Quanto custa uma franquia Mundo Verde?

Quanto custa uma franquia Mundo Verde?

Está buscando uma marca para franquear? Apostar no segmento saudável com a Mundo Verde é uma das opções mais alinhadas com as tendências de mercado.

Não é mistério que observar o comportamento dos consumidores, a predisposição do mercado e o estado da economia são pontos chaves na decisão da marca para franquear.

Correspondendo bem a esses critérios e apostando numa alteração de estilos de vida, o setor de alimentos naturais é um dos que mais cresce no Brasil.

Os brasileiros hoje em dia estão mais conscientes em relação a sua alimentação, e buscam alternativas mais saudáveis, orgânicas, e de qualidade na hora de fazer as compras.

EXCLUSIVO

Aprenda com Especialistas em Franquias

Faça como as mais de  19.418 pessoas que se beneficiaram com nossos conteúdos

Essa mudança de hábitos alimentares, como consequência, ajuda a alavancar os negócios dessa área. Até porque é um comportamento não é uma ocasião única, mas sim um investimento de longo prazo dessas pessoas.

E também, como parte de um setor de alimentação, é um consumo indispensável, então continua vendendo, relativamente estável, mesmo nos momentos de baixa da economia.

Sobre as franquias do Mundo Verde

O Mundo Verde é uma loja que foi inaugurada em 1987, em Petrópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro.

Eles começaram a usar o sistema de franquias em 1993 quando abriram a segunda unidade em Nova Friburgo, também na região serrana.

De lá para cá o negócio só expandiu, chegando a primeira centena de franquias aos 20 anos da rede. Hoje, com 30 anos, já passam de 400 lojas, distribuídas em 25 estados, sendo a líder nesse segmento.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) o Mundo Verde é a maior franquia do setor saudável de toda a América Latina. E já receberam ainda o Selo de Excelência em Franchising da ABF sete vezes.

Claro que não posso garantir que abrir uma franquia do Mundo Verde é sucesso na certa. Mas é certamente uma boa opção para se investir se for apostar nas franquias. Continue lendo e descubra quanto custa para se tornar um franqueado da rede.

Valor do investimento das franquias

Existem dois formatos de franquia que o Mundo Verde trabalha: loja (a partir de 45 m²) ou quiosque (com 6 ou 9 m² pelo menos).

O auxílio dado e os tipos de taxas pagas são os mesmos, a diferença está no valor, já que corresponde ao tamanho e capacidade do estabelecimento.

A taxa de franquia pela concessão do direito da marca custa 65 mil reais no formato de loja. Já para os quiosques o pedido é a metade, 32,5 mil reais.

O custo para padronização e montagem de estoque das lojas é de 180 mil reais. Nos quiosques essa despesa é bem mais baixa, de 63,5 mil reais.

O capital de giro mínimo de um franqueado da loja é de 30% do investimento total, enquanto para os quiosques o mínimo é de 20%.

É também altamente recomendado que o empreendedor tenha uma reserva financeira para lidar com despesas extras dos primeiros meses, já que isso varia dependendo do local e da demanda.

As outras taxas, mensais, são iguais independentemente do formato. São 5% do faturamento bruto para a taxa de royalties da companhia, e outros 1,5% para o fundo de marketing (fundo cooperativo, para investimento na divulgação geral da marca).

Assim, o valor gasto inicialmente em uma franquia vai desde cerca de 120 mil reais, para os quiosques, até mais de 250 mil reais, para as lojas.

O tempo estimado para conseguir retorno do investimento é em média de 2 a 3 anos, com uma expectativa de lucro entre 8% e 12%, dependendo do tamanho da loja e do desempenho da unidade.

Benefícios incluídos na franquia

Além do direito de usar a marca, o Mundo Verde oferece um suporte elevado durante o estabelecimento da franquia.

Eles colaboram na escolha do ponto e na elaboração de projeto e cronograma de construção e montagem da loja.

Em termos de gestão, eles ainda possuem uma equipe de supervisão e gestão para observar e auxiliar conforme necessário. O franqueado terá também um software de gestão e uma intranet que integram a rede.

O Mundo Verde se importa com a opinião e a conexão entre as unidades, por isso possui convenção própria de franqueados de tempos em tempos e ainda um conselho de franqueados que colabora na gestão da marca.

O funcionamento do marketing e da assessoria de imprensa também recebe contribuição da empresa, ajudando a expandir a marca e garantindo uma linearidade das informações e campanhas.

Por ser uma marca reconhecida igualmente pela qualidade de atendimento e conhecimento dos funcionários, eles promovem dois tipos de treinamento, a Universidade Mundo Verde e a Alô Nutricionista.

Uma equipe de nutrição também coopera na questão mais específica dos produtos.

Até porque, com mais de mil fornecedores – organizados em um centro de distribuição – e atendendo a várias necessidades desse setor, o acervo de produtos é extenso e variado.

Compartilhe o artigo