Franquia Bob’s

A franquia Bob’s é um investimento com bastante chance de sucesso.

Todo franqueador, quando busca essa opção de investimento, espera contar com uma marca forte e com produtos que são aprovados pelo público, para começar com o pé direito e garantir ainda mais que a iniciativa irá ter bom retorno o mais rápido possível.

Poucas marcas no Brasil tem mais reconhecimento do que o Bob’s.

O Bob’s

O Big Bob’s, o clássico MilkShake e diversos outros alimentos icônicos da franquia Bob’s estão na cabeça da população brasileira desde que a rede abriu as portas no Brasil. E isso tem bastante tempo.

O Bob’s foi fundado em 1952, com a sua primeira sede na Rua Domingos Ferreira, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Foi pioneiro no país no conceito de fast-food e introduziu a população brasileira a diversos alimentos icônicos, até então inéditos por aqui.

Já a fundação da marca, foi pelas mãos de um homem extremamente habilidoso.

Robert Falkenburg, foi um tenista campeão do torneio de Wimbledon em 1948 e 1949, e apenas com 24 anos, aproveitou a ideia de implementar esse conceito alimentício, que até então, era desconhecido no Brasil.

Apesar de a inauguração ter sido em 1952, a “pré-história” do Bob’s começa um ano antes, quando Robert inaugurou uma sorveteria com o nome Falkenburg Sorvetes Ltda.

Com o objetivo de servir os amigos de que o visitavam com frequência no Brasil, que o chamavam de Bob, a empresa vendia sorvetes de baunilha com receitas e máquinas compradas nos Estados Unidos.

Então, a partir do incentivo dos amigos surgiu a primeira loja do Bob’s, apresentando ao Brasil alimentos como o Hot Dog, o Hambúrguer, o Sundae e, é claro, o Milkshake.

O sabor icônico que se tornou um dos maiores clássicos da franquia, foi introduzido em 1959 e fez, e ainda faz, um enorme sucesso.

O tempero brasileiro

Grande parte do sucesso do Bob’s, e um dos diferenciais que o destaca até hoje, é uma forte incorporação do tempero brasileiro no seu cardápio.

Por conta disso, e da qualidade e inovação dos produtos foi tão grande, que alguns anos depois, em 1956, foi aberta a segunda unidade da loja, em Ipanema.

O sucesso foi tanto, que ao final da década o Bob’s já tinha se tornado praticamente um ícone carioca, frequentado por pessoas de todas as idades, inclusive artistas famosos, como Tim Maia e Lulu Santos.

E assim foi ocorrendo a expansão, franca e forte até hoje, e em 1974, já com 13 unidades, Robert vendeu o controle da empresa.

Primeira unidade em São Paulo

Naturalmente, a expansão continuou, tendo a primeira unidade na cidade de São Paulo, em 1978, e o sistema de franquias foi inaugurado logo depois, com unidades em Vitória e no Espírito Santo, em 1983.

De lá para cá, são 1100 lojas espalhadas por todo o Brasil. Duas, porém, merecem um destaque.

A primeira, é claro, é a de Copacabana, local da primeira loja. Essa unidade é caracterizada pela nostalgia e pela homenagem à história da marca.

Com o nome Bob’s Original, são servidos sanduíches de época, como a salada de ovo, e até a forma com os hambúrgueres são feitos é nostálgica, na frigideira.

A ideia principal da loja, além de lembrar e homenagear a nostalgia da primeira edição, é fazer um pequeno agrado aos fãs.

Isso porque, lá são feitos os maiores sucessos do cardápio que, por uma questão logística, infelizmente não podem mais fazer parte das opções, mas ainda são muito pedidos pelos clientes.

Alguns dos maiores sucessos podem ser encontrados lá. Vale conferir.

Outra loja interessante é de Vila Mariana em São Paulo.

Lá, a decoração é feita com cartazes de filmes de Hollywood e máquinas de cinema antiga.

É quase uma atração turística.

A franquia do Bob’s

Hoje, a franquia Bob’s é uma das mais fortes da economia brasileira.

Isso porque, a empresa tem trabalhado para investir muito em inovação e tecnologia.

Recentemente, foram implementadas diversas soluções, que em combinação com o cardápio de qualidade e a marca reconhecida, agregam ainda mais valor para o investimento.

Um cardápio flexível, com um atendimento especializado em uma arquitetura bem moderna, são algumas das iniciativas que o Bob’s tem tomado para tornar o seu produto ainda mais valioso.

Tanto para o público, quanto para os franqueados.

Isso foi feito através de pesquisas de mercado que ilustraram como é o comportamento do consumidor e o que ele espera de um restaurante.

