Como usar o FGTS para abrir uma franquia?

fgts-para-abrir-franquia

Muitos brasileiros compartilham do sonho de abrir uma franquia, mas também sofrem com a falta de recursos para torná-lo realidade.

Contudo, esse cenário pode mudar a partir de fevereiro.

Isso porque, com o objetivo de reaquecer a economia do país, no final de 2016, o presidente Michel Temer anunciou a liberação dos saques de contas inativas do FGTS.

Segundo o Ministério do Trabalho, mais de 10 milhões de brasileiros terão direito ao benefício, uma vez que, há mais de um ano, deixaram de receber depósitos do empregador devido à rescisão do contrato de trabalho.

Isso significa que, ainda que você esteja empregado hoje, se você tem contas inativas de FGTS até dezembro de 2015 de outros empregos que você trabalhou, você poderá realizar o saque.

Dica: uma conta inativa do FGTS nada mais é do que uma conta de FGTS de uma empresa que você já não trabalha mais como funcionário. Essa conta do FGTS é inativa porque seu antigo empregador não deposita mais nenhuma contribuição de FGTS nela. Em outras palavras, se você deixou algum emprego até 30/12/2015 e não sacou o seu FGTS, você poderá resgatar o saldo completo de todas essas contas!

Como não há restrição quanto à aplicação desse dinheiro, isso significa que você pode usar seu FGTS para abrir uma franquia.

Em outras palavras, você está diante de uma grande oportunidade para abrir seu próprio negócio usando o FGTS ou ainda tirar seu projeto “da gaveta” e utilizar essa quantia para completar o capital que você já é finalmente conseguir abrir sua tão sonhada franquia.

Mas, para isso, você deve seguir alguns passos básicos. Confira:

1º) Descubra quanto você tem para sacar de FGTS

De nada adianta fazer planos sem saber qual a realidade que lhe espera.

Portanto, o primeiro passo é descobrir se você tem direito ao saque e, se tiver, qual valor está disponível na sua conta.

Para isso, você pode consultar o seu saldo no site da Caixa ou através do aplicativo do FGTS disponível para qualquer smartphone.

Depois de instalar, basta informar o número de sua inscrição social (NIS/PIS).

Você pode localizá-lo na sua carteira de trabalho, no extrato do FGTS ou no Cartão do Cidadão.

2º) Fique de olho na data do seu saque do FGTS inativo

Uma vez que você já verificou seu saldo, deve estar atento às notícias referentes a data de liberação do seu dinheiro.

O cronograma para o saque será divulgado até o início de fevereiro e levará em conta sua data de nascimento.

3º) Defina onde irá investir o FGTS

Enquanto você aguarda a data do seu saque, procure entender melhor como funciona o mercado de franquias, quais marcas se encaixam ao seu orçamento e são mais interessantes ao seu perfil, quais os riscos, cuidados e tendências do setor.

Informe-se o máximo possível e conte com a ajuda de blogs especializados no assunto, como o Franquiaz, por exemplo, para manter-se atualizado e entender como escolher a melhor franquia para seu perfil.

Lembre-se que existem franquias das mais variadas faixas de investimento.

Desde franquias de baixo investimento como a é o caso da MEDICON com investimento de R$15.000, franquias de investimento moderado como a Terra Madre a partir de R$ 200.000 até franquias de investimento milionário, como franquias de hotéis ou franquias de academias como a Smart Fit.

Depois de seguir esses três passos e já estar com o seu dinheiro no bolso, aí a brincadeira começa de verdade.

Mas, por enquanto, inicie já seu planejamento para tornar esse sonho realidade.

As próximas etapas já é assunto para um próximo artigo.

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

2 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Izzy Alvarenga
18/04/2017 12:55

Adoreii o blog, estão de parabens!

Izzy Alvarenga
28/09/2018 15:18

Adoreii o blog, estão de parabens!

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.