Melhores Franquias para 2018: Megatendências para multiplicar chances de sucesso

Melhores Franquias para 2018

Chegou a hora das melhores Franquias para 2018. Todo ano escrevo um artigo sobre as melhores franquias para investir.

Esse ano não poderia ser diferente.

Inclusive sinto que responsabilidade de escrever sobre esse tema ainda é maior.

O ano de 2017 foi conturbado no cenário político e por consequência a economia ficou a deriva e isso impactou negativamente na atividade empreendedora.

A realidade é que muitas franquias patinaram.

As margens de lucro apertadas e o crescimento abaixo do esperado exigiu resiliência e muito suor na camisa de empreendedores e franqueados.

Neste cenário, decidir quais as melhore franquias para 2018 não é tarefa fácil.

2018 pode ser um bom ano para abrir sua franquia

Se 2016 foi o ano onde o fundo do poço econômico foi atingido, em 2017 juntamos os cacos, sacudimos a poeira e ficamos em pé.

E apesar da provável tensão que as eleições para presidente causarão, acredito que 2018 será o ano da recuperação, ou seja, da escalada de volta a superfície.

Além do momento peculiar, com a economia brasileira dando os primeiros sinais de uma recuperação mais lenta do que gostaríamos, o ritmo de mudança no comportamento do consumidor impulsionado por novas tecnologias e mudanças culturais tem acelerado.

Nesse sentido, podemos imaginar que 2018 seja um ano no mínimo interessante para quem quer abrir seu negócio próprio e investir em uma franquia.

E o fato é que não sou somente eu que acredito que as coisas irão melhorar.

Para ficar em apenas um exemplo prático, a bolsa de valores se recuperou fortemente em 2017 e, apesar de isso não impactar imediatamente nosso dia-a-dia, historicamente, antes da recuperação após períodos de crises, o preço das ações são um dos primeiros a se recuperar.

Mercado: Bovespa | Tipo: Índice | Descrição: BVSP BOVESPA IND

Isso acontece porque grandes investidores, institucionais e privados, com acesso a informação e capital que provavelmente nem eu nem você temos disponíveis, começam a acreditar na retomada.

E com essa aposta, o fluxo de dinheiro aumenta e, em algum tempo, os efeitos positivos serão sentidos na economia real e, obviamente, na sua franquia!

Mais do que economia e política – como escolher sua franquia em 2018

Provavelmente você já deva ter ouvido falar da recuperação da economia, agora, o que ninguém está falando é que quando a escalada do fundo do poço até a superfície terminar, o mundo que você encontrará lá em cima será diferente.

E, pensando no longo prazo, arrisco dizer que as mudanças e tendências de consumo afetarão o sucesso da sua franquia em 2018 mais do que o cenário econômico brasileiro.

Primeiro que, mesmo após o fim da crise, ninguém sabe quanto tempo irá levar para recuperarmos o patamar anterior à crise.

Segundo que as outras pessoas (e empresas) que caíram no poço e saíram de lá, também estarão um pouco diferentes.

Diante de tanta imprevisibilidade e variedade de possíveis cenários, para escolher as melhores franquia para 2018, você deve deixar de lado (ou quase) a questão específica do cenário econômico e político brasileiro e avaliar aquilo que realmente importante: as tendências de consumo.

Afinal, sem ninguém para consumir, a única coisa é certa é que o sucesso da sua franquia não virá!

Portanto, se você ainda está comigo, preste bem atenção no que vou falar agora:

“Saber identificar tendências é provavelmente uma das habilidades mais importantes na hora de escolher uma franquia para investir em 2018.”

Aliás, a habilidade de identificar tendências pode ajudar enormemente sua vida financeira, não só na hora de abrir uma franquia, mas também, na hora de escolher os melhores investimentos para multiplicar seu dinheiro, mas, por enquanto, vamos manter o foco nas franquias pois investimento é tema para outro artigo.

Melhores franquias para 2018: lembre-se daquilo que você gosta de fazer

Claro que você não deve abrir uma franquia apenas observando tendências.

Buscar algo que se encaixe no seu perfil é essencial na hora de escolher uma franquia, mas como já falei bastante sobre esse assunto aqui , vamos direto ao ponto: como  encontrar a melhor franquia para você abrir em 2018 observando as principais tendências atuais.

Como identificar tendências que ajudarão você a escolher as melhores franquias para investir em 2018

Identificar tendências é um exercício interessante e você pode tentar também.

Porém, essa atividade não é mais divertida do que fácil.

Muitas vezes aquilo que pode ser visto como uma tendência, não passa de uma moda passageira e nesse caso, essa confusão pode custar um bom dinheiro.

Mas fique tranquilo, nesse post vou apresentar à vocês as principais megatendências atuais, que estão mudando a forma de consumir e viver de várias pessoas.

Essas tendências são baseadas em estudos internacionais de consultorias e meu objetivo será trazer para você o que tem de mais relevante para o Brasil e para as franquias.

