Nano franquia: Você sabe o que é?

Você sabe o que é nano franquia?

O número de unidades franqueadas no Brasil continua crescendo apesar da crise econômica.

Os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) do ultimo trimestre, encerrado em setembro deste ano, mostra que o número de franquias atingiu a marca de 143.540 unidades, um crescimento de 7,2% em relação ao ano passado.

Apesar da ABF não divulgar o crescimento do número de franquias por faixa de investimento, uma coisa é certa: grande parte desse crescimento vem das franquias de baixo custo.

Até então, as franquias de baixo custo eram classificadas em uma categoria chamada de microfranquia, ou seja, franquias com investimento inicial até R$ 80 mil.

Entretanto, nos últimos três anos observei que se proliferavam um grande número de franquias com investimento muito menor que o “teto” das microfranquias.

Estou falando de franquias com baixíssimo investimento, por exemplo na casa dos R$15 mil.

Diante disso, está sendo veiculado no mercado uma nova categoria de franquias, chamada de nano franquia.

O que é nano franquia?

A nano franquia é uma franquia com investimento de até R$ 25 mil, ou seja, muito menor que o teto estabelecido para as microfranquias.

Uma das características das nano franquias é que elas são home based, ou seja, você não precisa de um ponto comercial para abrir uma.

Normalmente, nesse tipo de franquia, o franqueado é o “faz tudo” do negócio ou seja, ele atua desde da captação dos clientes até a entrega do produto ou serviço.

Em algumas nano franquias, parte do trabalho é realizado pela empresa franqueadora.

Um exemplo de nano franquia onde o franqueador atua na execução do serviço é a franquia da MEDICON.

A MEDICON é uma franquia de soluções contábeis especializadas na classe médica.

O franqueado MEDICON é responsável por captar novos clientes e realizar o atendimento a seus clientes enquanto o franqueador encarrega-se de executar a maior parte dos serviços contábeis.

As nano franquias são um bom negócio?

Minha dica para quem quer abrir uma nano franquia é ter muita cautela e entender exatamente o histórico da empresa franqueadora, dona da marca.

Como esses modelos de negócio normalmente requerem baixo investimento não só do franqueado mas também do franqueador e, alguns desses segmentos apresentam baixa barreira de entrada.

Muitos aventureiros sem experiência no segmento tem se arriscado abrindo suas marcas de franquia e colocando em cheque a reputação do negócio.

Outro ponto importante é saber que o sucesso da nano franquia está totalmente ligado a dedicação e a performance do nano franqueado.

Afinal, você fará tudo na franquia, não é mesmo?

Lembre-se: você precisa ser muito disciplinado para trabalhar em casa, prospectar continuamente clientes e não deixar a peteca cair!

Automotivação e dedicação são as palavras de ordem para um nano franqueado!

Para investir com segurança em uma nano franquia, não deixe de consultar essa matéria aqui. Nela você aprenderá ha como encontrar a melhor franquias para seu perfil, seja nano, micro ou franquia padrão!

Bons negócios!

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.