Melhores Franquias para 2017

Clique e veja o guia da melhores franquias para 2018!

Pensando em abrir uma franquia em 2017? Quais seriam as melhores franquias para 2017?

Antes de falar das tendências e quais são melhores franquias para o ano, é importante lembrar que franquias são negócios como outros quaisquer.

Sim, pode ser estranho fazer essa afirmação mas tenho a impressão que às vezes as pessoas se esquecem disso.

Digo isso pois com frequência ouço perguntas do tipo:

Diego, se eu abrir uma franquia, é chance de sucesso garantido?

A resposta curta e grossa é não.

Apesar de oferecer menos riscos e uma série de vantagens para quem pensa empreender com franquias em 2017, o modelo está sujeito às mesmas leis de mercado, como por exemplo, o tamanho da demanda por seus produtos e serviços.

E como todos nós sabemos, a economia brasileira não anda lá essas coisas, não é mesmo?

Entretanto, quando falamos em franquias, pensamos no longo prazo e portanto, as tendências, principalmente aquelas relacionadas ao comportamento dos consumidores

São importantes indicadores quando se pensa em empreender, seja com franquias ou não.

Por isso, preparei esse artigo para ajudá-lo a escolher as melhores franquias em 2017 do mercado!

Como encontrar as melhores franquias para 2017

Para responder quais são as melhores franquias para 2017, eu preparei esse artigo com duas coisas em mente:

  1. Quais as tendências do comportamento dos consumidores?
  2. Quais são as franquias que, diante das perspectivas da economia brasileira, tem boas chances de sucesso?

Gosto de explicar minha linha de raciocínio pois existem diferentes formas de abordar essa questão e meu objetivo com esse artigo é agregar valor real para quem está considerando seriamente abrir uma franquia.

Melhores franquias para 2017

Digo isso pois a ultima vez que li um artigo desses, onde se discutia a tendências para o segmento de franquias, o autor, um reconhecido especialista no segmento de franquias, dizia que uma franquia da tendência é uma franquia de pizzaria delivery.

Nada contra a franquias de pizza delivery.

Aliás existem ótimos negócios  no segmento e seguramente as pessoas continuarão a comer pizza agora e no futuro entretanto, vamos ser sinceros:

Falar que uma franquia de delivery de pizza é uma tendência, é um pouco de exagero, não é mesmo?

Melhores franquias para 2017: Tendências globais dos consumidores

Para identificar as tendências globais que irão nos ajudar, na busca na busca das melhores franquias para 2017.

Baseei minha análise em um estudo realizado pela Euromonitor, que mostra quais são as principais tendências globais dos consumidores.

A pesquisa do Euromonitor é realizada em 20 países, inclusive o Brasil. A publicação é bastante séria: mais de 20 mil pessoas são pesquisadas.

Portanto, mãos a obra! Vamos a caça dos bons negócios:

Tendência nº 1: Comida “verde”

Uma das maiores tendências quando falamos do segmento de alimentos, sem dúvida é a tendência para franquia de alimentação saudável e natural.

Cada vez mais, as pessoas se conscientizam com a qualidade e a procedência daquilo que ela ingerem.

Sem contar os problemas de saúde que nossos péssimos hábitos alimentares vem causando à população.

Quer saber o que os consumidores pensam?

No gráfico abaixo, você pode observar que o atributos mais preocupam os consumidores quando o assunto é comida, é saber se a comida é natural, tem pouco açúcar e não tem ingredientes artificiais.
franquia-pesquisa-euromonitor

Fonte: Euromonitor International

Observando essa clara tendência, as franquias de alimentos naturais e saudáveis, são uma boa alternativa de investimento.

Outros pontos citados na pesquisa de tendências do Euromonitor é que cada vez mais consumidores valorizam alimentos produzidos localmente  e que não só se preocupa com o produto em si mas, também, com a minimização da utilização de embalagens, reduzindo o desperdício de recursos.

Opção de franquia no segmento de alimentos naturais e saudáveis: Franquia Terra Madre

Uma das opções de franquia de alimentos naturais é a franquia Terra Madre Orgânicos e Saudáveis.

A franquia Terra Madre casa muito bem com todas as tendências acima:

Além de oferecer os produtos naturais, ela estrutura sua logística de forma a desenvolver fornecedores locais, trazendo uma feira de produtos orgânicos duas vezes por semana na loja.

franquia-terra-madre

Além disso, acredito que a Terra Madre acerta em cheio ao vender seus grãos a granel, minimizando assim a utilização de embalagens e agradando os clientes que buscam uma alimentação saudável.

Tendência nº 2: Comprando Tempo

Cada vez mais as pessoas percebem o valor de possuir tempo disponível.

Além de quererem limitar o tempo em que passam trabalhando, nas horas vagas a tendência é pagar por serviços e produtos que liberem o valioso tempo.

Todos querem se dedicar a atividades que realmente as interessam.

Ou seja, no que depender da demanda, franquias que cobram não só por seus produtos e serviços mas também por economizar o tempo de seus clientes tem boas chances de serem franquias de sucesso.

franquia-falta-de-tempo

Opções de franquia que economizam tempo de seus clientes: Franquia Substância

Um modelo de franquia que está alinhado com essa tendência é a Substância Gastronomia Light.

A Substância foca na venda de refeições saudáveis equilibradas através de delivery.

O cliente da franquia Substância pode montar o cardápio da semana e comprar tanto na loja física, pelo telefone ou pelo e-commerce – direto das lojas de seus franqueados.

Do prato principal, passando pelo suco e até a sobremesa basta o cliente colocar a comida no microondas e está pronta uma refeição completa.

