Como ganhar dinheiro com franquias? Veja essas 5 dicas!

Como ganhar dinheiro com franquias? Veja essas 5 dicas!

Basta investir em um negócio para começar a ganhar dinheiro com franquias, certo? Não é bem assim! O lucro é apenas o resultado de uma série de ações. Isto é: ele não acontece da noite para o dia.

Além do mais, é preciso levar em consideração alguns aspectos antes de ter um retorno significativo. O primeiro passo é escolher uma boa franquia.

Com tantas opções no mercado atual, não caia no erro de optar por uma marca totalmente desconhecida, que não tem nem mesmo informações de análise.

Gostou da premissa e quer mais dicas de como conquistar sucesso com o setor de franchising? Elaboramos um conteúdo especial que o ajudará a ganhar dinheiro com franquias. Confira!

 

1. Escolha uma franquia com a qual haja identificação

O clichê “faça aquilo que ama” é uma máxima no mundo dos negócios, sobretudo, quando se trata do setor de franchising. O motivo? Você perderá horas de sono realizando projetos. Isso sem falar dos feriados e, até mesmo, do domingo em que terá que deixar a família para planejar ações para o seu negócio.

Porém, nada disso terá importância se você atuar com aquilo que realmente desperta o melhor de si. Pelo contrário, você se dedicará cada vez mais à franquia. Afinal, sabe que o sucesso está diretamente ligado ao seu empenho.

Por isso, é preciso escolher um segmento com o qual você se identifique — independentemente de qual seja.

Invista em um negócio em que você, de fato, acredite e que sabe que trará um retorno não só financeiro, mas também pessoal. Então, antes de escolher a franquia, faça uma pesquisa minuciosa, selecionando aquelas com as quais existe uma identificação.

Não se esqueça de anotar aquelas com as quais você mais tem familiaridade. A lista ficou muito grande? Não se preocupe, pois a dica a seguir ajudará a eliminar várias opções!

 

2. Pesquise sobre o histórico da marca

O Boticário, Cacau Show e McDonald’s. O que esses nomes têm em comum? É isso mesmo: todos são franquias renomadas, com ampla abrangência. Inclusive, elas se configuram entre as 50 maiores franquias no Brasil, de acordo com uma pesquisa idealizada pela Associação Brasileira de Franchising.

Mais precisamente, as redes estão no topo do ranking. Elas ocupam, respectivamente, o 1º, o 3º e o 4º lugar. Para você ter uma ideia, O Boticário contempla mais de 3.700 unidades.

Aonde queremos chegar com isso? À importância de conhecer bem as marcas, dando preferência para redes conceituadas e de credibilidade.

Claro que isso não significa que você deve investir, necessariamente, em uma grande franquia. Contudo, é fundamental pesquisar bem sobre o histórico da marca. Assim, você terá mais chances de acertar na escolha e, claro, ganhar dinheiro.

Lembre-se, aqui, de que o histórico do franqueador diz muito sobre o negócio como um todo. Será muito difícil, por exemplo, conquistar a confiança do cliente se o empreendimento em questão tem uma má reputação no mercado. Logo, será complicado — isso para não dizer impossível — conseguir dinheiro com a franquia.

O inverso também é válido. Uma marca de destaque atrai mais público, o que ajuda no quesito lucratividade.

A dica, aqui, é: faça o dever de casa e procure informações precisas sobre a rede, combinado?

 

3. Analise as perspectivas do mercado

Não há dúvidas de que o setor de franchising apresenta-se como um negócio seguro e rentável. Tanto é que o faturamento do setor aumentou consideravelmente.

No 2º trimestre de 2019, as franquias tiveram um rendimento de R$ 43,122 bilhões, número que equivale a um aumento de 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso é o que apontam os dados do Relatório de Desempenho do Frachising Brasileiro.

Ainda de acordo com a pesquisa, no período que compreende abril, maio e junho deste ano, o setor de franchising teve 3 novas unidades abertas por hora.

Não para por aí. Atualmente, existem quase 160 mil franquias espalhadas por todo o território brasileiro. Com esses números, fica evidente o potencial do setor, não é mesmo?

No entanto, por mais que as franquias sejam um negócio confiável, é preciso analisar as perspectivas do mercado em que você pretende investir. Cada área tem suas particularidades. A área de alimentação, por exemplo, é bem diferente do setor que abrange serviços educacionais.

Para ganhar dinheiro com franquias, nesse aspecto, é preciso conhecer as especificidades da área pretendida. Verifique, aqui, quais são as perspectivas para o futuro. É uma área que está em alta? Qual a projeção para os próximos anos? Existe alguma resistência do público? Essas são apenas algumas das questões que devem ser levadas em consideração.

 

4. Procure outros franqueados

Pense bem: quem melhor do que os próprios franqueados para fornecer informações valiosas sobre a marca? Eles já estão no mercado há certo tempo e sabem o rendimento real da franquia. Em outras palavras, eles esclarecerão se o investimento naquela rede realmente é vantajoso.

Além do mais, podem contribuir com informações importantes sobre o franqueador de forma geral.

Pergunte para eles como é a relação entre franqueador e franqueado. Até porque existem muitas empresas que não oferecem o devido suporte.

Não tenha receio de conversar abertamente com outros parceiros. Esse é o momento certo de esclarecer suas principais dúvidas em relação à marca.

Lembre-se de que o franqueado já passou por todo o processo que envolve a decisão de escolha da franquia. Assim, ele é a pessoa ideal para clarear as suas ideias e o melhor: sem custo nenhum.

Vale a pena também procurar por investidores que desistiram da franquia. A partir de então, você terá em mãos os prós e contras da marca, fatores que ajudarão você a tomar a decisão mais sábia.

 

5. Solicite ajuda de uma consultoria especializada

Não é preciso ter vergonha em pedir ajuda. Pelo contrário: o ideal é solicitar o parecer de uma empresa gabaritada, que mostrará qual caminho você deve seguir.

A consultoria, nesse sentido, deixa de ser um diferencial e torna-se um pré-requisito para os investidores que visam a destacar-se no mercado e a aumentar a rentabilidade do negócio.

Fato é que, para conseguir alçar voos mais altos e, assim, ganhar dinheiro com franquias, é fundamental ser persistente e, claro, entender que esse é um processo gradual, que exige dedicação, conhecimento e auxílio das pessoas, ou melhor, das empresas certas.

É nesse sentido que a Franquia Z se destaca. Como consultoria no mercado de franchising, a empresa oferece todo o suporte para que você se torne um franqueado de sucesso e aprenda a investir com segurança.

A Franquia Z não só tornará o processo mais fácil e prático, mas também orientará você para que não caia em ciladas. Agora, sim, você vai ganhar dinheiro com franquias.

Interessou-se pela marca e quer conhecer melhor a proposta da Franquia Z? Entre em contato conosco!

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.