Conheça novas tendências para franquias

Novas Tendências para Franquias

Conheça novas tendências para franquias. Nichos dos segmentos de alimentação e beleza estão entre os mais promissores.

As tendências para o mercado de franquias

 

Conheça novas tendências para franquias.

Nichos dos segmentos de alimentação e beleza estão entre os mais promissores.

A previsão de crescimento das marcas de franquias para 2015, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), pode chegar a 8%, o que representa uma média de 235 novas lojas até o final do ano.

As franquias de alimentação, beleza, cuidados com o corpo e serviço, segundo apontam pesquisas de setor, continuam tendência no segundo semestre.

A inovação fica por conta dos nichos dentro desses segmentos.

Para o setor de alimentação, a novidade são franquias de comida saudável, que apostam na crescente conscientização do brasileiro sobre a importância de optar por uma alimentação natural e equilibrada.

A expectativa do setor pode ser embasada pela pesquisa da Fiesp e Ibope.

O resultado mostrou que 32% dos entrevistados levam em conta os nutrientes dos alimentos que vão consumir, e 70% leem rótulos dos produtos alimentícios antes de adquiri-los.

Na linha saudável, há tendência de expansão também para as franquias especializadas na venda de produtos naturais, como as marcas Mundo Verde (investimento de R$ 285 mil a R$ 455 mil) e Substância, franquia de alimentação saudável de produtos congelados (investimento de R$ 91 mil a R$ 250 mil).

Franquias de Estética

 

O segmento de estética, que rendeu em 2014 um faturamento de R$ 136 milhões, segundo dados a ABF, tem uma das mais otimistas previsões de crescimento.

O poder de consumo do público feminino, responsável pelo crescimento das marcas de beleza (23,9% no ano passado), continua a impulsionar os já promissores setores de estética, bem-estar, cosméticos, clínicas, acessórios e calçados.

Há opções para todos os bolsos.

Adquirir uma franquia da marca Disk Manicure, por exemplo, parte de R$ 5 mil; já para uma franquia da Onodera, o investimento começa em R$ 294 mil e chega a R$ 491 mil.

Ainda no segmento de estética, mas não limitado ao público feminino, aparecem como tendência as clínicas odontológicas de emergência e focadas em tratamento estético.

Para adquirir uma franquia da Clínica Iarossi, por exemplo, o investimento começa em R$ 350 mil.

O olhar para as tendências no segmento de franchising estende-se também para a escolha de algumas regiões do Brasil.

“Enquanto o Sudeste vive uma saturação de pontos comerciais e aluguéis caros, o Norte e Nordeste do país, e interior de São Paulo, por exemplo, têm carência de muitos produtos e serviços.

Outras vantagens são os baixos custos com aluguel e condomínio, publicidade e mão de obra”, analisa Diego Simioni, sócio-fundador da consultoria Goakira.

 

checklist-ponto-comercial-banner

Compartilhe o artigo