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Franquias Portuguesas no Brasil

*Veja também o post: Como abrir uma Franquia de Padaria Portuguesa

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A internacionalização de marcas é habito comum no franchising.

De cara é fácil lembrar das inúmeras empresas norte-americanas que aportam em território nacional desde muito tempo.

Caminho menos óbvio pode ser traçado, no entanto.

 

É o caso das franquias portuguesas no Brasil.

 

Não é de hoje que ambos os países vêm buscando estreitar as relações comerciais.

Em julho deste mesmo ano foi inclusive assinado acordo para aumentar a cooperação luso-brasileira em termos de inovação.

No que diz respeito ao franqueamento, as empresas portuguesas vêm investindo no Brasil desde antes da crise econômica de 2008.

O país era especialmente atrativo para os patrícios por conta da forma como resistiu durante o período.

Foram tempos com alta de consumo e avanço da Classe C brasileira.

Há claro, outros fatores de aproximação, como os elementos culturais em comum.

Ademais, a ABF procura manter relação estreita com a APF – a Associação Portuguesa de Franchising.

Não à toa as políticas de negócios são parecidas, o que facilita implantar e adaptar as operações entre os territórios.

Toda esta aproximação, evidentemente, beneficia a ambos os lados.

Ainda que o número de marcas portuguesas no país seja modesto, elas têm se saído bem em território tupiniquim.

A seguir apontamos algumas franquias portuguesas no Brasil para você conhecer as opções disponíveis no mercado.

 

B.lem Bakery – Franquia de Padaria Portuguesa

 

Já pensou em investir em uma autêntica padaria portuguesa?

Pois é isto que propõe a franquia B.lem.

O empreendimento tradicional-lusitano apresenta os melhores quitutes da terra de Camões.

É uma variedade de pães, doces e salgados artesanais, elaborados especialmente por chefs portugueses.

O mix de produtos inclui café da manhã, refeições e sobremesas.

 

O carro chefe da marca?

 

O pastel de nata.

Este chegou a virar destaque como o melhor do gênero na página da Veja São Paulo.

A B.lem inaugurou sua primeira loja brasileira nos Jardins em 2016.

Lá os clientes puderam provar outros produtos além do pastelzinho de belém.

Exemplos são as bolas de Berlim, cappuccino, chocolate gelado, queijo da Serra Estrela, pão com azeitonas e muitos outros produtos.

Vale lembrar que a marca aposta no lançamento bimestral de novidades para atualizar o cardápio.

Este pedacinho de Portugal em São Paulo também possui linha mini para eventos.

Para começar o negócio os dois empreendedores responsáveis, João Baroni e Pedro Nogueira, contrataram uma chef portuguesa.

No currículo a profissional trazia como destaque a Confeitaria Nacional, a mais antiga das casas portuguesas.

Interessado nesta franquia?

Confira os dados do investimento:

  • Investimento: Entre R$ 200 mil e R$ 300 mil;
  • Taxa de royalties: 4%;
  • Faturamento médio mensal: De R$ 80 mil a R$ 250 mil;
  • Rentabilidade: de 10% a 20%;
  • Prazo de retorno: Entre 24 e 46 meses;
  • Taxa de franquia: De R$ 30 mil a R$ 50 mil;
  • Fundo de Marketing: 2%.

Franquia Body Concept

 

Esta outra marca nascida em Portugal é voltada para o segmento de beleza, saúde e produtos naturais.

Atualmente a franquia Body Concept está presente em mais de 4 países, com mais de 150 clínicas em atividade.

Dentre os serviços oferecidos estão os tratamentos estéticos, a fotodepilação e a consulta nutricional.

Ao todo são 41 tratamentos disponíveis.

Os produtos da marca também se destinam ao tratamento estético do corpo e rosto dos clientes.

Não devemos esquecer o crescimento da procura entre o público brasileiro por serviços cosméticos e de saúde.

Tendo em vista este detalhe, está aí um negócio que pode ser uma boa aposta para os interessados em franquias.

A marca já expressou o desejo de expandir a sua presença nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

Veja os valores de investimento para entrar na rede de franqueados da franquia Body Concept:

  • Investimento: Entre R$198 mil e R$320 mil;
  • Faturamento médio mensal: Em torno de R$ 55 mil;
  • Rentabilidade: Em torno de 40%;
  • Prazo de retorno: Entre 12 e 24 meses;
  • Taxa de franquia: de R$ 70 a R$ 90 mil.

 

Franquia Depil Concept

 

Mais um exemplo de franquias portuguesas no Brasil, a Depil Concept também atua no ramo estético.

Entre os serviços mais procurados nas clínicas está a depilação, que hoje não é mais exclusividade do público feminino.

O aumento da demanda por parte de clientes de ambos os sexos só faz aumentar as oportunidades para empresas do setor.

No caso desta marca, são oferecidos os serviços de depilação, fotodepilação e fototerapia.

A empresa utiliza técnicas e aparelhos de última geração para aumentar o conforto do cliente.

São mais de 150 clínicas ao redor do mundo.

Interessado neste modelo de negócio?

