operações para cidades do interior.

Venda de Franquias no interior

Nos últimos três anos, o mercado de franquias tem visto um movimento forte de redes expandindo suas operações para cidades do interior.

No passado, era praticamente inimaginável abrir franquias em cidades com menos de 100 mil habitantes.

Mas com os grandes centros cada vez mais saturados, as marcas precisaram se adaptar para continuar crescendo.

“Há algum tempo, o cenário era diferente.

A maioria das redes de franquias somente aprovava abrir unidades em grandes capitais ou em municípios com mais de 300 mil habitantes.

Havia muito espaço disponível, um grande público consumidor a ser explorado e a concorrência não era tão acirrada quanto é hoje”, diz Nadia Korosue, sócia e diretora da GOAKIRA.

Oportunidades para Franquias

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as capitais ainda concentram a maior parte das redes, mas o movimento de “interiorização” é cada vez mais forte.

Em 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) do interior ultrapassou o da Região Metropolitana de São Paulo e ganhou o posto de maior mercado consumidor do país.

Hoje, aproximadamente 30% dos negócios abertos no segmento de franquia no Brasil estão localizados fora das capitais.

Vários fatores, como a violência, o trânsito, os altos custos das metrópoles, vêm fazendo com que as pessoas procurem locais alternativos para viver, o que intensifica este movimento.

Além dos índices populacionais crescentes, outros fatores transformam o interior em uma ótima oportunidade para franquias: o aumento de renda da população.

“A abertura e o aumento no número de shoppings centers em municípios que somente possuíam centros comerciais com lojas de ruas reforçam este contexto”, diz Nadia.

Indo além, contam também a favor dessas regiões os menores custos imobiliários, aumento da profissionalização, melhoria das comunicações e das vias de acesso, incentivos de governos municipais, menor custo da propaganda, proximidade dos centros de produção de matérias primas e de equipamentos.

Planejamento e Análise de Mercado

Apesar de tantos atrativos, é importante tomar alguns cuidados antes de embarcar nessa onda.

“É fundamental conhecer bem a cidade, compreender sua capacidade de atração e daquelas que estiverem ao seu redor, analisar se o setor em que deseja atuar está em crescimento, se o conceito da franquia selecionada está associado com o perfil dos habitantes e se os produtos ou serviços são adequados ao tipo de demanda regional”, destaca Nadia.

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