O que são Multifranqueados?

O que são Multifranqueados?

Os multifranqueados são franqueados que possuem duas ou mais franquias. Estas unidades podem ser da mesma marca ou não.

O perfil de multifranqueado é comum em mercados mais maduros como EUA e no Brasil é um movimento recente na maioria das redes, o que demonstra uma tendência de profissionalização do mercado.

Esses franqueados desenvolvem competências gerenciais e de liderança, administrando diversas unidades.

Quais os benefícios?

Além da possibilidade de um maior faturamento, há também o ganho em escala do negócio principalmente nas equipes administrativas e também, em negociações com fornecedores marketing, logística, matéria-prima e, em alguns casos, em negociações de taxas junto à franqueadora.

Um multifranqueado prepara uma gestão mais estruturada para atender todas as unidades de franquia. Gestão dos negócios, RH e financeiro podem ser unificados para todas as operações gerando sinergia e reduzindo despesas.

Para a franqueadora os multifranqueados são bons parceiros de negócio, visto que profissionalizam mais a gestão e possuem um planejamento de expansão territorial que contribui para o crescimento da marca.

Quais as dificuldades de um Multifranqueado?

A vantagem do ganho em escala no negócio gera novos desafios. Um deles é a diversidade de sistemas para controle e gestão de cada marca.

É um desafio conseguir unificar o controle e ter uma estrutura de back-office eficiente, que sirva de suporte para todas as franquias por isso, é preciso avaliar o que é melhor: abrir franquias de diferentes marcas ou diversas franquias da mesma marca.

Os empreendedores multifranqueados investem nas áreas de administração, contabilidade, RH e treinamento para que a operação tenha sucesso.

Outro grande desafio é delegar as tarefas, afinal são várias unidades e o franqueado não consegue estar fisicamente presente em todas as operações. É necessário ter gerentes capacitados para tocar a operação no lugar do franqueado.

Marcas de franquia do mesmo setor ou setor diferente?

Para essa questão, deve-se avaliar questões além da lucratividade das marcas. A afinidade do franqueado com o novo setor deve ser considerado.

O know-how no segmento de atuação da primeira unidade, de certa forma será transferido para uma segunda franquia do mesmo segmento, enquanto que um segmento totalmente diferente terá uma curva de aprendizado e maturação do negócio.

Além da experiência no setor, o suporte e gestão são facilitados por terem familiaridade na operação, controle de estoque e fluxo de caixa.

Já sob os aspectos de potencial de consumo e períodos de crise, ter marcas no mesmo segmento  pode se tornar um ponto fraco.

Apesar de cada marca ter sua gestão individual, sazonalidades e crises setoriais podem ser melhor absorvidas pelo franqueado com um portfólio de marcas diversificado. Além de experimentar novas oportunidades de negócio.

Outra opção é investir em marcas que tenham sinergia com a franquia atual mas não sejam concorrentes. Essa variação pode possibilitar a oferta de serviços e produtos complementares ao primeiro negócio.

Estratégia de diferentes regiões para Multifranqueados

No Brasil, com seu território de proporção continental, é comum a situação de regiões com características bem específicas.

Expandir o número de franquias pensando em diversificação geográfica pode ser uma boa estratégia, mas depende de alguns fatores para ter sucesso.

Um deles é se adaptar aos locais de atuação, sempre conversando com a franqueadora. Manter o padrão da franquia exigirá um grande esforço da consultoria de campo, mantendo o alinhamento e treinamento de todas as unidades.

É necessário buscar uma marca que esteja aberto a esse tipo de flexibilidade. Que exija o padrão de negócio mas aceite adaptações para as características de cada região.

Estratégia de Franqueadores para Multifranqueados

Outro ponto importante de ser colocado é a estratégia de franqueadores para os multifranqueados.

Algumas marcas permitem que o multifranqueado tenha negócios de outras marcas, desde que não sejam concorrentes.

Outras exigem que o dono seja o operador e que tenha a exclusividade de seus franqueados. Ou seja, não podem ter franquias de outra rede ou qualquer outro negócio próprio. Essas regras variam de acordo com cada marca.

Devo crescer como multifranqueado?

Como vimos, ser multifranqueado não é para qualquer um e nem para qualquer marca.

Um conjunto de características do franqueado e do franqueador formam essa fórmula de sucesso.

Do lado do franqueado, a experiência e habilidade com gestão de negócios e de pessoas é quase que obrigatória.

Para a marca, esse modelo de investidor deve fazer sentido no modelo de negócio. Além disso, a expansão através de multifranqueados fazer parte da estratégia de crescimento da franquia.

Caso você esteja preparado para esse grande passo de se tornar um multifranqueado, busque marcas que tenham sinergia com o seu estilo de gestão e estejam preparadas para dar todo o suporte as suas unidades.

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