Seguem os valores para a abertura de uma unidade da franquia Depil Concept:

  • Investimento: Entre R$124 mil e R$162 mil;
  • Faturamento médio mensal: Em torno de R$ 20 mil;
  • Rentabilidade: Em torno de 40%;
  • Prazo de retorno: Entre 12 e 24 meses;
  • Taxa de franquia: A partir de R$ 100 mil.

Rede Morangos

 

A educação particular está entre os setores cujo interesse é sempre renovado no Brasil.

A franquia Morangos trabalha com educação e treinamento para públicos de diferentes idades.

Os níveis e serviços incluem: berçário, pré-escola, academia, sala de estudos, brinquedoteca e o chamado funpark.

A missão pedagógica da marca é colaborar com um desenvolvimento saudável e pleno dos pequenos.

Este projeto único na área de educação para crianças e adolescentes integra também os pais às atividades.

É possível ter os filhos matriculados de 0 a 18 anos na instituição.

Com direito, além do ensino e reforço escolar, aos espaços dedicados inteiramente à diversão dos alunos.

A marca pretende em um futuro próximo investir em colégios.

Os atuais valores para os franqueados são:

  • Investimento: Entre R$ 150 mil e R$ 350 mil;
  • Taxa de royalties: 5%;
  • Faturamento médio mensal: Em torno de R$ 60 mil;
  • Prazo de retorno: Entre 12 e 18 meses;
  • Taxa de franquia: A partir de R$ 35 mil.

O melhor bolo de chocolate do mundo

 

O setor alimentício é o campeão de desempenho do mercado de franchising.

Nada melhor então do que investir em um negócio de sucesso para conquistar o paladar brasileiro.

Como o nome aponta, este empreendimento vende pedaços de bolo de chocolate, com algumas variações do produto.

A marca em questão está no Brasil desde 2010.

Já em Portugal, a presença da empresa tem mais de 20 anos.

Por enquanto as unidades podem ser encontradas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Rondônia, Brasília, Bahia e Blumenau.

Quem se enquadrar no perfil de franqueado desejado pela empresa deve se atentar aos valores que se seguem:

  • Investimento: Em torno de R$ 205 mil;
  • Taxa de royalties: 5% do faturamento.
  • Faturamento médio mensal: Em torno de R$ 50 mil;
  • Taxa de propaganda: 2% do faturamento;
  • Prazo de retorno: De 18 a 24 meses;
  • Taxa de franquia: R$ 45 mil.

Franquia House Shine

 

Esta é uma empresa especializada em limpeza, tanto para o âmbito residencial, quanto comercial.

No Brasil, em razão da crise econômica e da aprovação da PEC das empregadas, este serviço está em alta.

Afinal, terceirizar o trabalho de limpeza tem se mostrado mais em conta para empresas e pessoas físicas.

Os serviços vão desde a limpeza residencial, até em pós-obras, pré-mudanças e nas salas comerciais.

Há também o serviço de lavanderia e higienização e impermeabilização de sofás.

A franquia House Shine já possui mais de 200 franquias e apresenta bom desempenho no Brasil.

Para quem busca um negócio relativamente barato e que demanda pouca estrutura para funcionar, esta é uma boa alternativa.

Confira o investimento necessário:

  • Investimento: Em torno de R$ 56 mil;
  • Taxa de royalties: R$ 1.500 FM;
  • Faturamento médio mensal: Em torno de R$ 90 mil;
  • Prazo de retorno: Entre 12 e 18 meses;
  • Taxa de franquia: R$ 28 mil.

 

Franquia My Sandwich

 

Outra opção do setor de alimentação, este empreendimento oferece uma vasta cartela de lanches, sanduíches e wraps.

Há também aqui a possibilidade de pedidos personalizados.

Em Portugal esta é uma das maiores redes de alimentação.

A franquia My Sandwich está no Brasil desde 2013.

Para os clientes estão disponíveis 16 opções de recheios.

Além disso, há 5 tipos de pães, 8 molhos, 4 complementos, 8 alternativas vegetarianas e 5 saladas.

O grupo responsável, Halipar, opera também as redes Jin Jin Wok, Jin Sushi, Griletto e Montana Grill.

Para quem gostou da ideia de uma lanchonete, seguem os detalhes mais importantes abaixo:

  • Investimento: Em torno de R$ 400 mil;
  • Taxa de royalties: 5% do faturamento bruto.
  • Faturamento médio mensal: Em torno de R$ 100 mil;
  • Taxa de publicidade: 2% do faturamento bruto;
  • Prazo de retorno: De 12 a 24 meses;
  • Taxa de franquia: R$ 25 mil.

 

Aproveite as franquias portuguesas no Brasil

 

Como se pode ver há opções para todos os gostos de franqueado.

As empresas de Portugal oferecem serviços variados e se adequam naturalmente ao mercado brasileiro.

Importante ressaltar que a maioria das marcas citadas está em expansão, o que torna o investimento ainda mais favorável.

Seja qual for a opção escolhida, os candidatos podem ter a certeza de que encontrarão boas oportunidades.

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