Melhores Franquias para Investir em 2016

Melhores franquias para 2016

O cenário pessimista da economia não assusta o segmento de franquias. A previsão é de que ele continue em expansão ou, no mínimo, repita os resultados expressivos de 2015, que ultrapassaram a casa dos R$ 60 bilhões.

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4 melhores segmentos de franquias para 2016

 

O cenário pessimista da economia não assusta o segmento de franquias.

A previsão é de que ele continue em expansão ou, no mínimo, repita os resultados expressivos de 2015, que ultrapassaram a casa dos R$ 60 bilhões.

Modelo de gestão testado e estruturado, marca reconhecida, menor taxa de mortalidade e maior previsibilidade de ganhos são alguns motivos que têm impulsionado o franchising brasileiro apesar da crise econômica.

Para quem está sonhando com a possibilidade de abrir o próprio negócio em 2016, os especialistas do Franquiaz selecionaram os segmentos mais promissores:

 

Franquias de Alimentação Saudável

 

O setor de alimentação é um dos segmentos de franquia que mais cresce no Brasil.

No estudo realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), em 2014, o segmento conquistou 57% dos pontos de venda.

Aos interessados, há mais de 150 opções de franquias de alimentação, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Aquelas que têm os pratos leves e balanceados no cardápio, entretanto, levam vantagem na preferência do consumidor.

A preocupação com o bem-estar físico e mental é tendência no mundo. Segundo pesquisa Global realizada pela Nielsen sobre saúde e bem-estar, 75% das pessoas acreditam que “são o que comem”.

Destaque nesse segmento, a rede gaúcha Substância tem 30 anos no mercado.

Com 25 unidades franqueadas só nos últimos dois anos, o plano da empresa é chegar a 40 unidades em 2016.

Entre os diferenciais da marca estão um cardápio com mais cem opções saudáveis e programas de reeducação alimentar.  O investimento em uma franquia da Substância parte de R$ 91 mil e pode chegar a R$ 250 mil.

 

Franquias de Educação e Ensino

 

No segmento de educação, as franquias de cursos profissionalizantes estão em alta.

Elas atendem uma demanda cada vez maior no mercado de trabalho: pessoas que querem ter um bom emprego, mas não têm – ou não querem investir – muito tempo e dinheiro em uma graduação.

O Cenaic é exemplo de sucesso nesse segmento.

Há 12 anos no mercado, a empresa possui mais de 50 unidades licenciadas no Brasil e oferece cursos profissionalizantes nas áreas de desenvolvimento pessoal, tecnologia, idiomas, entre outros.

O investimento inicial em uma franquia do CENAIC começa em R$ 120 mil, com rendimento mensal bruto de R$ 49,5 mil.

Para os investidores que têm interesse em educação, há mais de 20 franquias em expansão.

 

Franquias na Área de Saúde

 

A área médica é outro segmento promissor que soube pensar com empreendedorismo a carência do consumidor brasileiro quando o assunto é saúde.

A precariedade e alta demanda do Sistema Único de Saúde (76% da população não tem convênio médico), a insatisfação com os planos de saúde e os altos preços das consultas particulares abriram caminho para uma opção intermediária: clínicas médicas particulares a preços mais acessíveis.

A Franquia Acesso Saúde – Rede de Clínicas Médicas Populares destaca-se no segmento com 11 unidades no Brasil.

Entre as vantagens desse tipo de negócio estão baixos custos operacionais, grande índice de retorno de investimento (recebe-se cerca de 30% mais que os valores pagos pelos planos de saúde), grande fluxo de atendimento. O investimento no negócio vai de R$ 175 mil a R$ 500 mil. O capital de gira fica entre R$ 50 mil e R$ 100 mil num prazo de 18 a 24 meses.

 

Franquias de Bem-estar

 

Os R$ 136 bilhões faturados pelo segmento de bem-estar em 2014 inspiraram muitos investidores a apostarem neste setor.

Além dos resultados, no último ano 80 novas empresas franqueadas entraram no mercado brasileiro. Academias, produtos e tratamentos de beleza só perdem para o setor de alimentação no ranking de franquias mais buscadas.

O setor promete.

Nos últimos cinco anos, o número de matrículas nas academias cresceu 60% e, mesmo assim, não chega a 10% da população brasileira.

Exemplo nesse segmento é o studio de treinamento funcional e pilates Action 360.

Com apenas três alunos para cada professor, a empresa atende o público que procura treinamento personalizado.

A projeção de faturamento bruto anual no primeiro ano é de R$ 341 mil. Esse valor pode chegar a R$ 793 mil no quinto ano.

Já no segmento de estética, o grande destaque é a franquia Não Mais Pelo.

A rede espanhola de depilação atua em todo o Brasil com mais de 300 unidades.

O que chama a atenção no modelo de negócio da franquia Não Mais Pelo é a simplicidade de operação: o franqueado Não Mais Pelo oferece apenas um serviço: a fotodepilação.

Além disso a lucratividade da franquia Não Mais Pelo está entre as mais altas do mercado: fica na casa dos 30% sobre o faturamento.

E para começar o seu negócio o franqueado da marca só precisa investir R$ 125 mil, já incluindo a taxa de franquia.

 

Destaca-se também nessa área a marca Onodera, pioneira na implantação de tratamento estético de ponta.

A empresa, há 30 anos no mercado, conquistou a confiança de um público exigente e de alto poder aquisitivo.

O investimento inicial em uma unidade vai de R$ 600 mil a R$ 700 mil.

O prazo para retorno (de 15% a 20% de margem líquida) leva de 18 a 36 meses.

 

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