Franquia YouBurger

*Veja também nosso post “Franquia de Hamburgueria: Como investir nesse segmento

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Empreendedores que planejam investir no mercado de franquias provavelmente já sabem que o setor alimentício está entre os mais promissores.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os negócios voltados para a alimentação obtiveram aumento de 6,6% no primeiro trimestre de 2018.

Esse pode ser considerado um crescimento estável, se colocado em perspectiva.

Dentre as tendências internas do setor, as hamburguerias têm feito muito sucesso com o público brasileiro.

Um exemplo que vem se mostrando inovador nesse segmento é a franquia YouBurger.

Franquia YouBurger criada em 2012

Saiba que a marca já está presente em 8 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

No último ano, o faturamento da empresa chegou a 9,5 milhões de reais.

O diferencial da marca pode ser percebido em seu slogan: “O melhor sanduíche é o seu”.

Isso quer dizer que os clientes podem montar os seus próprios lanches, desprendendo-se dos modelos pré-definidos.

Como isso é feito?

Através de uma tela touchscreen!

Imagino que a sua curiosidade esteja a mil depois dessa informação, certo?

Antes de entender melhor esse sistema inovador, no entanto, é importante contextualizar o cenário que permitiu a YouBurger crescer.

Ela segue na esteira do sucesso das franquias de hamburguerias, um dos ramos com maior rentabilidade no mercado de franquias atual.

Para empreendedores que buscam investir em um negócio próprio aí está uma tendência para se manter no radar.

Empreendendo com hamburguerias

Nos últimos anos, as franquias de alimentação apresentaram crescimento expressivo mesmo diante da crise econômica de 2008.

Neste contexto, o lugar ocupado pelas hamburguerias é de destaque.

De acordo com a Consultoria Instituto Gastronomia, em 2015, apenas em São Paulo existiam 287 estabelecimentos do gênero.

O que torna esses restaurantes especializados em hambúrguer tão populares?

A diferença está no modo de preparo e consumo desse sanduíche popularizado pelas redes de fast-food.

Como item consumido, conhecido e querido por toda a população, seu espaço no mercado foi crescendo com o tempo.

De casual dining a representantes da alta gastronomia, o fato é que aquele velho conhecido dos brasileiros se transformou.

Na prática, as hamburguerias conseguem se diferenciar por investir em um modelo entre o fast food e o casual dining.

O que se mostra mais atraente para os clientes que encontram o equilíbrio entre uma verdadeira refeição e um lanche.

Ou seja, não é porque os hambúrgueres são refeições casuais que não precisam ser de qualidade!

Outro ponto de grande atração para o consumidor atual é a possibilidade de customização.

Marcas que oferecem produtos artesanais e experiências diferenciadas têm muito mais chance de chamar a atenção do público.

É justamente isso o que fizeram os idealizadores da franquia YouBurger.

História da YouBurger

Fundada em 2012, a rede da YouBurger começou em Resende, no estado do Rio de Janeiro.

Idealizada pelo estudante de engenharia de produção, Rodrigo Malca, o empreendimento levou apenas um mês para atrair interessados em franqueá-lo.

A primeira unidade fora da cidade do CEO foi aberta no ano de 2013.

A grande sacada de Malca foi perceber uma deficiência dos fast foods tradicionais.

Afinal, além de sanduíches muito padronizados, essas empresas faziam pouco uso de recursos tecnológicos.

Na sua lanchonete, o empreendedor investiu em terminais de autoatendimento, onde os clientes podem montar seus sanduíches de forma personalizada.

Depois de adicionar os ingredientes de sua escolha, através de uma tela touchscreen, é emitido um pequeno cupom.

Basta ir ao caixa e pagar o pedido.

Além de permitir customização e autonomia dos clientes, os terminais colaboram para diminuir as filas, um grande problema da concorrência.

Rodrigo Malca e Anderson Teixeira

Atualmente, a empresa conta com o ex-executivo da Apple, Anderson Teixeira, como investidor e sócio.

Além do diretor de operações, Gustavo Greco.

Em 2018, os responsáveis pela YouBurger pretendem dobrar o número de lojas da hamburgueria.

São Paulo é o principal foco da marca, com planos para abertura de unidades na capital, assim como no interior.

Para os anos vindouros, a meta é estabelecer uma taxa de crescimento de 100% ao ano.

Em 2021, os planos são de atingir as 100 unidades.