Uma vez que conhecer as principais tendências que irão impactar o mercado de franquias em 2018, você poderá abrir seu próprio negócio e aposentar seu chefe.

Tendências que vão impactar a escolha das melhores franquias para 2018: O aperto da classe média

Você já deve ter ouvido falar da expansão da classe média não é mesmo?

Muito do crescimento do brasil durante o governo de Lula foi atribuído a três fatores:

  1. preço das commodities;
  2. crescimento da agricultura;
  3. consumo das famílias, impulsionado pela nova classe média

Acontece que a classe média está espremida e muito do que foi falado do aumento do poder aquisitivo da classe média era só meia verdade!

Parte do consumo veio através do endividamento e, somando-se  a crise,  inflação, aumento dos custos de saúde e educação… bom, nem preciso continuar pois o final dessa história você já conhece.

E esse fenômeno do “aperto da classe média” não acontece só no Brasil por conta dos tempos difíceis que temos enfrentado, mas também em países desenvolvidos.

A coitada da classe média trabalhadora tem lutado para manter seu padrão aquisitivo e poder de compra.

Veja abaixo o gráfico comparando o crescimento dos varejistas de “Descontos” vs. “Hipermercados”.

A partir de 2014 a tendência de crescimento se inverte e os varejistas de “Descontos” tem crescido muito mais do que a categoria de Hipermercados.

Origem: Euromonitor International from trade sources

Diante disso, o que resta a classe média é buscar mais valor em seu consumo e escolher muito bem onde irá gastar o seu dinheiro.

Se antes a classe média olhava para a classe mais rica e queria “copiar” seu estilo de vida e consumo, hoje cada vez mais a busca por valor é mais importante.

Você já deve ter ouvido uma pessoa se gabar de quão pouco pagou por um produto e quão bom ele é!

Ou seja, ao invés de gabar por um algo que tenha alto preço, a classe média busca economizar e manter a qualidade.

Em outras palavras, o consumidor médio busca MAIS valor.

Mas afinal, você já se questionou o que define valor para o cliente?

Acredito que a forma mais simples e rápida de definir valor é através da equação:

Portanto, para gerar valor, você como empresário tem três opções:

  1. Aumentar os benefícios / qualidade percebidas do produto ou serviço oferecido,
  2. Diminuir o preço ou;
  3. Fazer os dois ao mesmo tempo.

E quando falamos de escolher uma franquia em 2018, acredito que essa é uma das principais tendências de consumo que influenciará o consumo: franquias que ofereçam produtos e serviços com preços baixos e com boa qualidade!

Apesar de resistir em fazer indicações de franquias (prefiro fornecer os fatos e argumentos para que você tome a melhor decisão), por se tratar de um excelente negócio no qual realmente acredito, em um artigo no ano passado não pude deixar de indicar uma estreante no setor de franquias que oferecia exatamente isso: um produto de preço baixo e de qualidade honesta.

E para 2018 em diante essa franquia continuará ainda mais forte.

Estou falando da franquia Mil e Uma Sapatilhas.

O negócio da Mil e Uma Sapatilhas  é 100% aderente a essa tendência de geração de valor através de baixo preço/boa qualidade e, pelo fato de conhecer muito bem essa franquia, a preocupação dos donos da marca com o sucesso de sua rede e várias histórias de sucesso  de franqueados, sem dúvida a franquia Mil e Uma Sapatilhas é a primeira da minha lista de indicações.

Prova disso é o próprio crescimento que a franquia tem apresentado.

Em 2017, apesar da crise, já são mais de 15 franquias abertas e, em muitas cidades do estado de São Paulo já não existe mais espaço para novos franqueados.

Tendências que vão impactar a escolha da melhor franquia para 2018: Vida Saudável

Viver uma vida mais saudável e equilibrada tem se tornado uma importante parte da vida de muitas pessoas e, por consequência, a forma como elas gastam seu dinheiro.

Apesar de ser uma tendência mundial, no Brasil, essa preocupação é maior do que a média mundial.

Inclusive, o Brasil aparece em primeiro lugar do mundo quando o assunto é a importância de limitar os níveis de stress diários!

Origem: Euromonitor International Global Consumer Trends Survey 2016

Portanto, uma boa ideia na hora de escolher uma franquia é buscar negócios que estejam alinhados com essa megatendência de vida saudável.

Nessa categoria estão:

  • franquias de alimentação de produtos naturais
  • franquias de refeições saudáveis
  • franquias relacionadas a prática de esportes e lazer

Uma dessas, é a franquia Terra Madre Saudáveis, que é uma marca com poucos anos de franchising mas que traz um conceito interessante e layout de loja bastante atrativo.

No mesmo segmento, caso você queira apostar em algo “mais tradicional”, temos franquias como a Mundo Verde que é a líder do setor.

Conclusão

Conhecer as principais tendências de consumo é um grande passo na escolha da franquia ideal para investir em 2018.

Apostando na tendência correta e escolhendo algo que você goste de fazer, você já terá percorrido metade do caminho rumo a escolha da franquia ideal para você.

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.