Espaços acolhedores

Por exemplo, um dos objetivos foi passar a contar com um espaço mais moderno e acolhedor, para incentivar que o cliente passe mais tempo na loja e, por consequência, consuma mais.

Para isso, foi feita uma parceria com a famosa arquiteta Bel Lobo, que trabalhou junto a marca para deixar os espaços mais aconchegantes e alinhados com o público atual.

Mudanças no serviço também fazem com que a vida do cliente, dos funcionários e do próprio franqueado, seja ainda mais fácil.

Nos terminais de autoatendimento o cliente pode fazer sozinho o pedido e o pagamento, garantindo muito mais agilidade, diminuindo as filas e o deixando mais livre.

Pedidos personalizados

Por falar em liberdade, o Bob’s também implementou o conceito de pedido personalizado.

Além do básico, de alterar os ingredientes, cada pedido pode, por exemplo, ter 3 tamanhos diferentes com uma, duas ou três carnes.

É uma solução totalmente voltada para o consumidor, deixando claro para ele o comprometimento da marca com a sua satisfação.

Esses são exemplos de formas que a franquia Bob’s procura revolucionar a sua marca e colocar os franqueados na melhor posição para ter sucesso.

Soluções como o autoatendimento são exemplos de recursos muito modernos, que estão se tornando populares e mostram uma empresa que está atualizada e disposta a fazer o necessário para melhorar o seu rendimento.

Além disso, o Bob’s é uma marca extremamente forte.

Um produto nacional, muito respeitado e querido por todos os brasileiros.

É tudo que um franqueado quer de um parceiro.

O investimento e o retorno

Por conta dessas características a franquia Bob’s é uma ótima opção de investimento.

Para os franqueados interessados, existem opções de acordo com a expectativa da loja:

Loja de rua

As lojas de rua são um dos locais em que as franquias estão mais localizadas.

Segundo o estudo da Associação Brasileira de Franchising sobre o desempenho de franquias no primeiro trimestre, apesar de uma queda de 1% em relação a esse período no ano anterior, as lojas de rua ainda compõem mais de 60% das franquias.

Para a franquia Bob’s, o investimento total é de R$ 834.000.

Esse modelo de loja exige uma área a partir de 80 metros quadrados, e a lucratividade média é de 12% a 15%.

Praça de alimentação

A praça de alimentação é uma ótima alternativa em um local com muita garantia de movimentação e público praticamente constante, especialmente nos finais de semana.

Por isso, é uma loja que demanda ainda mais do franqueado.

A franquia do Bob’s em praças de alimentação tem investimento total de R$ 779.000.

Para instalar a loja, é preciso de uma área de 55 metros quadrados e a lucratividade média é de 11% a 15%.

Drive-Thru

O Drive-Thru é uma ótima solução para uma maior conveniência para o cliente.

Por conta da necessidade da pista, o investimento necessário é um pouco maior: R$ 1.411.000.

A área também é maior, sendo 175 metros quadrados, mais 200 metros quadrados para a pista.

A lucratividade média é de 12% a 15%

Espaço Compartilhado

O espaço compartilhado também é uma opção.

O investimento é de R$ 779.000, a área necessária é de 70 metros quadrados e a lucratividade média é de 11% a 16%.

Esse investimento certamente compensa.

Com o exemplo das medidas tomadas acima, e todas as iniciativas que a franquia Bob’s toma para fortalecer seus produtos e sua marca.

Franqueados podem esperar um retorno de investimento em até 32 meses, com um rendimento mensal de mais de R$ 180.000.

Para se tornar um franqueado o processo é simples:

  • 1 – Cadastro no site do Bob’s https://www.bobs.com.br/seja-um-franqueado
  • 2 – Preenchimento da ficha e envio
  • 3 – Análise por parte da matriz
  • 4 – Reunião com a matriz
  • 5 – Estágio em loja
  • 6 – Recebimento e assinatura dos documentos
  • 7 – Busca pelo ponto comercial

Porém, antes de se cadastrar, o Bob’s oferece o perfil do franqueado ideal.

Se você se enquadrar, suas chances de se tornar um parceiro são ainda maiores.

É preciso:

  • 1 – Disponibilidade financeira para o investimento
  • 2 – Disponibilidade para envolvimento direto na franquia, afinal, como discutimos aqui várias vezes, isso é fundamental para o sucesso.
  • 3 – Ter mais de 25 anos de idade
  • 4 – É desejável ter experiência prévia no gerenciamento administrativo
  • 5 – É desejável também residir perto da localização almejada

Dentre os documentos que irão ser recebidos está a circular de oferta de franquia, que é um documento que o franqueador apresenta as obrigações, deveres, responsabilidades, de ambas as partes.