Uma vez que os terrenos do Brasil tenham sido conquistados pela empresa, a internacionalização é o próximo passo, começando pela América Latina.

A franquia YouBurger

Para quem achou a ideia dessa rede de fast food promissora e pretende tornar-se fraqueado, aqui vão as principais informações.

O passo a passo não difere muito daquele apresentado por outras empresas da área.

Primeiro você precisa se cadastrar e registrar seu interesse em conhecer a franquia YouBurger.

O setor de expansão atenderá o interessado para conhecer seu perfil e tirar todas as dúvidas iniciais.

Caso avance no processo, você irá receber a circular de oferta de franquia.

Estudo e assinatura de contrato vêm a seguir.

Após o ponto definido, há um estudo arquitetônico do local e, em até 90 dias, a conclusão do projeto.

Os dados reunidos a seguir são para o menor investimento possível em uma unidade da rede:

  • Capital inicial: cerca de R$ 350 mil;
  • Capital de giro: R$ 20 mil;
  • Taxa de franquia: R$ 50 mil;
  • Taxa de royalties: 5%;
  • Taxa de marketing: 3%;
  • Lucratividade: até 20%;
  • Prazo médio de retorno do investimento: Entre 24 e 36 meses.

Para os franqueados, serão oferecidas ainda, vantagens e fornecedores exclusivos para garantir inovação e suporte operacional.

São manuais de operação, assistência durante a inauguração, consultoria de campo e auditoria para garantir o padrão de qualidade.

Outros suportes incluem investimento conjunto em mídia e treinamento de colaboradores.

Vale lembrar que entre as marcas fornecedoras que trabalham com a empresa estão Coca-Cola, Aryzta, Heinz, Wessel, Catupiry e Polenghi.

Os estados que já possuem unidades são: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais no Sudeste; Bahia e Pernambuco, no Nordeste; Mato Grosso e Distrito Federal no Centro-Oeste; e, por fim, Paraná e Santa Catarina no Sul.

Pontos comerciais disponíveis

Atualmente, a YouBurger apresenta dois modelos de lojas.

A loja de rua tem em média 70m² e possui projeto arquitetônico característico com fachada privilegiando as cores da marca.

Há seis lojas de rua em atividade até o momento.

Outra opção é a loja de shopping, modelo sempre popular em todo tipo de franquia de alimentação.

Afinal, estar dentro destes centros comerciais garante um bom fluxo de pessoas, além da facilidade de acesso dos consumidores.

O tamanho das lojas de shopping possuem 32m² e similar tratamento arquitetônico e visual.

Os empreendedores interessados poderão escolher um desses dois modelos de lojas.

A média de funcionários para uma unidade da marca é de aproximadamente 8 pessoas.

O faturamento mensal de um franqueado pode chegar a R$60 mil. E o lucro fica em torno de R$ 12 mil.

Pontos comerciais alternativos

Embora o mais comum seja a opção entre a rua e o shopping, os franqueados podem seguir a tendência de lojas em locais alternativos.

Universidades, clubes e supermercados vêm sendo locais de interesse para hamburguerias nos últimos anos.

Em 2018, esses pontos já conquistaram uma presença de 4% no mercado.

Pode parecer uma quantia modesta, mas é válido para localizações que até pouco tempo não eram levadas em conta.

Embora ainda não exista nenhuma opção da marca em questão nesses pontos alternativos, fica a sugestão para futuros franqueados.

Diferenciais de uma franquia YouBurger

O autoatendimento e a possibilidade de customizar o pedido são certamente os pontos que mais evidenciam as lojas da franquia YouBurger.

O diferencial é apresentar esses elementos para o cliente através de uma tela sensível ao toque.

Há ainda outro ponto relevante nesse sistema.

É que na medida em que o consumidor escolhe os ingredientes o preço da refeição é atualizado automaticamente na tela.

Porém o uso pioneiro da tecnologia não para por aí.

Afinal, o cliente tem a opção de salvar os seus pedidos personalizados na nuvem.

Fato esse que não só facilita visitas futuras à loja, como se constitui em um recurso que combate as filas.

Praticidade, agilidade e a liberdade de escolher uma refeição de acordo com o orçamento e paladar de cada pessoa.

São esses os pontos que mais chamam atenção na jovem marca.

Vale dizer que o autoatendimento criado pela empresa é de fácil compreensão e amistoso para os comensais de primeira viagem.

