Quanto custa uma franquia Subway?

Quanto custa uma franquia Subway?

A franquia Subway é uma rede famosa por seus sanduíches tipo submarino e personalizáveis.

Aportando em terras brasileiras a partir de 1993, a princípio cresceu pouco em território nacional.

Quando chegou o ano de 2002 a lanchonete tinha apenas 2 lojas operando.

O modelo utilizado por 30 anos precisava ser revisto.

A partir de 2003 a empresa mudou seu sistema de franquia e viveu uma expansão generosa do número de unidades.

O sucesso foi tamanho que em 2014 o país se tornou o quarto do mundo em número de lojas.

Neste artigo vamos tratar de quanto custa uma franquia do Subway, esta empresa que marca presença em mais de 110 países.

O número aproximado de unidades ao redor do mundo já é superior aos 40 mil.

Quanto ao desempenho da rede no país, a lista das 50 maiores franquias em operação no Brasil é um bom indicativo.

Um levantamento divulgado pela ABF em 2017 apontou a marca como segundo lugar no território nacional.

Isto coloca a lanchonete à frente até mesmo de gigantes do setor como McDonalds.

Se levarmos em conta apenas o segmento de franquias de alimentação o Subway encabeça a lista.

Para quem está interessado em tornar-se franqueado, vale conhecer primeiro a sua história.

 

História do Subway

 

O percurso que levou à lanchonete que conhecemos hoje se iniciou em 1965.

Fred DeLuca começou este empreendimento a fim de arcar com os custos da faculdade.

A primeira loja foi aberta com apenas mil dólares.

O valor foi empréstimo de um amigo da família, o Dr. Peter Buck.

Quase dez anos depois a marca já possuía 16 lojas no estado de Connecticut.

Foi assim que, em 1974, decidiram iniciar a rede de franquias do Subway.

Se quantificarmos as atuais 41.766 unidades da empresa, chegamos à uma conclusão surpreendente.

Qual?

Esta: é como se desde 1965 a marca abrisse 2 restaurantes por dia.

A primeira loja inaugurada longe do solo norte-americano foi na ilha de Bahrain, no Oriente médio.

O evento aconteceu em 1984.

Uma das razões para o sucesso da empresa está no conceito defendido desde o início por DeLuca em seu empreendimento.

Afinal, o principal motor para o seu negócio foi o desejo de oferecer refeições que fossem leves e sem fritura.

Além disso, são oferecidos ingredientes frescos para que o cliente monte o seu próprio sanduíche.

É a prática conhecida como “have it your way” – algo como “faça do seu jeito” em tradução livre.

Também são oferecidos entre as refeições rápidas da marca cookies e saladas.

 

Modelos de franquias

 

A franquia Subway trabalha apenas com o modelo de loja restaurante, e pode se localizar em shoppings ou então na rua.

Cabe ao franqueado escolher a alternativa que mais lhe convém.

É importante registrar que atualmente o modelo de loja de rua representa 80% do total de unidades instaladas no Brasil.

Neste ano um novo modelo de loja veio para se somar à expansão constante da franquia.

Batizado de fresh forward, ele apresenta layout diferenciado para maior destaque de produtos.

Além disso, troca os painéis e banners tradicionais por televisores.

Totens digitais para atendimento nas lojas de rua é outra novidade que está sendo introduzida.

Por enquanto são poucas as unidades que apresentam o novo modelo.

 

Quanto custa uma franquia Subway?

 

O investimento inicial divulgado fica em torno de R$447 mil.

Valor que pode chegar até os R$975 mil.

Tudo isto vai depender do local escolhido e também das dimensões da loja.

Afinal a marca permite que se escolha entre instalações que vão de 40 m² até os 150 m².

Colocando em miúdos todos os gastos com a franquia temos:

  • Investimento inicial: R$ 447 mil a 975 mil;
  • Taxa de franquia: Entre R$ 12,5 mil e R$ 25 mil;
  • Taxa de royalties: 8% do faturamento líquido;
  • Taxa de publicidade: 4,5% do faturamento líquido;
  • Capital de giro: Entre R$ 24 mil e 82,5 mil;
  • Estoque inicial: R$ 23 mil;
  • Equipamentos e mobília: 140 mil;
  • Reformas: entre R$ 80 e R$ 110 mil;
  • Faturamento médio mensal de uma unidade: Por volta de R$ 80 mil;
  • Prazo de retorno esperado: entre 24 e 36 meses;
  • Margem de lucro sugerida: cerca 15% do faturamento bruto mensal;
  • Número de funcionários: varia entre 8 e 12 pessoas.

 

Entenda melhor o faturamento e suporte oferecido

 

O lucro médio mensal compreendido na margem citada é de pelo menos R$80 mil.

Ademais, o prazo de retorno é frequentemente citado como uma das razões que torna a franquia atraente para novos investidores.

Já o suporte oferecido pela rede começa no treinamento inicial.

É através desta instrução que os padrões da empresa podem ser atendidos.

 

Há auxílio inclusive na escolha do ponto comercial.

 

Lembra que em 2002 a organização amargava com apenas duas lojas em território nacional?

Foi justamente a aposta nos agentes de desenvolvimento uma das responsáveis pela mudança do quadro.

Estes representantes do Subway trabalham com cada empreendedor individualmente para conquistar o melhor ponto de venda.

É por isso que, hoje, você pode encontrar facilmente um restaurante franqueado em 24 estados brasileiros.

O fundo de marketing é outro item importante, já que foram as ações neste setor outro fator diferencial em 2003.

Somando-se ao que já dissemos estão os apoios oferecidos através dos manuais de operação e padronização.

Ou até mesmo na orientação para o momento de fazer o recrutamento de funcionários.

Sabendo que a assistência é um diferencial, assim como o produto oferecido, vamos ao caminho prático para abrir uma franquia.

 

Como abrir uma franquia da Subway

 

Como acontece na maior parte das franqueadoras disponíveis no Brasil, é possível fazer um requerimento através do site oficial.

Na sessão tradicional de “seja um franqueado”, o candidato preencherá um formulário com os seus dados.

Depois disso a sua proposta será analisada e se aprovada, a empresa fará os primeiros contatos.

Em um primeiro momento, ela irá oferecer mais informações sobre o modelo de negócios que pratica.

Ainda será necessária uma entrevista antes de passar para a documentação e assinatura de contratos.

A partir daí, é dado um prazo de até dois anos para a abertura da unidade.

Você conferiu neste artigo quanto custa uma franquia Subway.

De quebra, conheceu um pouco mais da sua história e razões que diferenciam a empresa no mercado.

Não é à toa que desde 2007 o Subway apresenta bom posicionamento na lista das 500 franquias da revista Entrepreneur.

Compartilhe o artigo