É um documento muito importante, e antes de qualquer franquia, deve se aprender tudo sobre ele.

O que o franqueador recebe do Bob’s?

Agora que já ficou claro o que o Bob’s espera do franqueador, o que a franquia Bob’s oferece aos seus parceiros.

Além de todo o suporte aos produtos e as lojas, e o peso da marca já descritos acima, a franquia Bob’s também oferece muito aos seus franqueados.

Em primeiro lugar, é uma franquia extremamente premiada.

O Selo de Excelência em Franchising, é uma premiação concedida pela Associação Brasileira de Franchising, a ABF, para as marcas que se destacaram nesse aspecto.

Para isso, é feita uma pesquisa de satisfação entre todos os franqueados de acordo com os quesitos mais importantes para essa empreitada.

Esse prêmio indica preocupações maiores dos franqueados, por exemplo, a efetivação dos planos de negócios traçados é um dos pontos mais importantes de acordo com os franqueados.

É bastante considerado também, é claro, a performance operacional e global das redes participantes.

A franquia Bob’s recebeu o selo em 22 anos consecutivos, mantendo o desempenho exemplar em 2018.

Isso porque a franquia se esforça para apoiar e dar todas as condições para que seu franqueado tenha sucesso.

Os diferenciais da franquia Bob’s

Em primeiro lugar, são 66 anos de experiência no setor de comidas rápidas, e o suporte de uma das maiores empresas de holdings alimentícios do país, a BFFC – Brazil Fast Food Corporation.

Além disso, a empresa se esforça, como mostrado acima, para garantir suporte tecnológico a seus franqueados e suas lojas, para facilitar a vida do parceiro e de seus consumidores.

Para tornar a vida do novo investidor ainda mais fácil, existem soluções como o Bob’s Fã, que é um programa de fidelização que tem mais de 5 milhões de participantes e facilita ainda mais a atração do interesse do público.

Existe também, é claro, o suporte mais direto.

A franquia oferece consultoria de campo periódica para todos os franqueados, com um número razoável de franquias por consultor, para que ninguém fique sobrecarregado.

A franquia também oferece suporte em gestão, treinamento e operação de lojas.

Já as operações logísticas, contam com mais de 100 fornecedores homologados por todo o Brasil.

Exemplos de inovação como os descritos acima, fazem parte da cultura da franquia Bob’s desde sua criação.

Além de introduzir no Brasil o conceito de fast food, e alguns dos alimentos mais icônicos do setor, o Bob’s trouxe outras inovações.

Um exemplo é a revolução através de novos pontos de venda – tanto os quiosques, que são bem comuns em espaços maiores como aeroportos e shoppings, como as mini-lojas, que são uma unidade móvel.

Com mais de 1100 lojas por todo o Brasil, a franquia Bob’s é uma das que mais têm sucesso e que mais vale a pena investir.

Além de ser uma marca poderosa, ela faz parte de um setor bem forte: o de alimentação.

Porque investir em uma franquia alimentícia?

Todo mundo precisa comer, e mais do que isso, todo mundo gosta de comer.

Mais do que apenas uma forma de repor nutrientes, a alimentação é um prazer e uma forma de alegrar a vida.

Por isso, o setor alimentício é notoriamente forte, dentro de um outro sistema bem forte, que são as franquias.

O crescimento das franquias

As franquias não param de crescer no Brasil. Em 2015, o crescimento foi de 8,3%, segundo a Associação Brasileira de Franchising, com o faturamento total do setor superando R$ 130 bilhões.

Em 2018, essa realidade se mantém, e os números continuam subindo ainda mais.

A ABF, publicou o resumo do desempenho das franquias no primeiro semestre de 2018, e mesmo em tempos de crises, o setor apenas cresceu.

Confira alguns números de destaque:

Aumento de 5,1% no faturamento do primeiro trimestre de 2018 em relação ao primeiro trimestre de 2017, de R$ 36,890 bilhões para R$ 38,762 bilhões.

No período de 12 meses que engloba o final de 2017 até o início de 2018, o aumento foi de 7,1% em relação ao período de 2016 a 2017.

O setor alimentício, foi um dos que mais cresceu nesse tempo, com uma valorização de 6,6%.

Isso porque o setor alimentício combina algumas características, como o seu crescimento historicamente estável, com inovações para tornar operações mais eficientes e um foco no trabalho na comunicação com o cliente e com o franqueado.

Essas características estão bem alinhadas com que a franquia Bob’s procura empregar.

Mesmo em momentos de crise muito grande o setor alimentício consegue se manter forte.