Aliás, a franquia Substância está alinhada com duas tendências  do segmento de alimentação: além de economizar tempo dos seus clientes, preza por refeições equilibradas e saudáveis, inclusive é recomendada por diversos nutricionistas para garantir a praticidade sem perder o equilíbrio da alimentação.

Tendência nº 3: Desafiando a idade

Com o aumento da participação do número de idosos na população o mercado de serviços e produtos vem ganhando peso na economia mundial.

Os novos idosos entretanto, não estão satisfeitos em descansar.

Cada vez mais eles buscam opções para ficarem ativos tanto mentalmente quanto fisicamente.

A expectativa de vida também aumentou portanto, mais tempo para aproveitar a vida, não é mesmo?

franquia-terceira-idade

Opção de franquia com foco no cliente idoso: Franquia Supera

Uma das franquias que estão preparadas para atender a melhor idade e voltada para  manter a bem estar mental, particularmente dos idosos, é a franquia Supera. Seu serviço: ginástica para o cérebro.

Outro ponto que torna a franquia Supera atrativa é que ela é uma microfranquia ou seja, trata-se de uma franquia que necessita pouco investimento para iniciar.

Melhores franquias para 2017: o que funciona em nossa economia do jeito que está?

Exploramos as principais tendências do consumidor entretanto, este artigo não ficaria completo se não avaliarmos também oportunidade dentro do cenário atual do Brasil e sua economia.

Não é novidade para ninguém que nos últimos dois anos, a crise econômica brasileira tem afetado drasticamente o consumo. Boa parte disso, devido devido a elevação da taxa de desemprego que está na casa dos 12%.

Nesse cenário de crise, existem negócios que podem ser beneficiados?

A resposta é sim.

Prova disso é o crescimento dos mercados de atacado. A rede de supermercados Assaí por exemplo, cresceu 25,5% em 2015 – segundo dados revelados pelo presidente da rede.

Você já percebeu, certo? A ordem do dia é economizar e o crescimento dos mercados de atacado o “atacarejo” (mistura de atacado com varejo) mostra exatamente isso.

Opção de franquia que respeita o bolso do brasileiro: Franquia Mil e Uma Sapatilhas e Franquia Vestcasa

Melhores Franquias para 2017 - Sapatilhas

Duas franquias que oferecem produtos a preços acessíveis sem descuidar da qualidade dos produtos são as franquias Mil e Uma Sapatilhas e a franquia Vestcasa.

A franquia de sapatos Mil e Uma Sapatilhas, por exemplo, trabalha justamente com o atacarejo.

Explico: o franqueado Mil e Uma Sapatilhas atende dois públicos distintos em sua loja: a revendedora, que compra no atacado para vender para suas clientes, e a mulher que quer comprar sapatilhas a custo baixo para seu uso.

Apesar de nova, a franquia Mil e Uma Sapatilhas abriu diversas unidades em 2016, mesmo em um ano de crise.

Já a franquia Vestcasa, atua no segmento de cama mesa e banho e conta com mais de 100 lojas no estado de São Paulo, entre elas lojas próprias e lojas de franqueadas. Seu lema é promoção todo dia.

A franquia Vestcasa tem investido forte em mídia televisiva, aproveitando o momento atual, onde as pessoas estão sensíveis ao preço. Esse tipo de ação  vem beneficiando boa parte dos franqueados da rede, que conseguem atingir excelentes resultados mesmo em ano de crise.

Conclusão

O faturamento das franquias no Brasil cresceu nominalmente 7,9% no primeiro semestre de 2016 atingindo R$68,9 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira do Franchising.

Se você também pensa em fazer parte do franchising entretanto, não acredite na sorte.

Faça suas pesquisas e para definir qual é a melhor franquia para abrir em 2017, uma das formas de encontrá-la é basear-se nas tendências de mercado e acompanhar de perto os rumos de nossa economia.

Apesar disso não se esqueça, a busca da melhor franquia deve estar alinhado com suas preferências e afinidades pessoais portanto, se você ainda não leu, recomendo fortemente que você leia esse artigo aqui para saber como encontrar a franquia ideal para seu perfil.

Minha sugestão é: se você quer abrir uma franquia, 2017 será um excelente ano para começar. Nossa economia estará iniciando a recuperação e quem começar agora ainda poderá encontrar boas oportunidades: dos valores de aluguel do ponto comercial até a oferta de mão de obra.

Quem fizer fizer certo em 2017, colherá as recompensas em 2018 e em diante.

Clique e veja o guia da melhores franquias para 2018!

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se e receba regularmente nossa newsletter com conteúdos relevantes sobre gestão e negócios.

Comentários

0 0 votes
Avaliação
Inscrever
Notificar

4 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Cristina maria de azevedo
08/09/2017 09:30

Oi tudo bem sou a Cristina e tenho um valor de 15,000 mil para investir,mais não sei ainda no que,poderia me dar umas dicas ??

Cristina maria de azevedo
28/09/2018 15:18

Oi tudo bem sou a Cristina e tenho um valor de 15,000 mil para investir,mais não sei ainda no que,poderia me dar umas dicas ??

Marketing
Reply to  Cristina maria de azevedo
28/09/2018 15:18

Olá Cristina,
Nós temos uma franquia em que você trabalha em casa e o investimento é a partir de R$15 mil.
Clique aqui para conhecer a franquia.

É interessante você entender também quais os custos que envolvem o investimento em uma franquia. Temos alguns artigos que podem lhe ajudar:
O que está incluso no investimento inicial de uma franquia?
Quais gastos terei após comprar uma franquia?

Boa sorte e qualquer dúvida entre em contato novamente!

Últimos conteúdos

Marketing para crescimento de redes

Nos dias de hoje, não é novidade alguma que marketing é uma estratégia absolutamente fundamental para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande – complexo ou simples, à manutenção constante da imagem e a criação de um relacionamento saudável com a sua audiência.