Quanto ao ticket médio da YouBurger, o valor fica entre R$ 25 e R$ 30, a depender da região.

Os pedidos nesse caso incluem sanduíche, batata e bebida.

Além desses produtos básicos em redes fast-food, a hamburgueria vende também sorvetes e cervejas.

Novas tecnologias

Para o futuro, a empresa pretende ampliar o uso da tecnologia em seu negócio.

Sempre com foco no relacionamento com os clientes e as vendas.

Os planos apontam para o desenvolvimento de um aplicativo em que o consumidor possa fazer o seu pedido antecipadamente.

Ou seja, as pessoas irão chegar à loja apenas para comer, reduzindo ainda mais filas e tempo de espera.

Novamente, o engenho dos gestores da marca está em perceber que o uso da tecnologia é irreversível.

Investimento necessário

Como vimos o investimento necessário para abrir uma franquia YouBurger está em torno dos 300 mil reais.

No mercado de hamburguerias, esse se mostra um valor intermediário para o empreendedor.

Pois geralmente uma franquia do gênero pode ser aberta com um valor até R$ 600 mil.

Como em todo caso de lojas franqueadas, os valores dependem do tamanho do estabelecimento e da estrutura necessária.

Vale lembrar que este é um exemplo no qual o retorno do investimento mostra-se bastante seguro.

Segundo as análises de hábitos de consumo da EAE Business School, o brasileiro gasta R$ 265 por ano no setor.

Essa média para as refeições rápidas pode parecer pouco, mas leve em consideração dois fatores.

Primeiro, a entidade acredita em um crescimento de 31% nesse consumo, até 2019.

Segundo, esse aumento de demanda acontece em um cenário onde 80 milhões de pessoas são atendidas todos os meses.

É o que nos aponta o Instituto Foodservice Brasil (IFB).

É em virtude disso que, em 2016, ainda sofrendo os reflexos da recessão econômica, o setor movimentou R$ 178 bilhões.

Para os empreendedores com visão, investir em uma hamburgueria une a segurança do mercado alimentício com as tendências de consumo atuais.

De quebra, com a YouBurger um gap é solucionado: o uso inteligente da tecnologia.

Em médio prazo, é provável que todas as melhores soluções do mercado envolvam algum recurso tecnológico.

Estar à frente nessa corrida para alcançar o consumidor e seus novos hábitos é fundamental para quem deseja perdurar.

Está considerando a YouBurger como uma boa opção para iniciar um negócio próprio?

Fique de olho no perfil do empreendedor esperado pela marca.

Perfil do empreendedor

Como é comum em toda a franchising, o futuro proprietário de uma unidade precisa possuir identificação com a marca.

Mesmo porque esse é um dos elementos que garante a dedicação do franqueado pelos anos que irão se seguir.

O perfil básico está voltado à gestão de pessoas e características organizacionais.

Na YouBurger, a afinidade com o mundo da tecnologia é também um diferencial, pois aqui não se trata apenas de liderar uma equipe, mas de estar familiarizado com o conceito do autoatendimento tecnológico.

Dentre os cuidados operacionais comuns estão desde a atenção com a estocagem de alimentos, até a manutenção de equipamentos.

Você possui as características mencionadas e pode se dedicar totalmente a este negócio?

Então, começar uma franquia da marca com o pé direito pode se tornar uma realidade.

Para se preparar, é recomendável conhecer mais sobre a filosofia MTO que inspirou a criação do negócio.

A ideia de Make to order, ou feito sob medida, é um conceito ligado à produção conforme pedido.

Sabe qual a grande influência desse modelo inspirado em carros e aviões sob encomenda?

Um sistema de produção enxuto.

Utilizando 4 funcionários por turno, 8 no total, ele reduz pela metade o número de colaboradores comum ao fast food.

Para os clientes isso resulta também em um valor menor a ser cobrado pelos lanches.

Pronto para a franquia YouBurger?

Essa rede de hamburguerias está em pleno estado de expansão.

Para quem se interessou, ou se identificou com a proposta da marca, a franquia pode ser um bom investimento.

Especialmente em virtude do mercado favorável em todos os sentidos.

Seja pelo constante crescimento do ramo alimentício, pelo alinhamento do autoatendimento com tendências de consumo, ou pelo sucesso das hamburguerias.

É notável que todos os ventos são favoráveis para esse negócio.

Além disso, a YouBurger mais do que vender, planeja crescer.

Será que você está pronto para fazer parte dessa história?

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