Isso porque, ele é bem flexível e pode trabalhar com soluções como mão de obra reduzida e um cardápio mais adaptado ao que o consumidor pode dispor.

Por isso, está sempre bem posicionado.

Além disso, segundo o IBGE, a alimentação é o segundo item com o qual o brasileiro mais gasta dinheiro, seja por necessidade ou por diversão.

Um negócio relativamente simples

Outro motivo pelo qual a franquia alimentícia é uma ótima solução, especialmente para quem está começando, é porque se trata de um negócio relativamente simples.

É sempre necessário que o franqueado esteja presente no gerenciamento de sua franquia, mas graças a inovações constantes nos cardápios e no atendimento, a complexidade é bem manejável.

Gerando empregos

A franquia alimentícia também é uma grande geradora de empregos.

Esse setor geralmente emprega muita mão de obra, fazendo com que a comunidade ao redor de um novo empreendimento irá aceitar muito melhor a nova franquia, já que irá ver a iniciativa como uma possível fonte de renda para membros da comunidade.

A franquia Bob’s ainda tem uma outra vantagem, ser brasileira.

O público sempre tem um carinho mais forte pelo produto nacional, e tende a apoiar ainda mais empresas que tem orgulho de serem do Brasil.

A Bob’s é tão brasileira, que foi a primeira franquia de fast food a ter presença em todos os estados do país.

O feito foi conquistado com a loja no Acre, em 2010.

Essa admiração fica ainda maior, já que o Bob’s está levando o nome do Brasil para o mundo.

Uma marca 100% nacional tem lojas abertas em Angola e no Chile.

A paixão do brasileiro por fast food

Além de todos os benefícios naturais do setor alimentício, a franquia Bob’s apresenta ainda outras vantagens do subsetor da fast food.

A comida rápida é uma paixão do brasileiro.

Segundo uma pesquisa do EAE Business de 2016, o Brasil é o quarto país do mundo que mais consome fast food, gastando mais de 55 bilhões de reais nesse setor.

Apenas o Japão, a China e os Estados Unidos estão na frente.

E esse número não dá sinais de diminuir.

Pelo contrário.

O levantamento também aponta que o consumo deve crescer mais de 30% no país, uma das nações que apresenta o maior número dentre todas as estudadas, ficando atrás apenas da Espanha e a frente da China.

Esse amor fica claro nos gastos pessoais.

Em 2014, o gasto com fast food por habitante foi de 265 reais.

Por isso, o Bob’s é uma franquia que tem algo que grande parte das empresas inveja: um público-alvo que constitui praticamente qualquer um.

Pessoas de qualquer sexo, idade, ou condição podem consumir o produto que a franquia vende.

Porém, apesar disso, existe um grande foco em converter a nova geração em clientes mais fiéis.

Isso irá garantir um sucesso maior a longo prazo.

A importância de se manter ativo na franquia

É importante ressaltar que, apesar de todos os benefícios e o apoio da marca, a presença firme do franqueado no dia a dia é fundamental.

Afinal, é para isso que existe a franquia: para que a marca possa contar com alguém de confiança e com capacidade para administrar uma fração do seu negócio.

É importante estar bem ativo mesmo antes da ideia sair do papel, a escolha do local, as pesquisas de mercado e a relação com os fornecedores são essenciais.

Esse último ponto é muito importante, já que como é você que irá lidar com ele, o toque pessoal pode fazer a diferença.

É preciso também cuidar de dois dos aspectos mais importantes de qualquer negócio: As finanças e os funcionários.

A franquia Bob’s

Por conta disso tudo, a franquia Bob’s apresenta uma ótima oportunidade de investimento.

Ela combina uma marca extremamente forte e querida pelo brasileiro, com produtos reconhecidos e aprovados, em um setor que está em crescimento constante e com pouca propensão a quedas.

Além disso, ainda faz parte de um subsetor que é uma verdadeira paixão nacional.

Soma-se a isso uma franquia muito premiada e que se empenha em entregar as melhores soluções para que o franqueado possa ter sucesso, e o Bob’s se mostra como a grande opção que é.

A rede de fast foods brasileira tem mais de 1000 unidades por todo o país e um público altamente satisfeito e fiel.

Isso se reflete em alguns dos números.

Por exemplo, são vendidos mais de 2,5 milhões de Big Bob’s por mês, e mais de 1,2 milhão de litros de milk shake.

As lojas das franquias atendem mais de 10 milhões de pessoas e o faturamento, em 2013, superou pela primeira vez R$ 1 bilhão.

Analise muito bem todas as vantagens que a franquia Bob’s oferece para você – quem sabe não chegou a sua vez de se tornar um parceiro?

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.